Depressão e crianças superdotadas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

O STRESS PRODUTIVO.
DEPENDÊNCIA DE DROGAS É DOENÇA
Prof.: ROGÉRIO ARAGÃO Bacharel e licenciado
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
Letramento: um tema em três gêneros
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
Matemática para todos Educação Básica
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
Perfeccionismo em crianças e adolescentes superdotados
Delinqüência e crianças superdotadas
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
O que é uma instituição social?
Professor Marcelo Rocha Contin
Immanuel Kant e o Criticismo
MÓDULO COMUNICAÇÃO INTERNA
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Os progressos da psicanálise
CUIDAR, UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES HUMANAS
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
O comportamento normal e o anormal
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
INTELIGÊNCIA RACIONAL
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
Linguagem e cognição: contexto social, cultural e cognitivo
SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
CRIATIVIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Mente Positiva.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane 2013 A01.
AUTOESTIMA É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem de si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si.
Inteligências emocional, social e interpessoal
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Sistema de Previsão Financeira Tendências e medidas de probabilidade.
Idade adulta -Por que tantas pessoas optam por ter filhos?
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Ergonomia I.
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Fisioterapia Geriatrica
Fator Essencial Poder curador
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE DOS 6 AOS 12 ANOS
Compilação Rita Gonzales
OBJETOS E FENÔMENOS TRANSICIONAIS
Homem e Sociedade 1.1. O Conhecimento: característica fundamental da humanidade O conhecimento, produto da atividade consciente do pensamento,
Teorias da Personalidade II Prof. Felipe Stiebler Leite Villela
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.
Introdução – Origens Em 1958 A. W. Phillips apresentou um gráfico que mostrava a taxa de inflação vis s vis a taxa de desemprego no Reino Unido entre.
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
Conceitualização Cognitiva
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
COMUNICAÇÃO Processo Emissor transmite uma mensagem a um receptor por meio de um canal. - Emissor:. Experimenta a necessidade de comunicar algo. Elabora.
O superdotado é uma criança como qualquer outra, mas há algo que o distingue: o talento. Todo talento deve ser estimulado, regado como se fosse uma planta.
Émile Durkheim
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
Falando de Relações Interpessoais Tempo de Criança Fac. Claudia Pedral AGOSTO/13.
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Transcrição da apresentação:

Depressão e crianças superdotadas

Depressão e Superdotação Não existe evidências empíricas de que superdotados tem risco de apresentar maiores taxas depressão ou suicídio. Exceto em estudantes superdotados criativamente em artes visuais e escrita. Garotas são duas vezes mais provável de desenvolver depressão que garotos. Deve-se considerar os fatores sócio-econômicos e culturais da criança.

Fatores de risco de Depressão Desenvolvimento assíncrono O desenvolvimento de altas habilidades da criança pode diferir tanto da norma que ela experimenta um estresse e isolamento social adicional. Perfeccionismo A percepção da pressão parental e social combinada com sentimentos de inadequação podem contribuir para um medo exagerado de falhar e auto-avaliações negativas. Contudo superdotados tendem a ter um forma adaptativa de perfeccionismo do que uma forma má adaptativa.

Fatores de risco de Depressão Isolamento social Isolamento social é normalmente associado com humor depressivo. Contudo estudos recentes dizem que não se consiste num fator por si mesmo, mas que talvez o inverso da situação. Evidências indicam que superdotados interpretam esse isolamento de um modo diferente. Sensibilidade Superdotados podem experimentar maiores níveis de frustração quando são intelectualmente capazes de entender a natureza e seriedade das injustiças pessoais e globais, e ainda sentem-se incapazes de fazer algo a respeito.

Fatores de proteção Alta inteligência. Habilidades de resolução de problemas. Habilidades sociais avançadas. Androginia. Raciocínio moral avançado. Senso de humor.*