A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
ANOS INICIAIS: construindo uma prática educativa de qualidade

2 1º ANO /ENSINO FUNDAMENTAL
Principal objetivo: Alfabetização plena Método misto: predominando o silábico Letra cursiva( opção da Escola) Leitura e construção de palavras e frases ; Explorar a Literatura Infantil( contar histórias, reconstruir a história, desenvolver a oralidade, trabalhar a sequência dos fatos...); Matemática: explorar o material concreto na construção de conceitos matemáticos.

3 2º ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL
Passagem da decodificação para a interpretação; Leitura, construção e interpretação de pequenos textos; Atividades que desenvolvam o raciocínio lógico( uso do material concreto); Envolver gradativamente as áreas do conhecimento;

4 3º ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL
Interpretação e construção de textos( perguntas que levem nosso aluno a pensar); Atividades desafiadoras que desenvolvam o raciocínio lógico; Envolver as áreas do conhecimento( planejar atividades semanais de Ciências, Geografia, História...)

5 4º ANO /ENSINO FUNDAMENTAL
Interpretação, construção de textos ( atividades desafiadoras, Gramática e ortografia; Desafios matemáticos; Trabalhar com as áreas do conhecimento;

6 5º ANO /ENSINO FUNDAMENTAL
Organizado por áreas do conhecimento: sistematização da aprendizagem por meio de diferentes disciplinas: Português, Inglês, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ensino Religioso, Artes, Ed. Física; Informática e Biblioteca. Trabalho interdisciplinar

7 1º AO 5º ANO /ENS. FUNDAMENTAL
Explorar o livro didático; Explorar os temas para casa; Aulas de informática: aulas planejadas; Atividades desafiadoras que fujam da mesmice: ex. interpretação de gráficos, tabelas, incentivar respostas orais e escritas completas, mudar finais de histórias, atividades de interpretação que exijam do aluno a leitura das entrelinhas...( de acordo com cada nivel); Promover apresentação de trabalhos orais;

8 Retomar o Espaço Ludo Pedagógico
Oficinas e palestras com profissionais qualificados; Horário para as turmas ( semanal ou quinzenal???) Em outro espaço, mais amplo e arejado.

9 Educação Física Recreação nos anos iniciais: 1 período semanal com possibilidade de 2 períodos com o professor da turma.

10 REUNIÕES PEDAGÓGICAS Reuniões pedagógicas semanais: de estudos, de planejamento, palestras com assuntos sugeridos pelo grupo, oficinas...

11 Progressão continuada:
Não há retenção nos dois primeiros anos do Ens. Fundamental; Construir e rever a avaliação dos dois primeiros anos; A Escola terá o Professor apoiador: 1 professor com 20h ou 2 com 10h); O que é o professor apoiador? Ele prestará auxílio para os professores do 1º ao 3º ano e deve participar do planejamento e reuniões pedagógicas; o trabalho é realizado no turno em que o aluno está frequentando a aula, ou seja, ele faz parte da rotina escolar; ele não é professor substituto; ele vai atender os alunos que não estão acompanhando a turma, os horários de atendimento e a organização do trabalho do profº apoiador ficam a critérios da escola e deve ser informado p/ a CRE.

12 Apresentações ano letivo 2012:
Dia das mães: 11/05 (sexta-feira/ noite); Festa Junina: no dia da festa( sábado); Dia dos pais: 10/08 (sexta-feira/ noite) Natal: 07/12 ( sexta-feira/noite) Atividade especial: Dia da Criança na semana de 08 a 10 de outubro. Proposta a ser discutida com o grupo??? Atividade do turno da tarde em horário de aula. Ex. Feira de Artes ou lançamento de um livro, ou outra atividade que envolva todos os anos( a fim de divulgar e movimentar os anos iniciais).

13 Reunião de pais: 1º ano: 2º ano: 3º ano: 4º ano: 5º ano:
Assuntos: proposta pedagógica da escola ( solicitação de acompanhamento da família, atividades que a escola oferece; o uso do uniforme(?); assuntos gerais: horários, contribuição para o xerox, fala dos professores...

14 Recados gerais: Organizar os alunos em fila ( para entrada= no pátio, não na porta de entrada da escola); para sair para o recreio, para a merenda, para ir embora). No recreio buscá-los no pátio. Não liberar aluno mais cedo sem passar pela direção.


Carregar ppt "ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google