Estratégias e Desempenho do 1T06

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Transcrição da apresentação:

Estratégias e Desempenho do 1T06 CARLOS ZIGNANI Diretor de Relações com Investidores São Paulo, 2 de junho de 2006

AGENDA: Parte I Visão Geral Parte II Visão Setorial Parte III Desempenho Operacional Parte IV Desempenho das Ações Parte V Corporação Marcopolo

Parte I: VISÃO GERAL

A EMPRESA

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO Tecnologia Linha completa de produtos Design próprio Processos/sistemas produtivos Comercialização/Logística Presença Global: diversificação de mercados Produtos customizados Custos Competitivos Verticalização Recursos humanos/treinamento Economias de escala Global Sourcing Crescimento Novas operações: Rússia e Índia continua ... 5

Governança Corporativa Nível II Conselho de Administração Rentabilidade Geração de valor Governança Corporativa Nível II Conselho de Administração Comitês do Conselho de Administração Conselho de Herdeiros Conselho Fiscal Código de Conduta Resultados: últimos 5 anos (2000/2005) Aumento receitas: 2,1 vezes Aumento produção: 2,0 vezes Aumento resultados: 4,8 vezes Aumento valor de mercado: 3,5 vezes Valorização da ação: 2,5 vezes 6

ESTRUTURA CORPORATIVA

CORPORAÇÃO Acionistas Conselho de Administração Comitês Service Conselho de Herdeiros Conselho Fiscal Executivo Estratégiae Inovação Conselho de Administração Comitês Auditoria Interna Auditoria e Riscos RH e Ética Auditoria Externa CEO Negócio Ônibus Negócio Plásticos Negócio LCV Negócio Serviços Financeiros Admin. e Finanças Des. Organizacional Aquisição e Logística Estratégia e Des. Negócios Service Providers Negócios

ESTRUTURA NO MUNDO

Localização Caxias do Sul-RS Área construída total 253.091 m² Fundação agosto de 1949 Localização Caxias do Sul-RS Área construída total 253.091 m² Área total 2.012.000 m² Capacidade de produção (Brasil) 70 un/dia Capacidade de produção (todo o grupo) 110 un/dia Colaboradores (março/2006) 10. 768 Representantes de vendas Brasil 25 Exterior 32 Volare 65 Caxias do Sul 10

POSICIONAMENTO GLOBAL

Dharward & Kadhatur - Índia Golitsino - Rússia Coimbra - Portugal Changzhou - China Monterrey - México Bogotá - Colombia Dharward & Kadhatur - Índia Rio de Janeiro - Brasil Johannesburg - África do Sul Caxias do Sul - Brasil Rio Cuarto - Argentina 12

ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO

NOVAS OPERAÇÕES

RÚSSIA

1. OPERAÇÃO RÚSSIA RÚSSIA Dados Econômicos: População 143 milhões PIB US$ 740,7 bilhões (est.2005) Território 17,075 milhões de km2 Km de Estradas 537.300 km (362.133 km pavimentadas) Moeda Rublo (+ RUR28 por dólar) Inflação interna 11% em 2005 Outros dados Econômicos: Crescimento do PIB 5,9% em 2005 Reservas US$ 181,3 bilhões (est.2005) Dívida externa US$ 230,3 bilhões (est.2005) 16 continua ...

RUSPROMAUTO Dados Econômicos: (faz parte do grupo empresarial SIBAL - Siberian Aluminium) Receitas anuais US$ 3,0 bilhões Produtos: Caminhões para diversos usos, veículos comerciais,ônibus e Vans Ônibus: produção por segmento, em 2004: Midi 13.700 unidades Urbanos 2.485 unidades Escolares 2.300 unidades Rodoviários 207 unidades = 18.500 unid. Vans 37.000 unidades 17 continua ...

Mercado de ônibus na RÚSSIA Produção total 25.000 unidades/ano Produção RUSPROMAUTO 18.500 unidades (entre 5 a 6 mil unidades de rodoviários usados são importados anualmente da Europa) Market Share RUSPROMAUTO entre 70 e 75% (não inclui Vans) Dados da JOINT VENTURE Receitas: Ano 1 200 unidades US$ 15 milhões Ano 2 400/500 unid. US$ 30 milhões Ano 3 750/1.000 unid. US$ 60 milhões 18 continua ...

Território de Comercialização: Rússia + Leste Europeu Produtos Rodoviários Market Share esperado 20% do mercado de Rodov. Investimentos US$ 6,5 milhões Participação da Marcopolo 50% Administração compartilhada Componentes para montagem dos ônibus: Primeiras 200 unidades com componentes Marcopolo-Brasil. A partir de 2007, gradativa nacionalização. Início das atividades 4º trimestre 2006 19

2. ÍNDIA

2. OPERAÇÃO ÍNDIA ÍNDIA Dados Econômicos: População 1,1 bilhão PIB US$ 720 bilhões (est.2005) Território 2.970.000 km2 Km de Estradas 3.850.000 km (2.411.000 km pavimentadas) Moeda Rúpia (44,00 por dólar) Inflação interna 4,6% em 2005 Outros dados Econômicos: Crescimento do PIB 8,2% em 2005 Reservas US$ 145 bilhões (est.2005) Dívida externa US$ 119 bilhões (est.2005) 21 continua ...

Dados Econômicos: (todos relativos ao exercício encerrado em 31.03.05) TATA MOTORS Dados Econômicos: (todos relativos ao exercício encerrado em 31.03.05) Receitas US$ 4,7 bilhões Margem Operacional 12 a 12,5% Produtos: Veíc. comerciais e automóveis Prod. por segmento 190 mil e 179 mil, respectiva- mente, mais 30 mil exportados Partic. de Mercado 60% e 17%, respectivamente Outros dados Econômicos: Nº de Empregados 22.000 22 continua ...

Mercado de ônibus na ÍNDIA (média 2004/2005) Produção total 45.000 unidades Produção TATA Motors 22.000 unidades Market Share TATA entre 48 e 49% Dados da JOINT VENTURE Receitas: Ano 1 US$ 98 milhões Ano 2 US$ 175 milhões Ano 3 US$ 290 milhões Ano 4 US$ 380 milhões Ano 5 US$ 395 milhões 23 continua ...

Market Share esperado 25% Investimentos US$ 13,3 milhões Território de Comercialização: Índia + mercados de exportação (exceto NAFTA e Pacto Andino) Market Share esperado 25% Investimentos US$ 13,3 milhões Participação da Marcopolo 49% Administração compartilhada Componentes para montagem dos ônibus: serão adquiridos/produzidos localmente Produtos rodoviários, urbanos, micros e miniônibus Prazo do contrato 10 anos Margens esperadas semelhantes às da MP Início das atividades Maio de 2007 24

HISTÓRIA

CRONOLOGIA Fundação da Nicola & Cia Ltda, em Caxias do Sul - RS. 1949 Fundação da Nicola & Cia Ltda, em Caxias do Sul - RS. 1961 Primeira exportação da empresa para o Uruguai 1970 Aquisição da Eliziário de Porto Alegre - RS. 1971 Alteração da denominação social para Marcopolo S.A. Carrocerias e Ônibus 1978 Estréia das ações da Marcopolo na Bovespa 1981 Inauguração da Marcopolo unidade Ana Rech com a presença do Presidente da República, Sr. João Figueiredo 1989 Inauguração da MVC Componentes Plásticos, em São José dos Pinhais - PR. 26 continua ...

CRONOLOGIA 1991 Constituição da Marcopolo Indústria de Carroçarias em Coimbra - Portugal Inauguração da Escola de Formação Profissional da Marcopolo 1993 A Empresa do Ano - Diploma recebido em nível nacional - Revista Exame 1998 Inauguração da Marcopolo Latinoamérica em Rio Cuarto - Córdoba, Argentina Lançamento do Minibus Volare Produção do ônibus nº 100 mil 1999 Constituição da Polomex S.A. de CV, em Aguas Calientes - México Comemoração dos 50 anos da Marcopolo S.A. Aquisição da Ciferal, em Duque de Caxias - RJ. 2000 Constituição da Superpolo, Bogota (Colômbia) e Marcopolo South África, Pietesburg (South Africa) Lançamento da Geração 6 2001 Início do projeto de transferência de tecnologia com a cidade de Changzsow - China Instituição do CEMEC - Centro Marcopolo de Educação Corporativa Transferência das instalações da Marcopolo South Africa, para Johanesburg Transferência das instalações da Polomex S/A de CV para Monterrey 27 continua ...

CRONOLOGIA Adesão ao Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa 2002 Adesão ao Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa 2003 Lançamentos da Casa Prática, pela MVC e do ônibus CITMAX, pela Ciferal Recebimento do Troféu BUSBUILDER OF THE YEAR 2004, na BUSWORLD, em Kortrijk - Bélgica 2004 Inauguração da nova linha de montagem da Unidade de Ana Rech pelo Presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva 55 anos de fundação da empresa, consolidando uma organização com 8 fábricas no segmento ônibus, 5 fábricas de produtos plásticos, mais de 10.000 colaboradores, e rede de comercialização e pós-vendas presente nos 5 continentes 2005 Criação do Banco Moneo S.A. Implementação do Código de Conduta Adoção do Plano de Outorga de Opções de Compra ou Subscrição de Ações aos executivos 2006 Lançamento das novas famílias Sênior, Sênior Midi e Ideale Joint venture na Rússia com a Ruspromauto Joint venture na Índia com a Tata Motors Limited 28

Parte II: VISÃO SETORIAL

DEMANDA DO MERCADO MUNDIAL

A produção é de aproximadamente 214 mil unidades/ano; Indústria pulverizada: grande número de pequenos fabricantes; O crescimento da demanda está concentrada em regiões: em desenvolvimento; com alta densidade demográfica. Mercados de primeiro mundo apresentam indústria madura; Ex: EUA, Europa. Regiões com forte crescimento populacional tendem a demandar transporte coletivo. Ex: China, Índia, Rússia, Paquistão, Tailândia, Indonésia; Movimentos de renovação de frota são grandes impulsionadores de demanda. Ex: América Latina, Oriente Médio e África do Sul. 31

MERCADO MUNDIAL DE ÔNIBUS (UNIÃO EUROPÉIA) EUROPA OCIDENTAL 2000 = 26.000 2010 = 23.000 EUROPA ORIENTAL E ÍNDIA 2000 = 48.000 2010 = 68.000 E.U.A / CANADÁ 2000 = 45.000 2010 = 45.000 COREA DO SUL 2000 = 11.000 2010 = 16.000 JAPÃO 2000 = 7.000 2010 = 6.000 MÉXICO 2000 = 9.000 2010 = 12.000 SUDESTE ÁSIA (FAR EAST) 2000 = 6.000 2010 = 25.000 AMÉRICA CENTRAL E SUL / CARIBE 2000 = 26.000 2010 = 30.000 CHINA 2000 = 33.000 2010 = 59.000 ÁFRICA 2000 = 2.000 2010 = 5.000 AUSTRÁLIA E PACÍFICO 2000 = 1.000 2010 = 2.000 R E S U M O 2000 = 214.000 2010 = 291.000 Marcopolo tem 6,5% mercado Mundial 32 Fonte: Daimler Chrysler

MARCOPOLO: PRESENÇA MUNDIAL E DESEMPENHO

MERCADOS: PRESENÇA MUNDIAL

PRODUÇÃO BRASILEIRA DE CARROCERIAS PARA ÔNIBUS (em UF’s) E MERCADO EXTERNO (em %) 6,7% 14,0% 35 Fonte: Simefre

PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO BRASILEIRA (em %) Fonte: Simefre (*) Irizar, Maxibus, Neobus, Mascarello. 36

DESEMPENHO OPERACIONAL Parte III: DESEMPENHO OPERACIONAL

DESEMPENHO DO 1T06 3,3% 16.500 -3,8% ME MI 6,5% 1.800,0 Modelo de tabela com os principais números. Comparativo ano a ano. -2,7% ME MI MI = Mercado Interno ME = Mercado Externo 2006E = Estimativa 38

DESEMPENHO DO 1T06 -17,8% 5,7% 0,3% Modelo de tabela com os principais números. Comparativo ano a ano. 10,9% 39 2006E = Estimativa

DESEMPENHO DO 1T06 29,7% -12,3% 12,0% Modelo de tabela com os principais números. Comparativo ano a ano. -13,4% 40 2006E = Estimativa

Composição da Receita Líquida Relação das Receitas no Brasil e ME DESEMPENHO DO 1T06 Composição da Receita Líquida Relação das Receitas no Brasil e ME 1T06 1T06 1T05 1T05 Modelo de tabela com os principais números. Comparativo ano a ano. 41

DESEMPENHO DO 1T06 -5,9% 18,2% -3,2% 37,3% Modelo de tabela com os principais números. Comparativo ano a ano. 42

DESEMPENHO DO 1T06 -3,1% 91,3% -38,0% -21,5% Modelo de tabela com os principais números. Comparativo ano a ano. 43

DESEMPENHO DO 1T06 -49,5% -12,7% Modelo de tabela com os principais números. Comparativo ano a ano. 2006E = Estimativa 44

RESULTADO CONSOLIDADO Modelo de tabela com os principais números. Comparativo ano a ano. 45

Parte IV: DESEMPENHO DAS AÇÕES

DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES ORDINÁRIAS em 31/03/2006 Controladores: 47

DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES PREFERENCIAIS em 31/03/2006 Controladores: 48

DESEMPENHO DAS AÇÕES 49

DIVIDENDOS/JUROS S/CAPITAL PRÓPRIO (em R$ milhões) PAY OUT MÉDIO: 46,8% (Controladora) 50

Parte V: CORPORAÇÃO MARCOPOLO

FÁBRICAS

MARCOPOLO - UNIDADE PLANALTO Caxias do Sul - RS - Brasil 53

MARCOPOLO - UNIDADE ANA RECH Caxias do Sul - RS - Brasil 54

CIFERAL INDÚSTRIA DE ÔNIBUS LTDA. Duque de Caxias - RJ - Brasil 55

MARCOPOLO INDÚSTRIA DE CARROÇARIAS S.A. Coimbra - Portugal 56

MARCOPOLO LATINOAMÉRICA S.A. Rio Cuarto - Córdoba - Argentina 57

POLOMEX S.A. DE C.V. Monterrey - México 58

MARCOPOLO SOUTH AFRICA (PTY) LTD. Johannesburg - África do Sul 59

SUPERPOLO S.A. Bogotá - Colômbia 60

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA Changzhou - China 61

MVC SÃO JOSÉ DOS PINHAIS São José dos Pinhais - PR - Brasil 62

MVC CATALÃO Catalão - GO - Brasil 63

MVC CAXIAS DO SUL Caxias do Sul - RS - Brasil 64

MVC MÉXICO Monterrey - México 65

LINHA DE PRODUTOS

RODOVIÁRIOS

MODELO PARADISO PARADISO 1800 DD PARADISO 1200 PARADISO 1350 PARADISO 1550 LD 68

VIAGGIO III 370 (Portugal) MODELO VIAGGIO VIAGGIO 1050 VIAGGIO II 330 (Portugal) VIAGGIO II 350 (Portugal) VIAGGIO III 370 (Portugal) 69

VIAGGIO III (Portugal) 70

ANDARE COM TETO REMOVÍVEL MODELO ANDARE ANDARE CLASS ANDARE ANDARE COM TETO REMOVÍVEL 71

INTERMUNICIPAL - IDEALE 72

INTERMUNICIPAL - ALLEGRO ALLEGRO SE ALLEGRO K 73

URBANOS

MODELO TORINO TORINO TORINO ARTICULADO TORINO BIARTICULADO TORINO PISO BAIXO 75

MODELO VIALE VIALE VIALE HI VIALE PISO BAIXO VIALE ARTICULADO VIALE BIARTICULADO GRAN VIALE DD VIALE DD SUNNY 76

MODELO GRAN VIALE GRAN VIALE GRAN VIALE ARTICULADO 77

URBANO - ESPECIAL TROLLEYBUS 78

MODELO BOXER BOXER Mercado: México 79

MODELO CITMAX CITMAX 80

MIDI & MICROÔNIBUS

MIDIBUS - SENIOR MIDI 82

MICROÔNIBUS - SENIOR SENIOR - Turismo SENIOR - Taxi SENIOR - Urbano 83

MICROÔNIBUS - SENIOR EUROPA 84

MICROÔNIBUS - TEMPLE e LISTO Mercado: Colômbia 85

MICROÔNIBUS - MINIMAX MINIMAX 86

MINIÔNIBUS

MINIÔNIBUS - VICINO / FRATELLO                                         Fratello Vicino 88

Modelo para Exportação VOLARE W9 VOLARE A5                                         Mercado Nacional Modelos: Urbano, Taxi, Executivo, VIP, Escolar Modelo para Exportação Modelos: Urbano, Taxi, Executivo, VIP, Escolar, disponível também em RHD. 89

PEÇAS INTERNAS DA CABINE CALHA E PÁRA-CHOQUE PEÇAS INTERNAS DA CABINE TELEFONES PÚBLICOS 90

RELAÇÕES COM INVESTIDORES www.marcopolo.com.br Diretor de Relações com Investidores Sr. Carlos Zignani E-mail: carlos.zignani@marcopolo.com.br Fone: (54) 2101.4115 Gerente de Relações com Investidores Sr. João Luiz Borsoi E-mail: joao.borsoi@marcopolo.com.br Fone: (54) 2101.4660 91

Observações: Esta apresentação contém informações futuras. Tais informações não são apenas fatos históricos, mas refletem os desejos e as expectativas da direção da Companhia. As palavras antecipa, deseja, espera, prevê, pretende, planeja, prediz, projeta, almeja e similares, pretendem identificar afirmações que, necessariamente, envolvem riscos conhecidos e desconhecidos. Riscos conhecidos incluem incertezas, que não são limitadas ao impacto da competitividade dos preços e serviços, aceitação dos serviços no mercado, transições de serviço da Companhia e seus competidores, aprovação regulamentar, moeda, flutuação da moeda, mudanças no mix de serviços oferecidos e outros riscos descritos nos relatórios da Companhia. Esta apresentação está atualizada até a presente data e a Marcopolo não se obriga a atualizá-la mediante novas informações e/ou acontecimentos futuros. 92