Entrada e Saída Introdução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Capitulo 6: Entrada e Saída
O Sistema de Computação
A Interface entre Processadores e Periféricos
Barramentos Introdução.
Técnicas para operações E/S
Arquitetura de Computadores
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
Unidade de Controle do 8086/8088
Unidades de Execução e de Controle Sistemas Digitais.
Processos no Unix e Linux
Sistemas Operacionais
Problemas com Entrada e Saída
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
SISTEMAS OPERACIONAIS (SO) Aula 2 – Revisão - Organização
Maria Aparecida Castro Livi
Introdução à Informática
Rganização de Computadores A Interface entre o Processador e os Periféricos Capítulo 8 – Patterson & Hennessy (seções 8.4 e 8.5) Organização de Computadores.
RS-232 César Conter Leite PUCRS – Faculdade de Informática
Professor: Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Professor Robson Campos
Arquitetura de Computadores
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Sistemas Operacionais I
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
PCI- Introdução à Computação
Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
Fábio de Oliveira Borges
Sistemas Operacionais I
Entrada e Saída (E/S ou I/O)
Agenda Entrada e Saída.
Infra-Estrutura de Software
Sistemas Operacionais
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Organização e Arquitetura de Computadores
Unidade Central De Processamento: Processador
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Sistemas Operacionais
Entrada e Saída (E/S).
Introdução à Informática
Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Protocolo MODBUS [ Slide de Abertura com a presença de outras logomarcas ] A segunda opção é a mais apropriada para a presença de mais de duas marcas.
Professor Esp. Diego André Sant’Ana Disciplina: Sistemas Operacionais II Sistemas de Arquivos- Tipo de arquivos – Cap
Registradores.
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Introdução à Computação Componentes Básicos dos Computadores
Memória.
Sistemas computacionais
Arquitetura geral de computadores
Arquitetura de Microcomputadores
Funcionamento interno do computador
Arquitetura de computadores
Introdução à Programação
Arquitetura de computadores
Introdução à Computação
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Diagrama em blocos: Hardware de Computadores
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Apresentação Objetivo: –Apresentação e revisão de conceitos básicos –Discussão da noção de algoritmo –Escopo da linguagem de programação –Exercício com.
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
 Todo processador é constituído de circuitos capazes de realizar algumas operações primitivas:  Somar e subtrair  Mover um dado de um local de armazenamento.
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Transcrição da apresentação:

Entrada e Saída Introdução

Introdução Constituem a interface de comunicação com o mundo exterior Conecta-se com o barramento ou com o comutador do sistema Controla um ou mais dispositivos Possui uma lógica dedicada a desempenhar a função de comunicação entre periférico e o barramento

Dispositivos externos (1/3) Dispositivos periféricos ligados ao sistema via módulo E/S Classificados em: Comunicação com o usuário Comunicação a máquina Comunicação com dispositivo remoto

Dispositivos externos (2/3) A unidade básica de troca de dados é o caractere A cada caractere é associado um código tipicamente de 7 ou 8 bits A codificação mais utilizada é a ASCII que possui 7 bits Permite representar 27 = 128 caracteres

Dispositivos externos (3/3) Uma tecla pressionada gera um sinal eletrônico, que é interpretado pelo transdutor do teclado em código ASCII O transdutor é usado para Converter dados codificados em outra forma de energia, na saída Converter energia em dados na entrada

Funções do modulo E/S Controle e temporização Comunicação com o Processador Comunicação com dispositivos Área de armazenamento temporário de dados Detecção de erros

Controle e Temporização Controla o fluxo de dados entre o ambiente externo e interno Ex - Uma determinada seqüência de execução representada pelas seguintes etapas: O processador consulta o estado do modulo E/S O modulo reponde informando o estado Se um dispositivo do modulo E/S estiver pronto para transmitir, a os dados são transferidos para processador

Comunicação com o processador Decodificar comandos Interpreta um sinal de controle e executa o mesmo Ex: READS para iniciar um ciclo de leitura da dados num setor do disco Informar estado Reponde a uma requisição do processador sobre o estado de um dispositivo Importante, pois dispositivos são lentos Ex: BUSY que representa que o modulo E/S esta ocupado

Comunicação com o processador Transferir dados A função obvia do módulo Reconhecer Endereços Cada dispositivo de entrada ou saída tem um endereço O modulo E/S tem que reconhecer um endereço distinto para cada dispositivo

Comunicação com os dispositivos Essa comunicação envolve comandos, informação de estado e dados Sinais de controle do módulo E/S Sinais de estado para o módulo E/S Sinais de dados (bits) de e para o módulo E/S Lógica de controle Área de armazenamento temporário Transdutor Dados de e para o Ambiente

Armazenamento temporário A taxa de transferência entre a memória e o processador é alta Porem a taxa de transferência dos periféricos e são da ordem de grandezas menores Essas taxas são variáveis Para melhorar a transferência parte dos dados é armazenada temporariamente no modulo E/S

Armazenamento temporário A transferência entre a memória e o modulo E/S é rápida Os dados são armazenados temporariamente no modulo E/S e depois transferido para os periféricos num taxa adequada No sentido oposto os dados também são armazenados temporariamente

Detecção de Erros Detectar e enviar informações de erro para o processador É utilizado um bit de paridade para verificação O 8 bit no código ASCII Possíveis erros incluem: Mau funcionamento mecânico ou elétrico falta de papel na impressora Alteração no padrão de bits transmitidos

Estrutura do modulo E/S Diagrama de blocos Dados Lógica de Interface com dispositivo externo Registradores de dados Estado Controle Registradores de estado/controle Lógica de Interface com dispositivo externo Dados Linhas de endereço Estado Lógica de E/S Controle Linhas de dados

E/S programada (1/5) Técnica para realização de operações E/S Os dados são transferidos entre o processador e módulo E/S Método de implementação simples Comum em sistemas de baixo desempenho Ex: Sistemas embarcados

E/S programada (2/5) Cada dispositivo possui dois registradores associados: status e buffer de dados Processador testa registrador de status periodicamente, em laço Continua até verificar se o dispositivo esta pronto para: receber (saída) ou disponibilizou um dado (entrada)

E/S programada (3/5) O processo de teste continuo de status é chamado Espera Ocupada Mantém o processador ocioso enquanto realiza operação de entrada ou saída Gera baixo desempenho Útil em aplicações dedicadas

E/S programada (4/5) Instruções IN e OUT permitem ler e escrever nos registradores. Instruções selecionam um dos dispositivos de E/S disponíveis. 1 caractere é lido ou escrito por vez no registrador de dados Processador precisa executar um seqüência de instruções para cada caractere lido ou escrito

E/S programada (5/5) Ex: terminal com um dispositivos de E/S Teclado (Entrada)

Tabela ASCII Ao bits de cada caractere são rotulados de b7 a b1 O bit b7 é o mais significativo (importante) e b1, o menos significativo Geralmente se utiliza um oitavo bit de paridade, o b8 Os caracteres são divididos em imprimíveis e de controle

Tabela ASCII

Tabela ASCII Os imprimíveis representam aqueles que posem ser exibidos na tela Números, letras, símbolos especiais Ex: 1001001 representa a letra I Os de controle servem para controlar a impressão ou exibição de caracteres Ex: 0000010 representa o comando STX que delimita o inicio de um Texto