FALANDO DAS “ONDAS” ECONÔMICAS....

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta.
Advertisements

O Imperialismo e o colonialismo
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Tecnologia da Informação e a Sociedade
Orientação Educacional
O processo Grupal UNIFRA.
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
“O tempo externo nos rouba o tempo interno”. Albert Einstein
Colégio Santa Catarina Empreendedorismo Prof° Carlos
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Aprender ao Longo da Vida
O Cenário Virtual.
- Não é ninguém, é o padeiro!
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
A COMUNIDADE FAMILIAR O que podemos fazer, concretamente, para que nossa família natural seja uma verdadeira comunidade de amor?
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Fatores de produção Por Carolina.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
MUNDO DO TRABALHO.
A primeira Revolução Industrial
Sagrada Familia.
Trabalhando com Grupos
Karl Marx e a História da Exploração
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Layout Ana Maura Carla Alexandra Josiene Matos Jonathas Trindade
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
. ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR CONSIDERANDO A PRÁTICA
Mobilizando seus colegas de trabalho
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
A ECONOMIA URBANA.
Sociologia Introdução
TIPOS DE SOCIEDADES - CONTINUAÇÃO
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Como chegamos até a realidade que temos hoje?
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
FAMÍLIA. FAMILIA A família é um veículo de transmissão de valores, como justiça, solidariedade, educação, saúde, respeito e responsabilidade. Podemos.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE
NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE
Desenvolvimento Territorial com terra e políticas públicas diferenciadas para garantir sucessão no campo. - SJTTR - CNJTTR - C O N T A G –
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Concepções de linguagem e ensino de português
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
“Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tuas força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão.
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
Psicologia da Educação
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Geografia Rede SESI de Educação.
Transcrição da apresentação:

FALANDO DAS “ONDAS” ECONÔMICAS...

Objetivo deste material - Estamos vivendo um tempo de rápidas transformações, em que vários conceitos estão sendo superados em diversos setores, entre eles, o mundo das Organizações; - Essas transformações são melhor explicadas quando são colocadas na perspectiva histórica, isto é, quando o tempo presente é percebido em suas continuidades e rupturas com momentos anteriores; - Em cada momento histórico, a Educação procurou “responder” às necessidades concretas das pessoas e grupos; - O estudo do Empreendedorismo, na perspectiva em que trabalharemos, passa a fazer sentido quando dominamos, pelo menos no plano teórico, o cenário em que nos movemos. Objetivo deste material Tomar contato com as informações que nos permitam compreender as transformações no espaço social, político e econômico que nos trouxeram às condições que vivemos hoje.

Da Sociedade Pré-Industrial à Sociedade Industrial Indicadores Sociedade Pré-Industrial Sociedade Industrial   Geração de Riqueza Terra; Mão de Obra. Capital; Máquina; Matéria-prima; Modelo de agrupamento humano Agrupamento por atividade econômica;  Família Patriarcal, numerosa. Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Educação da População Aprendizagem no traba-lho, voltada para o “fazer” imediato; Na Família, para as coi-sas temporais; Na Igreja, para as coisas da eternidade. Preocupada com as necessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada.

Da Sociedade Industrial à Sociedade Pós- Industrial Indicadores Sociedade Industrial Sociedade Pós-Industrial   Geração de Riqueza Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Informação capaz de gerar Conhecimento que gera novas Informações. Modelo de agrupamento humano Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Cidades superpovoadas, com sentimentos de isolamento. Novos modelos familiares (especialmente, novos papéis femininos). Educação da População Preocupada com as necessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Além de ler, escrever e contar: -         Aprender a ser; -         Aprender a conviver; -         Aprender a fazer; -         Aprender a aprender.