Centro de Ciências de Educação

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Transcrição da apresentação:

Centro de Ciências de Educação Curso de Graduação em Biblioteconomia Disciplina: Informatização em Unidades de Informação Professora: Dra. Eng. Ursula Blattmann Acadêmica: Rita de Cássia Barcellos Proposta de implantação de uma Unidade de Informação junto com o software WebMARC BiblioShop no Núcleo Arte Educação

IDES (desde 1773) O funcionamento da instituição desde 1773. Atende um público de crianças, adolescentes e familiares destituídos de condições econômicas e sociais. Possuem: NUI – Núcleo da Infância (Abrigo Lar São Vicente e o Centro de Educação Infantil Girassol) NUFT – Núcleo Formação e Trabalho NAE - Núcleo Arte Educação

Localização - NAE Rua Rui Barbosa, 811 Agronômica Ao lado da casa da Agronômica - “casa do governador”

NAE - Núcleo Arte Educação Atende crianças e adolescentes de 5 a 15 anos. (Público Alvo do Projeto) Atividades: Ações pedagógicas e afirmativas que valorizam a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento social, realiza atividades de dança, artes cênicas, artes plásticas , música e coro, esportes, capoeira, xadrez e informática. Profissionais de várias formações, coordenação, psicóloga e estagiários de odontologia, serviço social e psicologia. (Público)

Objetivo Geral   Implantar uma Unidade de Informação - Biblioteca no Núcleo Arte Educação / Promenor junto com o software WebMARC da empresa Biblioshop.

Objetivos Específico Determinar o espaço físico da Biblioteca. Levantar a situação e o número de livros para catalogar. Implantar a Biblioteca e definir o nome junto à comunidade do NAE. Descrever as características do software do Webmarc- BiblioShop. Propor o software WebMarc- Biblioshop-. Definir a política de utilização da biblioteca após implantação Facilitar o acesso ao acervo da biblioteca.

Software WebMARC - BiblioShop O WebMARC é um gerenciador de bases de dados textuais com interface web, projetado de acordo com o padrão ISO 2709, seguindo os princípios adotados pelo CDS/ISIS. É ideal para o desenvolvimento de bases para bibliotecas, centros de documentação, arquivos, museus e demais áreas cujo o objetivo seja armazenar e recuperar informações textuais.

Cronograma e Execução

Orçamento

Referências ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Informação pública: conceitos e espaços. In:VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org.). Atuação profissional na área de informação. São Paulo: Polis, 2004. p. 71-81. BiblioShop. Disponível em: http://www.biblioshop.com.br/. Acesso em: 10 abr. de 2010. CAFÉ, Lígia; SANTOS, Christophe; MACEDO, Flávia. Proposta de um método para escolha de software de automação de bibliotecas. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 70-79, maio/ago. 2001. Disponível em: < http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/198/175 - http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n2/6213.pdf>. Acesso em 20 de out. 2007. CORTE, Adelaide Ramos e, et al. Avaliação de software para bibliotecas e arquivos: uma visão do cenário nacional. 2. ed. São Paulo: Polis, 2002, 219 p. MANIFESTO IFLA/UNESCO. Bibliotecas escolares. Disponível em: <http://www.ced.ufsc.br/bibliote/acb/manifesto_o_be_html>. Acesso em: 14 de out 2009. ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.