Esta área disciplinar consiste na concretização de um projecto centrado em problemas de interesses dos alunos e relacionados com as suas áreas de estudo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Actividades 3ºPeríodo Trabalho realizado por: Ana Carolina
Advertisements

Visita da Unidade móvel do CAD
Actividades do 3º Período
Os Verdes João Artur Figueiredo
Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Actividades realizadas.
Oliveira Digital Pontos fortes do trabalho: * Escolha do nosso tema
Rebeldia/Rivalidades
Apresentação Final. Objectivos do Projecto O Blogue projectoespn.blogspot.com Vídeos Youtube. Resultados dos inquéritos do ensino básico. Entrevistas.
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO.
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
Sociologia.
Concepção Centrada no Utilizador 2ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA
Prevenção de Acidentes na Comunidade Escolar e Ambiente Doméstico
Biblioteca Municipal de Mealhada
Ciberdependência é uma doença
Problemas sociais em Olhão
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
Destruição & Preservação
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INTRODUÇÃO
Mobilização da Comunidade Escolar
Sol de Canelas José Joaquim Santos
II Encontro de Educação e Saúde
Ana Sofia; Diogo Morgado; Fábio Prata; Patrícia Carvalho
Somos aquilo que comemos
Missão Ajudar para um mundo melhor Apoiar famílias carenciadas; A nossa Associação destina-se a ajudar e a servir as necessidades de quem nos procura.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Os 4 Elementos Ângela Costa Instituto Pupilos do Exército
Área de Projecto 12º Ano Turma A O que é a Área de Projecto? Área de Projecto Área curricular interdisciplinar e transdisciplinar Elaboração e execução.
Metodologia adoptada Etapas Tema Objectivos Produto final Projecto intermédio.
Escola Secundária da Portela
Desporto & Saúde 12ºA.
Projecto de Identidade Pessoal
Seminário de Integração Profissional IV
Clube da Floresta “ Os Rebordãos” CADERNO DE MEMÓRIAS
Ambiente Apresentação Membros do grupo David Santos Inês Mendes Nuno Costa Membros do grupo David Santos Inês Mendes Nuno Costa.
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
Segurança na Internet - Elaboração de um website; - Criação do blog e hi5; - Apresentação de trabalhos multimédia; - Recolha de 5 sites portugueses importantes.
Área de projecto 12º ano – 2010/2011
Problemas Parcelares Objectivos Abandono por parte da família Rejeição por parte da sociedade Barreiras existentes na nossa cidade Definir cada tipo de.
Rochas dominantes Calcário.
Quais dos seguintes argumentos são válidos?. A equipa de futebol da escola é muito boa. Logo, todos os alunos são muito bons. Estamos a dizer que cada.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
Projecto: Heranças Malignas Grupo III: Amara nº1 ( Daniel nº6 Diane nº8
Desenvolvimento do projecto propriamente dito 1- O bom procedimentoO bom procedimento Os suplementos não substituem uma alimentação comum, que contenha.
Programa 16 de março (2ª feira) TurmasHoraDisciplinaProfessor AcompanhanteLocal 9ºA 11ºA 10:15 CN Biologia Adriana Martins Isabel Domingos Auditório Oficina.
Casa da juventude O Protagonismo Juvenil e a Igualdade de Oportunidades TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007.
Escola Secundária Fernando Namora
Animação Sociocultural
Escola Secundária de Oliveira do Bairro Área de Projecto 12ºB Professor orientador: Aquiles Boiça
Farmácia Acadêmica Social. Como surgiu? ► 1961 a 2006: Atividades da Farmácia Acadêmica – Farmacinha centravam na DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS. ► Problemas.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
“ Nós propomos um ombro” Alexandra Candeias Ana Rita Palma Gonçalo Duarte Miguel Teixeira Faro,4 de maio, 2015.
Terreiro do Paço Lisboa Projeto “Nós Propomos”
Porque fumam os jovens?.
ASSOCIAÇÃO VIDA Esta associação foi fundada no dia 15 de novembro de 2011 na vila do Pinhão. Visa ajudar a terceira idade e a integrar os jovens na sociedade.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo André Que dança é essa? Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Alunos: Jonathan, Tailan e Yago.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
HAITI VAMOS VISITAR?.
Projecto de: Fábio Pinheiro nº 8 Mélanie Costa nº 13 Raquel Ferreira nº 16 Sandra Canseiro nº ºA.
Programa Crescer a Empreender Aula 4 Feira Empreendedora.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
. MAPC Anemia- Método Alternativo de Prevenção e Combate a Anemia E.E. Priscila Fernandes da Rocha Beatriz Scheffer Vernacce, Gabriela Modenutti Professor.
GPS GABINETE DE PROMOÇÃO PARA A SAÚDE Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo Acerca da Saúde no 1º Período Atividades realizadas……….
EU CUIDO, EU LIMPO! CAMPANHA AMBIENTE E CIDADANIA.
Transcrição da apresentação:

Esta área disciplinar consiste na concretização de um projecto centrado em problemas de interesses dos alunos e relacionados com as suas áreas de estudo e saídas profissionais. O projecto consiste no desenvolvimento de metodologias de estudo, investigação e trabalho de grupo.

Como Tal

Devido às afinidades E aos interesses em comum …….

Ágata Solange André Susana Surgiu o nosso grupo...

E Surgiu também o tema do Projecto

Sensibilizar e informar as pessoas de várias faixas etárias acerca dos seguintes problemas parcelares: Má alimentação; Falta de desporto; Influência da publicidade sobre as pessoas; Doenças derivadas de uma vida não saudável.

O nosso trabalho está subdividido pelas seguintes fases: ۰ Pesquisa ۰ Informar/ Sensibilizar ۰ Produto final

Pesquisar na Internet, em livros e em jornais; Procurar aconselhamento, informação e ajuda em pessoal especializado (nutricionistas); Fazer inquéritos á comunidade escolar e não só; Realizar entrevistas (filmagens) de rua; Enviar cartas para as Escolas;

Fazer T-shirts e autocolantes; Fazer Cartazes para o Gabinete de Apoio ao Aluno; Fazer Panfletos; Planear as actividades: o“A Roda dos Alimentos”; o“O Jogo do Nutricionista”; o“O Peddy-Paper da Saúde”; o“A Barraca da Saúde”. Visitar a Escola do Largo da Feira para realizar “A Roda dos Alimentos” e “O jogo do Nutricionista”; Visitar a Escola José Carlos da Maia para realizar “O Peddy-Paper da Saúde”; Montar “A Barraca da Saúde” na nossa escola; Visitar um Lar de Idosos para realizar algumas actividades físicas; Representar o Teatro de Fantoches no âmbito do projecto das Merendas; Representar o Teatro de Mímica;

Consiste na realização de um telejornal, chamado “O Momento da Saúde” Vai ser constituído pelas entrevistas de rua, por filmagens feitas durante a fase de Sensibilização e muitas outras coisas…

Pesquisámos na Internet em jornais e em alguns livros; Elaborámos o logótipo do Projecto, bem como o Slogan; Elaborámos e realizámos inquéritos ao nível da comunidade escolar, nos anos escolares do 10º, 11º e 12º e de rua; Tratámos os dados dos inquéritos realizados; Elaborámos as perguntas para as entrevistas. Fizemos entrevistas de Rua; Enviámos cartas para as escolas; Quanto à fase de Pesquisa:

Slogan: “Ser Saudável é Ser Feliz” Logótipo:

Quanto à fase de Informar/Sensibilizar: Fizemos T-shirts e autocolantes; Fizemos Cartazes para o Gabinete de Apoio ao Aluno; Fizemos Panfletos; Planeámos: o“A Roda dos Alimentos”;“A Roda dos Alimentos”; o“O Jogo do Nutricionista”;“O Jogo do Nutricionista”; o“O Peddy-Paper da Saúde”;“O Peddy-Paper da Saúde”; o“A Barraca da Saúde”.“A Barraca da Saúde”. Visitámos a Escola do Largo da Feira para realizar “A Roda dos Alimentos” e “O jogo do Nutricionista” ; Visitámos a Escola José Carlos da Maia para realizar “O Peddy-Paper da Saúde”; Montámos a Barraca da Saúde na nossa Escola. Fizemos o guião e o cenário do Teatro de Mímica;

Quanto aos inquéritos podemos concluir a obesidade afecta mais os adultos do que os jovens; Quanto às entrevistas, a maioria das pessoas transmitiu-nos a ideia de que a nossa sociedade está muito mal informada quanto à alimentação, dando-nos assim motivos para continuarmos o nosso trabalho; Concluímos também que a maior parte das crianças e dos jovens sabem algumas coisas sobre a Alimentação e o Desporto, mas muitas delas não praticam uma Vida Saudável; As ajudas que tivemos, quer por parte das Escolas, quer pela Nutricionista e pelo Grupo “Saúde e Desporto” fizeram-nos dar valor ao trabalho em equipa, e em como é muito mais fácil trabalhar com pessoas com os mesmo interesses que nós, dando assim mais valor á nossa causa, mostrando-nos que não estamos sozinhos nesta luta e que muito mais gente se preocupa com este tema.

FIM…