PROJETO PRELIMINAR- ARM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FTAD Formação Técnica em Administração
Advertisements

Logística Internacional II Pedro Calisto Luppi Monteiro
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
UNIDADE 03 – REPENSANDO A LOGÍSTICA
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Turma(14)/Grupo(A) (1) Quem do grupo faz o quê? como? -----
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Turma 14 /Grupo G Quem do grupo faz o quê? como? Antônio, Leandro e Luiz: responsáveis por explicar a relação entre os.
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Turma 19 Grupo D
Administração de Recursos Materiais Unidade II - Estoques
UNIDADE 05 – ECR / Implementação de Reposição Eficiente.
Thaísa de Oliveira Turma – 19 horas Grupo – i Subdivisão - y
Projeto do Semestre, agosto, J Quem do grupo faz o quê? como? Escolha do tema e da organização: todos do grupo; Caracterização da organização: Ana.
“Gestão da Cadeia de Suprimento”
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Logística Empresarial
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL, TERCEIRIZAÇÃO E REDES DE SUBCONTRATAÇÃO
Administração de Sistemas de Informação
Logística e Gerenciamento da
Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
GRUPO 4 INTEGRANTES DO GRUPO 4 194y1Gustavo Lopes Calil 09/10074
Responsável: Nicholli Menezes
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Apresentação do Projeto Final
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB FACE – FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO.
Logística de Distribuição
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
O mecanismo de pedir Grupo - 19Y062.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA
Projeto do Semestre, agosto de H
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Dinâmica intraorganizacional
Grupo 19O Alexandre Leal Pedro Matheus Thais Castro Rodrigo Melo
Logística Industrial LOGÍSTICA EMPRESARIAL- 3.
Profª: Adriana Vettorazzo
Gestão De Estoque Na Cadeia De Logística Integrada
AQUISIÇÃO DOS RECURSOS PATRIMONIAIS PROFESSOR: FERNANDO HENRIQUE DIAS
Apresentação de ARM Páginas 38 à 53
ECR:Alternativa de aceleração do suprimento Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Subgrupo:
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques Grupo 19 W Luiza Miranda Marcus Vinícius Pamella Ayres Patrícia Ramos Subgrupo: Marcus e Luiza.
Estrutura da Cadeia Logística
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
Logística Empresarial UNIDADE 6
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora.
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Universidade de Brasília Logística Empresarial Grupo 19S SLIDES Júlio e Rafael.
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
Diogo Almeida Gabriela Mesquita Mariana Barrozo Suzane Gonçalves.
Conceitos Básicos de Estoques
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Transporte Smaxx Na Smaxx, os carros são produzidos na fábrica da Chevrolet em São Paulo. O Período médio de transporte é de 2 a 3 semanas após o pedido.
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
MODELOS DE REDES E CADEIAS REVERSAS
Condomínio Industrial
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Logística e Gerenciamento da
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
Prof. Paulo Barreto  É a atividade da empresa que consiste em:  armazenar matérias primas e insumos diversos,  abastecer as linhas.
CONDOMÍNIO INDUSTRIAL TURMA DO 8º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
COMPRAS 0122.
Transcrição da apresentação:

PROJETO PRELIMINAR- ARM Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Administração de Recursos Materiais - ARM FIAT PROJETO PRELIMINAR- ARM Turma – 19 horas Grupo – I Fernando Alves de Castro Maiko Parente Watanabe Tida Thaísa de Oliveira

Apresentação Preliminar NOME DA EMPRESA: FIAT RAMO DE NEGÓCIO: AUTOMOBILÍSTICO TEMAS LOGÍSTICOS ESTUDADOS: Logística questões básicas e sua evolução na organização; Fluxo do processo logístico da organização estudada; Suprimento e interação com Fornecedores; Tecnologias facilitadoras da Integração; Distribuição; Estoque; Supply Chain.

A EMPRESA ESCOLHIDA O centro de suas atividades industriais está na Itália, porém atua através de subsidiárias em 61 países, com 1063 unidades que empregam 223.000 pessoas, 111 mil das quais fora da Itália. A montadora de automóveis no Brasil foi construída em Betim – MG, em 1974, sendo a maior unidade industrial da empresa no mundo. Em 2000 também foram construídos outra montadora de veículos comerciais leves, caminhões e motores em Sete Lagoas – MG (IVECO) e uma fábrica de motores (Fire) em Betim. Atualmente a FIAT possui uma rede de 570 concessionárias autorizadas para a venda de automóveis e comerciais leves espalhadas por todos os Estados do Brasil e que nas regiões mais concentradas do país são coordenadas por oito regionais administrativas. Os pedidos são feitos por computador pelas concessionárias através de um sistema de telecomunicações terrestre (Frame Relay) oferecido pela Embratel, a montadora recebe as informações e programa sua linha de montagem.

A LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS As atividades logísticas de distribuição de autopeças para reposição nas concessionárias FIAT, de importação e exportação, são terceirizadas para a TNT Logistics (empresa de transportes logísticos) e realizadas dentro do complexo USIFAST-GRAMBEL, considerado como uma EADI (Estação Aduaneira do Interior), presente nos municípios de Betim e Contagem - MG. A TNT Logistics, de origem holandesa, é líder no setor automotivo e uma das líderes na área eletroeletrônica. Possui instalação no Brasil desde 1997 e desde então já faturou R$ 30 milhões.

A LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS Como administradora da logística da Fiat, a empresa TNT conseguiu: Reduzir de quatro para uma hora o preenchimento de um pedido até a chegada de uma peça solicitada na linha de produção da montadora. Entre 1998 e 2002, o índice de parada da linha da Fiat por falta de peças caiu 60%. O desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo das embalagens, pesquisa de materiais alternativos e novas técnicas também permitiram otimizar o espaço das embalagens em 15%. 5

INTERAÇÃO COM FORNECEDORES Com relação às montadoras FIAT e seus fornecedores de autopeças, a atuação se dá no sistema Just-in-time e Just-in-place em cooperação com seus fornecedores de “primeira linha”. A comunicação entre a montadora e os demais fornecedores é feita instantaneamente e simultaneamente através de uma conexão dedicada via internet ou fax, chamada EDI-Envia. A rede da FIAT também é formada pelos fornecedores de autopeças tanto para a montadora quanto para os serviços de manutenção e reposição nas concessionárias. Uma rede com especificidades das peças e configuração dos pontos de uma rede e as relações entre eles distintas de acordo com os interesses de quem compra as peças, no caso as concessionárias e as montadoras. A FIAT terceirizou toda a sua produção, ficando apenas com a função de montar o veículo. 6

INTERAÇÃO COM FORNECEDORES A relação que a FIAT mantém com seus fornecedores é de Just-in-time e no momento em que são solicitados pela FIAT os fornecimentos são realizados em um intervalo de uma a duas horas no máximo para a linha de montagem. Os fornecedores possuem um plano pré-estabelecido pela FIAT com informações sobre o mínimo de peças suficientes que devem estar disponibilizadas na linha da produção para preparar as cargas a serem despachadas até a montadora. 7

Tecnologias facilitadoras da Integração Na coordenação os fornecedores no Brasil, a FIAT tem contratado um sistema de telecomunicações, oferecido pela Embratel, chamado EDI-ENVIA (Eletronic Data Interchange), que envia as informações instantaneamente e simultaneamente por internet ou fax através de um software específico com segurança. Os pedidos são feitos por computador pelas concessionárias através de um sistema de telecomunicações terrestre (Frame Relay), a montadora recebe as informações e programa sua linha de montagem. Sistema Frame-Relay Trata-se de um sistema de comutação de dados enviados digitalmente (frames), que são reagrupados ao chegarem no computador de destino (equipados com moden e um software específico). Há uma troca de pacotes com informações entre os pontos de conexão que trafegam dentro de um sistema de rede chamado Fast Net. 9

DISTRIBUIÇÃO A distribuição das peças, assim como a dos carros prontos, é coordenada pela política de estoques mínimos Just-in-time. 10