Tecnologia Hipermídia e Multimídia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas e Aplicações Multimídia
Advertisements

Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Hipermídia Aula 3.
Portal do Professor SEED/MEC
Sistemas Multimídia Autoria
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA.
Prof. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Prof. Renato Medeiros MAF/UCG. Insucesso na aprendizagem: Professores : Métodos de ensino Não modernidade Alunos : Desenvolvimento cognitivo Deficiência.
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
Material Didático Digital Tipos e Planejamento
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 15
O uso dos softwares nas escolas
Internet Principais conceitos.
Biblioteca George Alexander Portal de Periódicos da Capes.
7 - Criação de Páginas Web
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
A autoria - I.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Professor Andre Moura Hipermídia Professor Andre Moura
A autoria - II.
Tecnologia da Informação
PROJETO DE BANCO DE DADOS E SIG PARA PREFEITURAS
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Professor: Márcio Amador
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Hiperligações Criação de uma hiperligação à Internet e a outros diapositivos.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Aplicações da Informática no Ensino Médico II. Livros Eletrônicos e Tutoriais.
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais INTERNET Londrina(PR) – Maringá(PR)
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
A Internet e Seu Impacto
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
PLATAFORMAS MULTIMÍDIA
as primeiras formas de uso do computador pelas crianças
O que é multimídia.
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
1 Sistemas Multimídia Fundamentos Básicos - HTML Prof. Hemir Santiago Prof. Hemir Santiago.
Tipos de Produtos Multimídia
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Buscadores na Web: um enfoque no Google.
Edição multimédia aula 09
Classificação dos Sistemas Multimídia
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Definição A lousa digital é um dispositivo de interface humana usado para comandar o computador diretamente na área de projeção focando a atenção do espectador.
Pré-Projeto Multimídia
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
ALECSANDRO SALES F. DA SILVA GEAN CARLO DANTAS DE BRITO MARIA APARECIDA DA SILVA SIDNEY BARBOSA DA SILVA CURSO: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PERÍODO: 8º-LC.
Sistemas Multimídia Distribuídos Projeto Carlos A. G. Ferraz
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
Capítulo 14 Camada 6 A Camada de Apresentação. Sumário A Camada de Apresentação.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia Hipermídia e Multimídia Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte Tecnologia Hipermídia e Multimídia CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET Prof. Rummenigge R. Dantas rudsondant@gmail.com Apostilas.wikidot.com/hipermidia

Livro - Multimídia: conceitos e aplicações Os principais conceitos da tecnologia da multimídia serão abordados nos seguintes capítulos: O que é multimídia (cap. 1) As plataformas (cap. 2) A autoria (cap. 3) Os projetos (cap. 4) A imagem (cap. 5) O desenho (cap. 6) A terceira dimensão (cap. 7) A animação (cap. 8) O áudio (cap. 9) A música e a voz (cap. 10) O vídeo (cap. 11)

Capítulo 1: O que é multimídia? Multimídia: todos os programas e sistemas em que a comunicação HC se dá através de múltiplos meios de representação da informação (como som, imagem) A multimídia requer o computador como meio de apresentação devido às seguintes características: Acesso não-linear Interatividade Integração com programas aplicativos

Capítulo 1: O que é multimídia? As mesmas técnicas usadas para a criação em multimídia podem ser utilizadas para produzir títulos de mídia convencional Nem sempre o computador é a forma mais conveniente de apresentar um título (custo, peso, tamanho, etc.) A criação do material de imagem ou som no mundo digital traz benefícios, mesmo que o produto final seja distribuído em mídia analógica.

Capítulo 1: O que é multimídia? Evolução da comunicação entre homem e máquina Digitalização da informação Computadores capazes de suprir seus usuários de fluxos cada vez maiores de informação (tecnologia digital) Ambientes textuais Computadores primitivos exibiam uma linha de texto de cada vez (unidade de interação (ui): 48 caracteres) Terminais alfanuméricos de raios catódicos possibilitaram os aplicativos orientados a tela (1000 a 3000 caracteres)

Capítulo 1: O que é multimídia? Evolução da comunicação entre homem e máquina Ambientes gráficos Dispositivos orientados para telas são orientados por caracteres Ambientes gráficos requerem dispositivos gráficos endereçáveis por ponto (ui: 8000 a 2.000.000 de caracteres) O crescimento da unidade de informação teve impacto direto na facilidade de uso e na atratividade/divulgação do computador Ambientes multimídia Emprego da animação Emprego do som Substituição de mídia convencional Produtos multimídia

Capítulo 1: O que é multimídia? Produtos multimídia podem ser usados para permitir aos usuários diferentes graus de interação: Percorrer material audiovisual de maneira não linear Consultar, pesquisar e atualizar material armazenado em bases de dados audiovisuais Gerar material audiovisual em tempo real Efetuar simulações de sistemas físicos, com maior ou menor grau de realismo

Capítulo 1: O que é multimídia? Tipos de produtos multimídia Classificação por grau de interatividade Títulos Aplicativos Sítios

Capítulo 1: O que é multimídia? Títulos Indica um grau de comportamento mais rígido Comportam-se mais como documento do que como programas Flexibilidade: embutida nos programas visualisadores (viewers) ou navegadores (browsers) Títulos lineares x Títulos hipermídia

Capítulo 1: O que é multimídia? Títulos Títulos lineares: ordem predeterminada e seqüencial Exemplos: Apresentações para palestras Demonstrações de produtos/conceitos Tutoriais não interativos (finalidade educacional onde o aluno é um espectador passivo)

Capítulo 1: O que é multimídia? Títulos Títulos hipermídia: ordem de visualização é estabelecida pelo usuário Derivam do conceito de hipertextos acrescidos de gráficos, imagens, som e animações Exemplos: Títulos de referência (dicionários, enciclopédias e manuais) Ajuda on-line Quiosques informativos Catálogos interativos (produtos e serviços)

Capítulo 1: O que é multimídia? Aplicativos Aplicativos com interface multimídia Jogos (que não exijam processamentos complexos ou síntese de imagem ou som em tempo real) Aplicativos educacionais básicos (programas de ensino) Aplicativos de produtividade pessoal (agendas, geradores de relatório, etc.)

Capítulo 1: O que é multimídia? Aplicativos Aplicativos multimídia Processam o próprio material de multimídia, geralmente em tempo real A multimídia deixa de ser apenas um recurso de interface para ser o objetivo central do próprio aplicativo Exemplos: Ferramentas de multimídia, sist. de visualização técnica e científica, simuladores de tempo real, sist. de informação geográfica, sist. avançados de computação musical / entretenimento (realidade virtual)

Capítulo 1: O que é multimídia? Sítios Multimídia na Internet: a Internet possibilitou o acesso a informação em locais de todo o mundo utilizando-se de poucos recursos adicionais de hardware e software WWW – serviço de hipermídia na Internet que serve de suporte aos sítios da Web

Capítulo 1: O que é multimídia? Sítios Definição: título hipermídia colocado num servidor da WWW e visualizado remotamente (máq. cliente) através de um navegador Sítios (sites) são compostos de páginas escritas numa linguagem A navegação é feita através de hiperligações (hyperlinks)

Capítulo 1: O que é multimídia? Sítios Além de texto e hiperligações, podem conter material multimídia Plug-ins (suplementos) são extensões dos navegadores para suportar novas formas de material multimídia

Exercícios O que é multimídia? O que a evolução da comunicação entre homem e máquina possibilitou? Que tipos de interação podem ser conseguidos com os produtos multimídia? Como podemos classificar os produtos multimídia? Qual a diferença entre os títulos lineares e os títulos hipermídia? Quais aplicativos possuem interface multimídia e quais são considerados aplicativos multimídia? O que é: um sítio, uma hiperligação, um plug-in, um browser?