Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercício Estrutura de Seleção 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Programação em Java Prof. Maurício Braga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ALGORITMOS Professora: Fabíola Gonçalves.
Introdução à Programação Engenharia da Computação
Construção de Algoritmos 2
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Estruturas de Repetição
Processing – Elementos da Linguagem
Linguagem de Programação VI Tipos de Dados Compostos - structs
Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Exercícios de Revisão para Prova 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de.
Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercícios de Revisão Estrutura de Seleção 14/10/09 Bruno C. de.
2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital
Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Chamada a funções, variáveis e criação de funções Exercícios de Fixação 2º Semestre 2009.
Introdução à Programação Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2010 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.
Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Animações Exercício Animações 14/10/09 Bruno C. de Paula 2º Semestre 2009 > PUCPR >
Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Exercícios Fixação de Lógica 02 (Não precisam ser entregues!) 2º Semestre 2009 > PUCPR.
Rect rect(20,30,40,50); rectrect: Desenha um retângulo 4 parâmetros Nenhum retorno Efeito colateral: desenha um retângulo.
2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Introdução à Programação Exercício - Interação via Teclado - Estrutura de Repetição 2º Semestre 2010 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.
2º Semestre 2011 > PUCPR > Design Digital
Introdução à Programação Exercício F13 - Minigame - Interação - Imagens 1º Semestre 2010 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.
Laboratório de Informática Introdução ao JavaScript 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Web Services Passo a passo Consumo de serviço SOAP em Java 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Chamada a funções, variáveis e criação de funções Exercícios para a Prova 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.
Windows Forms 2º Semestre 2010 > PUCPR > TPU Bruno C. de Paula.
Campus Curitiba Departamento Acadêmico de Matemática Angela Olandoski Barboza UTFPR – Damat.
Introdução à Programação
15 Introdução à Manipulação de Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas são tabelas usadas para comunicar informações de forma clara, precisa e sucinta.
AUTOCAD – comandos básicos
LPG - I: Ponteiros e Vetores/Matrizes UDESC - SBS
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Estruturas de Dados II Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Comandos condicionais
Estruturas de Decisão Permitir testes para decidir acções alternativas: if if - else switch (?:) Operador Condicional MF.
Listas Encadeadas.
Classes e objetos Arrays e Sobrecarga
Estrutura de decisão e repetição em JAVA
Apontadores ou Ponteiros
O Portal do Estudante de Computação
AULA 4 Função Exponencial.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Geografia, 6º ano, Profº Rafael
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
IAED Tagus, 2009/2010 Introdução à Programação em C (I)
Algoritmos e Estruturas de Dados II
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
Salas de Matemática.
Universidade Federal de Alagoas – UFAL Centro de Tecnologia – CTEC
Principais operações em Listas TPA Listas Simples Inserção no Final 1.void insereNofinalDaLista(Lista *l, Elemento e){ 2.Lista paux,p; 3. p.
Introdução à Programação para WEB
Entendendo as definições de classe
Conceitos de Lógica Digital
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Financeiro – Despesas Fixas e Variáveis
Financeiro – Despesas Fixas e Variáveis
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Aula 6 - Estruturas de Controle
Linguagem e Ambiente Scratch
APRENDER A APRENDER deve ser nossa meta. Comandos de Controle de Programa Comandos de Seleção Prof. Me. Jeime Nunes.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Listas Simplesmente Encadeadas
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Diagrama Polar 请看下页.
Introdução à Linguagem C
O que é a programação? Eu encadear palavras mágicas para fazer fótons e elétrons dança, e ainda tem a audácia de reclamar sobre o meu trabalho. Phil Darnowsky.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercício Estrutura de Seleção 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula

Exercício 1 2 Cada um dos fragmentos de código a seguir apresenta uma estrutura de seleção; Identifique: Quais são as condições sendo testadas; Qual é o bloco principal; Qual é o bloco alternativo (se houver); Qual dos dois (principal, alternativo ou nenhum) blocos é executado.

Exercício 1, letra a 3 int nota = 5; if(nota<7) println("Você está com nota baixa!"); Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

Exercício 1, letra a Resposta 4 int nota = 5; if(nota<7) println("Você está com nota baixa!"); Condição: nota menor que 7 Bloco principal: println("Você está com nota baixa!"); Bloco alternativo: não há; Bloco executado: principal.

Exercício 1, letra b 5 int idade = 5; if(idade>=18) println("Você pode dirigir!"); Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

Exercício 1, letra c 6 boolean sol = true; boolean chuva = false; if(sol && chuva) println("Casamento de viúva"); Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

Exercício 1, letra d 7 float salario = 1000; float desconto = 0.3; salario = salario - salario * desconto; if(salario<=1000) println("Estagiário"); else println("Chefe"); Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

Exercício 1, letra e 8 float salario = 1600; float desconto = 0.3; salario = salario - salario * desconto; if(salario<=1000) println("Estagiário"); else println("Chefe"); Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

Exercício 1, letra f 9 float nota = 7; if(nota>=7) { println("Aprovado"); } else { println("Reprovado"); } Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

Exercício 1, letra g 10 float nota = 6.9; if(nota>=7) { println("Aprovado"); } else { println("Reprovado"); } Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

Exercício 1, letra h 11 float nota = 7.1; if(nota>=7) { println("Aprovado"); } else { println("Reprovado"); } Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

Exercício 2 12 O código a seguir exibe um objeto diferente conforme o valor inicial das variáveis a, b e c e d; Indique qual é o objeto gerado a partir dos valores iniciais das variáveis;

Exercício 2, letra a 13 int a=0, b=0, c=0, d=0; background(255); if(a==1) { fill(255,0,0); // Vermelho d = d + 1; } else { fill(0,255,0); // Verde } if(b==1) { ellipse(50,50,30,30); } else { rect(10,10,80,80); d = d + 1; } if(c==0) { line(0,0,100,100); d = d + 1; } else { line(100,0,0,100); } if(d>2) { fill(0,0,255); ellipse(50,50,10,10); }

Exercício 2, letra a, Resposta 14 int a=0, b=0, c=0, d=0; background(255); if(a==1) { fill(255,0,0); // Vermelho d = d + 1; } else { fill(0,255,0); // Verde } if(b==1) { ellipse(50,50,30,30); } else { rect(10,10,80,80); d = d + 1; } if(c==0) { line(0,0,100,100); d = d + 1; } else { line(100,0,0,100); } if(d>2) { fill(0,0,255); ellipse(50,50,10,10); }

Exercício 2, letra b 15 int a=1, b=0, c=0, d=0; background(255); if(a==1) { fill(255,0,0); // Vermelho d = d + 1; } else { fill(0,255,0); // Verde } if(b==1) { ellipse(50,50,30,30); } else { rect(10,10,80,80); d = d + 1; } if(c==0) { line(0,0,100,100); d = d + 1; } else { line(100,0,0,100); } if(d>2) { fill(0,0,255); ellipse(50,50,10,10); }

Exercício 2, letra c 16 int a=1, b=1, c=1, d=0; background(255); if(a==1) { fill(255,0,0); // Vermelho d = d + 1; } else { fill(0,255,0); // Verde } if(b==1) { ellipse(50,50,30,30); } else { rect(10,10,80,80); d = d + 1; } if(c==0) { line(0,0,100,100); d = d + 1; } else { line(100,0,0,100); } if(d>2) { fill(0,0,255); ellipse(50,50,10,10); }

Exercício 2, letra d 17 int a=0, b=2, c=3, d=4; background(255); if(a==1) { fill(255,0,0); // Vermelho d = d + 1; } else { fill(0,255,0); // Verde } if(b==1) { ellipse(50,50,30,30); } else { rect(10,10,80,80); d = d + 1; } if(c==0) { line(0,0,100,100); d = d + 1; } else { line(100,0,0,100); } if(d>2) { fill(0,0,255); ellipse(50,50,10,10); }

Exercício 3 18 Neste exercício você vai desenvolver diversas animações e controlar o fluxo destas animações usando estrutura de seleção; Para isso, você vai usar o comando if e vai criar variáveis para controlar a animação.

Exercício 3, letra a 19 A elipse vai da posição inicial da tela até o centro.

Exercício 3, letra a, Resposta 20 float px; void setup() { size(300,300); px = 0; } void draw() { background(0); ellipse(px, height/2, 10, 10); if(px<=150) { px = px + 5; }

Exercício 3 21 B) A elipse faz um movimento na forma de um quadrado (frente, baixo, trás, cima) e pára no início; C) A elipse faz um movimento na forma de um quadrado (frente, baixo, trás, cima) e repete o movimento.

Exercício 4 22 Crie uma função que desenhe um sinaleiro; Esta função pode receber como parâmetro: 0 – Exibe o sinal de PARE (vermelho, superior); 1 – Exibe o sinal de Atenção (laranja, meio); 2 – Exibe o sinal de Passe (verde, abaixo);

Exercício 5 23 Faça um programa que utilize a função criada no exercício 4; Neste programa, um sinaleiro deve alternar suas cores conforme a passagem do tempo.

Exercício 6 24 Crie uma função que desenhe uma ponte suspensa; Esta função pode receber como parâmetro qual é a angulação da ponte; Dependendo da angulação, a ponte é desenhada levantada ou abaixada.

Exercício 7 25 Crie uma animação de um automóvel; Este automóvel deve percorrer um conjunto de ruas, voltar ao local inicial e refazer seu trajeto;

Exercício 8 26 Faça um programa que integre os exercícios de 4 até 7; Neste programa, um automóvel deve realizar um percurso, passando por uma ponte suspensa, e parando em um sinaleiro.