LPOO Atributo método
Introdução Vimos que as classes são a fábrica dos objetos Vimos alguns exemplos do que são classes e do que são objetos Agora vamos entender do que é feito uma classe: Atributos Metodos
Atributos São as características de uma classe Representam os partes que compõem uma classe Juntando esses partes eu fabrico os objetos de classe A classe humano define seres com: 2 braços, 2 pernas, 1 tronco, 1 cabeça Esses são as partes que foram um humano
Atributos Pela minha definição do que é um humano, se juntarmos, 2 braços, 2 pernas, 1 tronco, 1 cabeça formamos um humano Essas partes caracterizam como são todos os humanos Portanto, eles são os atributos da classe humano
Atributo Ex: A classe das cadeiras Essa classe reúne todos os objetos que tem 4 pernas, 1 acento, 1 encosto e que servem para sentar; Seus atributos são: 4 pernas, 1 acento, 1 encosto
Atributos Contudo o valor dos atributos não pode ser algo sempre constante Dessa os atributos poderiam restringir a classe Ex: A classe dos Humanos Essa classe reúne todos os seres que tem 2 braços, 2 pernas, 1 tronco, 1 cabeça e são capazes de andar, falar e pensar; Mas se um humano não nasceu com 1 das pernas ele deixaria de ser humano? NÃO!!!!!
Atributos Portanto a valor dos atributos pode ser variável Ex: Recriando a classe dos Humanos Essa classe reúne todos os seres que tem braços, pernas, 1 tronco, 1 cabeça e são capazes de andar, falar e pensar; Quantas pernas um humano pode ter? 0, 1 ou 2 Quantos braços um humano pode ter?
Atributos Em termos de programação os atributos são variáveis da classe Elas são na verdade as variáveis globais de uma classe Nesse contexto podemos dizer que classe é um programa que cria registros Esses registros possuem suas próprias variáveis: os atributos
Atributos Ex: Criando a classe Humano Classe Humano { Atributos Int Braços = 0..2; varia de 0 a 2 Int Pernas = 0..2; Int Cabeça = 1; Int Tronco = 1; }
Atributos Quando criamos um objeto do tipo Humano estamos criando 4 sub-variáveis; Ex: Humano h1; Com isso criamos : h1.braços; variável do tipo Inteiro h1.pernas; variável do tipo Inteiro h1.cabeça; variável do tipo Inteiro h1.tronco; variável do tipo Inteiro