BIOMAS BRASILEIROS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Advertisements

BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
Biomas brasileiros.
BIOMAS BRASILEIROS Prof. Airton.
Domínios vegetais originais
BIOMAS BRASILEIROS.
Campos.
MATA ATLÂNTICA.
BIOMAS.
Biomas brasileiros.
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
BIOMA É UMA GRANDE COMUNIDADE QUE ESTÁ ADAPTADA ÀS CONDIÇÕES ECOLÓGICAS DE CADA REGIÃO.
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
Ecossistemas Aquáticos:
BIOMAS BRASILEIROS Profa. Joana Bolsi.
Pantanal   O Pantanal fica localizado no Centro-Oeste do Brasil, nesse local existe uma planície, (terras mais baixas) rodeada por áreas de relevo mais.
Biomas Brasileiros Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra
BIOMAS BRASILEIROS Prof. Vanesa.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
Biomas Brasileiros Renata Schmitt.
OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
Biomas do Mato Grosso do Sul
PRINCIPAIS BIOMAS DO MUNDO
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
4º Ano Professora Alessandra Stock
Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni
Biomas brasileiros.
G12 – A cobertura vegetal brasileira
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Cerrado brasileiro Originalmente correspondia a 25% do território brasileiro cerca de 2 milhões de km2, hoje possui apenas cerca de 800mil Km2 Dia 11/09.
OS BIOMAS BRASILEIROS.
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
Cerrado.
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Estrutura geológica brasileira
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Floresta Amazônica.
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
Pantanal.
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
BIOMAS.
Biomas do Brasil.
Domínio dos Mares de Morro
CAATINGA As principais características da caatinga são: - Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - Presença de cactos.
Professor: Warley Ferreira
PROFESSOR: Warley Ferreira
Trabalho de Geografia Biomas Brasil
BIOMAS DO BRASIL.
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
CAP. 15 – A região Norte e a Amazônia
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
GEOGRAFIA CERRADO Grupo: Gabriel Antonio Pellegrini Dias, Milena Pieri Nathalia Zanoni, Veridiana Maraschin, Arnold Hostins, Amanda Thiel TURMA: AA11 Prof°:
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
Transcrição da apresentação:

BIOMAS BRASILEIROS

Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico. O conjunto de seres vivos de um ecossistema é denominado componente Biótico; o conjunto de fatores físicos (temperatura, umidade, água, substâncias químicas, etc) é denominado componente Abióticos.

Biomas brasileiros O Brasil tem seu território ocupado por seis grandes biomas terrestres: Amazônia, cujo domínio ocupa 49,29% do território nacional; Cerrado, cujo domínio ocupa 23,92% do território; Mata Atlântica, cujo domínio ocupa 13,04% do território nacional; Caatinga, cujo domínio ocupa 9,92% do território nacional; Pampa ou campos sulinos, cujo domínio ocupa 2,07% do território nacional; Pantanal, cujo domínio ocupa 1,76% do território nacional. Além destes, há vários ambientes marinhos.

A Amazônia A maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.

O Cerrado Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca); as cascas destas árvores são duras e grossas. O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa. Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí.

O Pantanal Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso (região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril. O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico.

A Caatinga A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco). Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; presença de cactos e bromélias; os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação); as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno.

Pampa ou Campos Sulinos Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão. Vegetação formada por gramíneas e arbustos e árvores de pequeno porte; não dependem de grande quantidade de chuvas. Sua extensão atingem os territórios da Argentina e Paraguai.

Mata Atlântica A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.  A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.

As principais características da Mata Atlântica são:  presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa; rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais; fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis; na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.