Introdução à Programação Apresentação da Disciplina Bruno C. de Paula Introdução à Programação Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2011 > PUCPR > Design Digital
25/03/2017 Resumo da disciplina Vamos aprender a desenvolver e/ou entender o processo de desenvolvimento de algoritmos e programas voltados para a criação de protótipos que permitam a interação através diferentes plataformas digitais: PC, Web, laptops, celulares, câmeras, etc. Resumo de: Desenvolver de algoritmos e programas com aplicação da definição de tipos de dados e comandos de uma linguagem formal. Será abordada uma metodologia de desenvolvimento de algoritmos focada na descrição de processos de forma estruturada e com estudo de características como modularidade e abstração. Introdução aos arquivos de dados.
O que é um algoritmo? 25/03/2017 Seqüência de passos que visam a atingir um objetivo bem definido; “Receita de bolo”; Como você faria para trocar uma lâmpada queimada?
Quem sou eu? 25/03/2017 Bruno Campagnolo de Paula (brunodepaula@gmail.com / http://www.brunocampagnolo.com) @bcp
Por que estou aqui? Desenvolvo ininterruptamente para Web desde 1998; 25/03/2017 Desenvolvo ininterruptamente para Web desde 1998; Aulas na PUCPR desde 2003; Trabalhei na Continuum Entertainment, empresa pioneira da área de jogos no Paraná no jogo Inferno.
Formação tradicional 25/03/2017 Engenheiro de Computação (PUCPR), Especialista em Jogos de Computador (Positivo), Mestre em Informática Aplicada (PUCPR); Desde 2006, Pesquisador do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) na área de Inteligência Artificial.
Web e Plataformas Sociais 25/03/2017 Desenvolvimento para Web e Plataformas Sociais Inteligência Artificial Jogos e Simulações Meus Interesses
25/03/2017 Quem são vocês?
Contrato Pedagógico Guarde as informações a seguir; 25/03/2017 Guarde as informações a seguir; Aqui temos as regras, temas e formato da nossa disciplina; Qualquer mudança deverá ser indicada de maneira clara na página da disciplina;
25/03/2017 tecnologias
25/03/2017 Tecnologia é o que MENOS importa nesta disciplina!!!!! O importante é o conceito e não a ferramenta! (mas conhecer algumas ferramentas ajuda a entender melhor o conceito...)
Programação Multimídia Lógica de Programação 25/03/2017 Programação Multimídia Tecnologias de Programação temas Prototipação de Jogos Animação Procedural
Formato da disciplina Maioria das aulas no laboratório (práticas); 25/03/2017 Maioria das aulas no laboratório (práticas); Disciplina anual; 4 avaliações; 2 horas aula por semana; Divisão em 2 turmas (exceto na 1ª semana); Aulas na Quarta (dois últimos horários); OU Aulas na Quinta (dois últimos horários);
Cronograma (1º Semestre) 25/03/2017 1º Bimestre: É o mais chato! Introdução à programação; Revisão de conceitos de matemática; Desenho procedural; Programação gráfica 2D: Linhas, curvas, formas, cor, imagens, etc. 2º Bimestre: As coisas começam a esquentar; Movimento, animação;
Cronograma (2º Semestre) 25/03/2017 3º Bimestre: Interação, jogos mouse, teclado Programação gráfica 3D; Som; Interações alternativas: Câmera, microfone. Vídeo e Captura de Vídeo: Vídeo Tracking, realidade aumentada, etc. Física; 4º Bimestre: Projeto; Temas que faltaram; Desenvolvimento para celular.
5) Trabalho atrasado Desconto semanal Regras do Jogo 6) Cópias não 25/03/2017 Regras do Jogo 6) Cópias não são toleradas; 1) Material disponível no Eureka / Site; 7) Criatividade é valorizada; 2) Maioria das aulas são práticas, mas com introdução teórica; 8) Notas: trabalhos, prova, projetos; 3) 15 min é o máximo de atraso; 9) Maioria dos Trabalhos individuais; 4) Teste de Autoria em alguns exercícios; 10) Objetivos: aprender, questionar, divertir-se. 5) Trabalho atrasado Desconto semanal
Avaliação Proposta (pode mudar!) 25/03/2017 Avaliação Proposta (pode mudar!) Trabalhos Pesos Bimestre Exercícios práticos propostos em Laboratório 50% 1 Prova Conceitual 1 Exercícios práticos propostos em Laboratório 60% 2 Prova Conceitual 2 40%
Avaliação Proposta (pode mudar!) 25/03/2017 Avaliação Proposta (pode mudar!) Trabalhos Pesos Bimestre Exercícios práticos propostos em Laboratório e Projeto 70% 3 Prova Conceitual 3 30% Exercícios práticos propostos em Laboratório e Projeto 80% 4 Prova Conceitual 4 20%
Principais Ferramentas que utilizaremos 25/03/2017 25/03/2017 Processing: http://www.processing.org Linguagem de programação e ambiente aberto destinado à programação de imagens, animação e interações. Usado para prototipação rápida de ideias. Mobile Processing e Android Processing: http://wiki.processing.org/w/Android http://mobile.processing.org Versão do Processing para dispositivos móveis (celular).
Ferramentas complementares usadas em algumas aulas 25/03/2017 Construct: http://www.scirra.com/construct/ Criador de jogos para Windows, voltado para jogos 2D; Precisa conhecer muito pouco de programação para ter um bom resultado; Exemplos de jogo desenvolvido com o Construct: Talbot’s Odyssey; Equipe sem programadores!
Ferramentas complementares usadas em algumas aulas 25/03/2017 Scratch: http://scratch.mit.edu/ Ferramenta de programação voltada para jovens; Interface simples e baseada em “arrastar e soltar”;
Ferramentas complementares usadas em algumas aulas 25/03/2017 Unity http://unity3d.com/ Flash.
O Processing!
Bibliografia Página da disciplina; Web Sites: 25/03/2017 Página da disciplina; Web Sites: http://www.processing.org http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~merkle/processing/reference/ptBR/index.html Livros;
Página da disciplina http://www.brunocampagnolo.com/2011ip 25/03/2017 http://www.brunocampagnolo.com/2011ip (a partir de sexta!) Sempre atualizada; Também uso o Eureka para entregas.
Bibliografia 25/03/2017 Lógica de Programação: A construção de algoritmos e estruturas de dados André Luz Villar Forbellone e Henri Frederico Eberpächer Biblioteca.
Bibliografia 25/03/2017 Processing: A Programming Handbook for Visual Designers and Artists Casey Reas and Ben Fry Partes do livro: http://www.processing.org/img/learning/Processing-Sample-070607.pdf
Bibliografia 25/03/2017 Processing: Creative Coding and Computational Art (Foundation) Ira Greenberg Site do livro: http://www.friendsofed.com/book.html?isbn=159059617X