O USO DA INFORMÁTICA PARA O

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Transcrição da apresentação:

O USO DA INFORMÁTICA PARA O XVII SIMPOSIO NACIONAL DE ENSINO DE FISICA, SAO LUIZ, MA, 2007 O USO DA INFORMÁTICA PARA O ESTUDO DA ASTRONOMIA E.E. PROF. SEBASTIAO DE OLIVEIRA ROCHA SAO CARLOS – SP

FELIPE, DEBORA, YVONNE E NEIVA EQUIPE FELIPE, DEBORA, YVONNE E NEIVA

SUMARIO Considerações iniciais; Metodologia; Atividades desenvolvidas e resultados; Considerações finais.

Considerações Iniciais O ensino de ciências naturais continua ocorrendo no cenário do ensino tradicional, causando grande desinteresse principalmente no ensino de Física. A necessidade de novas metodologias para o ensino de ciências sugere um planejamento de estratégias de ensino diversificadas, incluindo os avanços tecnológicos e a utilização da informática como fins didáticos. Escolhemos o assunto Astronomia pois desperta a atenção e o interesse de jovens e adultos,e por ser pouco trabalhado, principalmente na disciplina Ciências, em nível fundamental.

oficina de Informática Educacional, no Projeto Nosso estudo foi realizado na oficina de Informática Educacional, no Projeto Escola de Tempo Integral, com alunos da sexta série do Ensino Fundamental.

Objetivos Aulas Atividades 1ª e 2ª Pesquisa na Internet: O que são estrelas, planetas, luas, asteróides, constelações. Diferenciar planeta e estrela, e definir cada item mencionado. 3ª e 4ª Pesquisa na Internet de imagens e demonstrar através de texto escrito o que pensavam sobre as imagens, utilizando o aplicativo Power Point, da nossa principal estrela, nosso planeta, nossa Lua, nossa galáxia. Identificar o Universo em que vive, expressando o que pensam sobre ele, houve até a criação de uma musica. 5ª e 6ª Realização das apresentações e discussão com o conjunto da sala. Discutir os resultados construídos e o que pensavam sobre seu Universo. 7ª e 8ª Pesquisa na Internet sobre as características de cada planeta em grupo de três estudantes e utilização do aplicativo Power Point. Aprender as características de cada planeta, tais como tamanho, do que são formados, atmosfera, etc. 9ª e 10ª Discutir as diferenças e semelhanças dos planetas. 11ª e 12ª Análise dos modelos de Copérnico (Sistema Heliocêntrico) e de Ptolomeu (Geocêntrico), pela discussão da letra da música “O dia que a Terra parou” de Raul Seixas e o trecho da Bíblia: Josué cap.11,Vers. 12 a 15. Expressar os conceitos que possuem sobre os movimentos da Terra e sobre a pertinência dos modelos abordados. 13ª e 14ª Introdução das Leis de Kepler, dados: as distâncias dos planetas ao Sol e seus respectivos períodos; construção de gráficos T ² × d ³. Obtenção da Terceira Lei pela manipulação dos dados, aprender a utilizar o EXCEL.

Primeira Atividade Pesquisa na Internet e uso de power point Objetivo: Diferenciar e definir estrelas, planetas, luas, asteróides, constelações.

Houve a criação de uma música por parte de um desses estudantes. Segunda Atividade Pesquisa na Internet de imagens e uso do power point. Objetivo: Identificar o Universo (sol, lua, planeta e galáxia) em que vivemos, expressando por escrito o que pensam sobre ele. Houve a criação de uma música por parte de um desses estudantes. Nossa Galáxia é a Via Láctea Nosso Sol é o mais belo Nosso Planeta é a Terra Moramos no Brasil Que tem o céu Cor de anil Nosso Estado é São Paulo Cidade de São Carlos

Terceira Atividade Pesquisa na Internet utilizando Power Point, em grupo de três alunos . Objetivo: Conhecer as características de cada planeta, tais como tamanho, do que são formados, atmosfera, etc.

Quarta Atividade Análise dos modelos de Copérnico (Sistema Heliocêntrico) e de Ptolomeu (Geocêntrico), pela discussão da letra da música “O dia que a Terra parou” de Raul Seixas e o trecho da Bíblia: Josué cap.11,Vers. 12 a 15. Objetivo: Expressar os conceitos sobre os movimentos da Terra e sobre a pertinência dos modelos abordados.

Trechos importantes da discussão, tais como ciclo da água, que foi retomado. A9: A água vai evaporar rapidamente. P: Espera aí, a água que vai evaporar vai subir e depois o que vai acontecer? A4: Vai virar chuva. P: Pra virar chuva o que é preciso? A5: De vapor. P: Evapora e volta? A21: Tem uma nuvem que fica dentro e cai P: Deixa o A22 falar. A22: Oh, a água do mar, dos lagos, das lagoas com o Sol evapora, sobe para as nuvens, as nuvens fica densa e chove. P: Como é que faz pra nuvem ficar densa? A20: Aquele vapor que subiu, aquele vapor resfria e vira chuva A7: O vapor sobe e acontece a condensação. P: O que é condensação? A7: É a passagem do estado gasoso para o estado líquido e depois ela cai. P: Quando eu pergunto para vocês, gente... Do lado que tá o Sol o que vai acontecer? a água vai evaporar? vai condensar? vai virar chuva?

Quinta Atividade Pesquisa na Internet sobre os Sistemas Heliocêntrico e Geocêntrico, em grupo de três estudantes e utilização do aplicativo Power Point. Objetivo: Entender a viabilidade de cada sistema

Dados coletados para a obtenção da Terceira Lei de Kepler PLANETAS DISTÂNCIA EM MILHÕES DE KM PERÍODO EM ANOS PERIODO EM DIAS MERCÚRIO 57,9 0,24 87,6 VÊNUS 108 0,67 244,55 TERRA 150 1 365 MARTE 228 1,9 693,5 JUPITER 778 12 4380 SATURNO 1400 29,46 10753 URANO 2900 84 30660 NETUNO 4500 165 60225 PLUTÃO 5900 284 103660

Considerações Finais O projeto Escola de Tempo Integral oportunizou à utilização da informática com fins didáticos. Nessa Oficina, levamos o educando a pesquisar e utilizando o aplicativo PowerPoint, aprendendo um pouco de Astronomia. Com a discussão sobre os sistemas Geocêntrico e Heliocêntrico, os educandos puderam refletir e dar sua opinião sobre o que a Ciência lhes ensina, uma boa oportunidade de utilizar a estratégia de cotejar duas hipóteses referentes a um mesmo fato e decidir por aquela que o descreve mais adequadamente. Nessa atividade, uma falha perceptível foi a ausência da análise dos efeitos da gravidade com a ausência do movimento. Essa preocupação deve ser contemplada num estudo futuro. Uma outra perspectiva consiste na utilização de softwares gratuitos para a ilustração interativa desses e de outros fenômenos de interesse físico. Os trabalhos em PowerPoint foram ricos em imagens e conteúdo, pois os estudantes pesquisaram e descobriram mais do que foi solicitado, como nomes de outras galáxias, luas de outras planetas, o questionamento acerca da existência de vida ou não em outros planetas, o que é necessário para haver vida, etc.