Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Projeto Qualified Curriculum
Qualidade de Software Aula 4
Amintas engenharia.
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em.
Por que a engenharia de software?
PETI Planejamento Estratégico de TI
Prof. MSc. Larissa Luz Gomes Aula 6 Análise e Projeto de Sistemas I.
Métricas para o Processo e o Projecto de SW
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Engenharia de Software
Valéria Maria Lauande Março/2010
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Algoritmos de Junção – Sort-Merge Join Hash Join
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Qualidade de Software Aula 2
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
USABILIDADE.
- GQM – Goal/Question/Metric
PROJETO INTEGRADO Paulo Roberto Bernardo
Análise de Pontos de Função Carlos Eduardo Vazquez
Gerenciando a Produtividade
Estimando Prazos e Recursos a Partir do Tamanho Usando a Aproximação de Capers Jones Valores do expoente t Td (meses) = V ** t,
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Performance em aplicações web – Parte I
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento de custos
Competência: Compreender as métricas de Software
Competência: Compreender as métricas de Software
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Objetivos demonstrar os processos de Gestão e Fabricação de Software e...
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Visão Geral PRO.NET.
Fundamentos de Engenharia de SW
Cap 4 – Métricas do Processo e Projeto de Software
Pontos por Função medindo tamanho de software Prof. Rodrigo Nin
Alexis Adriano da Silva Vitek Consultoria Ltda.
Estimativa de Projetos de Software com Pontos de Função
Qualidade de Software Aula 2 / 2014/1
Análise e Projeto de Sistemas
Arquitetura do Software
Trabalho Final de Fundamentos da Engenharia de Software Métrica de Pontos de Função André Costa de Jesus & Helena Prudente Bartholo.
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Treinamento de Ms-Project
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Processo de Desenvolvimento de Software
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Qualidade no Desenvolvimento de Software Wolley W. Silva Baseado nas notas de aula dos professores Tatuo e Daisy.
1/34 Engenharia de Software e Sistemas Alexandre Vasconcelos
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
Modelos de Qualidade para indivíduos e grupos: PSP & TSP
Engenharia de Software
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Engenharia de Software
como ferramenta no Gerenciamento de Projetos de Sistemas
Diferenças entre as Técnicas de Estimativa: Análise por Ponto de Função e Stories Points Aluna: Fabiana Leonel Professores: Alexandre.
Análise e Projeto de Sistemas
Professora: Kelly de Paula Cunha
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
KICK-OFF e Estimativas. Definição O Sistema Sistema..... Missão descrever aqui a missão do projeto.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
ISO A ISO é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.
QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
Elicitar Requisitos Documentar Requisitos Validar Requisitos Estrutura Implementação Implementar Componentes Testar de Unidades Corrigir Defeitos Testar.
Transcrição da apresentação:

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Aula 7

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Aula 7 - Estimativas a partir dos Pontos por Função è Cálculo do Esforço è Distribuindo esforço pelo ciclo de vida do sistema è Cálculo do Prazo ideal e equipe média ideal è Acompanhando o projeto è Apurando Indicadores

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Dependem da plataforma tecnológica escolhida; Índices de produtividade em Horas/PF ou em PF/mês: Esforço total (horas) = PFajustados X Índice de Produtividade Cálculo do Esforço São valores de mercado e possuem conotação, inclusive comercial, por demonstrar uma capacidade produtiva da organização. Uma referência mundial: Software Productivity Research - Capers Jones ( Exemplo: PFajustados (tamanho) X 10 h/PF (índice de produtividade) = horas (esforço)

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos O esforço assim calculado compreende o trabalho necessário para entregar as funcionalidades requeridas pelo usuário; Significado do Esforço obtido Então compreende o esforço por todo o ciclo de vida do trabalho de desenvolvimento. Um processo de desenvolvimento segue uma metodologia (MDS):

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Exemplo: Na MDS Politec, #DO , Como construir Projetos, pag.24 Distribuindo esforço pelo ciclo de vida do sistema Planejamento do Projeto 5% Análise de Requisitos 8% Análise Lógica10% Análise da Arquitetura do Software10% Especificação dos Componentes13% Implementação28% Testes do Software13% Homologação do Sistema 3% Implantação10% Para 1000 PF e índice de produtividade de 10 h/PF horas (esforço total) Fase da MDS Esforço Horas

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Prazo Ideal e Equipe Média Ideal (Exemplo de uso de Modelos Paramétricos de estimativas) Como distribuir as horas estimadas ? Quanto Tempo? Quantas pessoas 1 pessoa 59,52 meses 59,52 pessoas 1 mês Inviável Viável Pi = K (Esforço)E Exemplos: Análise Estruturada: K=2,5 ; E = 0,38 Eqp= Esf / Pi è 168 horas trabalhadas ao mês para cada pessoa; è Estimativa da quantidade total de horas necessárias para o trabalho (horas) / 168 (horas/mês) = 59,52 pessoas mês Variáveis conhecidas: Fórmulas empíricas baseadas em modelos paramétricos de estimativas (Relações não lineares entre esforço, prazos e equipes)

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Prazo Ideal e Equipe Média Ideal Fórmulas empíricas baseadas em modelos paramétricos de estimativas (Relações não lineares entre esforço, prazos e equipes) Exemplo: è Pi = K (Esforço) E = 2,5 * (59,52) ^ 0,38 = 11,81 meses è Eqp= Esf / Pi = 59,52 / 11,81 = 5 pessoas O que isso significa? Esforço P razo Ideal 75% do Prazo ideal

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Acompanhando o Projeto Pontos de controle Medição e estimativa para subsídios a Propostas de trabalho Conferindo medidas após a análise de requisitos Conferindo medidas pelo protótipo Finalizando medição da aplicação implementada

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Índices e Indicadores O indicador é um dispositivo ou variável que pode ser configurado para um determinado estado baseado nos resultados ou na ocorrência de uma condição específica (IEEE). O indicador demonstra um estado possível dentro de um limite determinado ou não. O índice é um valor obtido da relação dos valores de duas dimensões ou qualquer grandeza que possa ser expressa por números. Ele é obtido através de uma série de observações e é freqüentemente utilizado como indicador, além de que sempre denota alguma qualidade e serve de dado para geração de estimativas de prazo, esforço, custo e etc. ProdutividadeProdutividade por fase Defeitos Defeitos por natureza Defeitos por gravidade Produtividade por linguagem