PHL – Setor de Informação da Fundação CERTI

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Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Transcrição da apresentação:

PHL – Setor de Informação da Fundação CERTI Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Curso de Biblioteconomia PHL – Setor de Informação da Fundação CERTI Alunos: Alexandre Rodrigues Lima Silveira Anicleto Lima Cristiano Sardá da Conceição João Vitor Botelho Galvão Luana Cristina Nunes

Fundação CERTI- Fundação Centros de Referência em Tecnologia Inovadoras É Referência em âmbito Nacional e Internacional por seus projetos, serviços e empreendimentos de vanguarda. Missão Fornecer Soluções Tecnológicas Inovadoras de caráter estratégico para os clientes, utilizando o conhecimento universal e os resultados de pesquisas avançadas, próprias e de parceiros, em prol do progresso e bem estar da sociedade”.

Automação da Gestão do Acervo Problemas dificuldades para recuperar informação sobre acervo problemas relativos a controle de empréstimo descentralização da base de dados acervo não disponível para consulta online Solução instalação de um sistema para gerenciamento do acervo definição de políticas para gestão do acervo definição de procedimentos para catalogação do acervo disponibilização do acervo para consulta e atendimento web Cronograma 8 meses avaliação dos sistemas e implementação, definição de políticas, auditoria do acervo, avaliação, seleção e descarte, cadastramento do acervo no novo sistema, cadastramento dos usuários, disponibilização para consulta online, treinamento.

PHL O PHL - Personal Home Library, é um sistema especialmente desenvolvido para administração de coleções e serviços de bibliotecas e centros de informações. Foi concebido como uma alternativa moderna e eficiente às bibliotecas e usuários com poucos recursos (financeiro e de pessoal) e que pretendem organizar suas coleções, automatizar rotinas e serviços e/ou disponibilizar e compartilhar seus catálogos através da Web.

Além de todas as funcionalidades que o PHL oferece para melhorar o Setor de informação CERTI, foi feito um "benchmark“, estudo de casos em outras bibliotecas e instituições que estavam utilizando o PHL, e dentre elas as instituições que usa o PHL é o IBICT.

Setor de Informação O Setor de Informação preocupa-se com o desenvolvimento de Serviços de Informação alinhados com a Crença e Valores da Fundação CERTI. Atualmente a Biblioteca da Fundação CERTI conta com mais de 10.000 títulos registrados, dentre eles, Bibliografias, Normas técnicas, Registros Patrimoniais, CD´s e Acervo Bibliográfico do CELTA – Centro Empresarial para laboração de tecnologias avançadas. Consultoria Informacional Pesquisa e avaliação de recursos informação Mapeamento de fontes de informação estratégicas Apoio informacional para o desenvolvimento de projetos Apoio informacional sobre recursos de informação Soluções informacionais para comunidades de pesquisadores

Fatores para a escolha do PHL no Setor de Informação da CERTI Possibilidade de customização (personalização) do sistema Possibilidade de expansão ou inclusão de novos módulos sob demanda Possibilidade de customização (personalização) da interface Acesso via browser (Internet) Acesso via Intranet Compatibilidade com o sistemas operacionais Compatibilidade com o formato MARC - Mas permite a importação de registros MARC de outras bibliotecas. Compatibilidade com o formato UNISIT(Unesco) Padrão ISO 2709 - Para importação e exportação de registros Suporte Técnico Garantia de manutenção - Mediante contrato de prestação de serviços Freqüência de atualização do software – Semestral

Fatores para a escolha do PHL no Setor de Informação da CERTI Armazenamento e recuperação de documentos digitais em diversos formatos - PDF, DOC, JPG, GIF, etc. Níveis diferenciados de acesso ao sistema (senhas) - Para usuários e funcionários Acesso simultâneo de usuários - Quando estiver em ambiente WWW Acesso ilimitado de usuários - Quando estiver em ambiente WWW Refinamento de busca por operador booleano - AND, NOT, OR, ADJACENTE, TRUNCADO Visualização do resultado da pesquisa em forma de catálogo de acordo com a AACR2 

Fatores para a escolha do PHL no Setor de Informação da CERTI Controle de listas de sugestões listas de aquisição listas de reclamações listas de recebimento listas de periódicos Emissão de cartas de cobrança, reclamações e agradecimento de doações Rotina automática de envio de e-mails de cobrança, aviso de disponibilidade, etc. Possibilidade de importação de dados de catálogos cooperativos on-line Busca por perfil de usuário Interface de busca on-line por: palavra, por tipo de documento, por palavras do resumo, por classificação (CDU/DEWEY), por (Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq), por ISSN, por ISBN, por idioma, por Cutter, por data, por todos os campos.

Referência CÔRTE, Adelaide Ramos et al.. Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos: uma visão do cenário nacional. 2. ed. rev. a ampl. São Paulo: Polis, 2002 PERSONAL HOME LIBRARY. Ciência e tecnologia no tratamento e disseminação da informação. Disponível em: <http://www.elysio.com.br>. Acesso em: 28 jun. 2010