A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros."— Transcrição da apresentação:

1 Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros

2 COMISSÃO A comissão ARTE –FÍSICA é responsável pela utilização de recursos audiovisuais, por meio de cinema, música, teatro e manifestações artísticas de maneira geral, com a finalidade de tornar a física mais atraente e próxima do nosso cotidiano, proporcionando uma aprendizagem mais significativa.

3 Proposta 1: “Speed of Sound” Objetivos: Promover o diálogo dando aos alunos a oportunidade de participar de forma mais ativa e reflexiva do processo de aprendizagem; Construção de conceitos (natureza das ondas); Despertar o interesse e a curiosidade a respeito da física; Mostrar que a física faz parte do nosso cotidiano; Estimular a criatividade.

4 Metodologia 1 º Momento: Apresentação e problematização da música Speed of Sound (Coldplay), por meio do videoclipe e distribuição de cópias impressas da letra da música com sua respectiva tradução.

5 Problematização Perguntas sugeridas: Que mensagem o autor quis passar com esta canção? O que vocês entenderam dela? Poderíamos relacionar algumas palavras da música à Física?Quais? Será que existe diferença entre som e barulho?Ou eles são a mesma coisa? Já aconteceu de vocês estarem ouvindo música e alguém reclamar do som ou do barulho? E como vocês acham que o som chega aos nossos ouvidos?

6

7 TRECHO: “o sinal que eu não poderia ler ou a luz que eu não poderia ver.”

8 2º Momento: Realização de uma pesquisa direcionada e em grupo, com os seguintes temas: explicação do funcionamento do celular e o funcionamento da televisão através de ondas eletromagnéticas. OBS: Como a pesquisa é direcionada deve-se se sugerir algumas bibliografias.

9 Sugestões http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10663(Este site dispõe de material em áudio, segue incluso o guia do professor. O professor pode disponibilizar este material para os estudantes.) http://www.youtube.com/watch?v=N2hrkzUp4tk cartilhas-uca.3-propagação-de-ondas.pdf http://informatica.hsw.uol.com.br/radiacao-dos-telefones-celulares.htm http://informatica.hsw.uol.com.br/radio.htm No término da pesquisa, cada aluno entregue um trabalho referente à mesma, em forma de texto. E em grupo, apresentem uma paródia, produzida por eles, a respeito do tema da referida pesquisa.

10 3º Momento: Com a turma ainda dividida em grupos, podemos desenvolver uma discussão a respeito dos seguintes questionamentos: Vocês acham importante conhecer sobre o mundo em que vivemos? Qual o papel da Física nisso? O que vocês acharam desta experiência (Música em aula de Física, pesquisa e produção de paródia)?

11 Proposta 2: “Tendo a Lua” Promover significância ao conteúdo abordado, Relacionar cotidiano, arte e física. Tornar a aula mais dinâmica e interativa, Estimular a criatividade e o senso crítico dos alunos;

12 Metodologia 1º Momento: Transmissão áudio visual do vídeo clipe e distribuição da letra da música “Tendo a Lua” (Paralamas do Sucesso), leitura e problematização da música em grupo.

13 Problematização

14

15 Sugestões È conveniente que o professor no momento que for questionar os alunos a respeito de Ícaro e de Galileu, traga alguma informação a respeito deles, pois os alunos podem não ter nenhuma conhecimento sobre Ícaro e Galileu. (não devem ter caráter genial) Um aspecto relevante e que também se adéqua nessa proposta é uma discussão, sobre a ida do homem a lua. Sendo interessante indagar a turma de como eles imaginam que seja a lua. O professor pode distribuir papel, tinta, lápis de cor, para que os alunos desenhem como pensam que seja a lua vista de perto. A partir disto é conveniente que o professor retorne a falar de Galileu e seus primeiros registros da lua, mostrando imagens das “Luas de Galileu”

16 O professor pode incentivá-los a comparar seus desenhos com os de Galileu e retomar a discussão da ida dos militares a lua. O que torna conveniente mostrar um vídeo dos militares na lua e enfatizar a maneira como eles se movem lá, retornando ao tema gravidade, discutindo a diferença entre a gravidade da Lua e da Terra. Como maneira de avaliar os alunos, sugerimos que os mesmos criem uma história em quadrinhos sobre o que foi visto na aula. Com a criação de um alter ego que viaje à lua em lugar de Neil Armstrong, incentivando-os a imaginar o que fariam se em vez de militares fossem artistas, levando em consideração a força da gravidade existente na lua.


Carregar ppt "Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google