Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS

CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
COMUNICAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO EM ENCONTROS E CONGRESSOS COMUNICAÇÃO ORAL PÔSTER ACADÊMICO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
O PÔSTER Curso ATAC - III NTE/NOVA ANDRADINA.
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Projeto língua portuguesa
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Sérgio Elias Vieira Cury
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Docente: Edson Alencar Silva
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Desenvolvimento de PROJETOS.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Aplicando novas ferramentas
Ariel Levy Macaé – 2010/1 Prática VI.
O Uso Pedagógico do Blog
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Museu Memórias de Alfabetização
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Como escrever um artigo
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
Introdução, resumo e conclusão
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
NTE/NOVA ANDRADINA O PÔSTER Curso ATAC II – Aula 04.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Equipe responsável pela produção
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
- Trata-se de um porta-fólio; - Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola; - Um material acumulado pelo desenvolvimento.
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Professor(es) Apresentador(es):
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Pré-Projeto Multimídia
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
FICHAMENTO.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Tutorial em duas etapas: Etapa 1: Criação de conta no wikispaces e acesso à página do grupo Etapa 2: Explicação sobre o trabalho de pesquisa.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Formação continuada 2º Encontro
NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE OBJETIVOS -NAVEGAR PELA INTERNET COM O SOFTWARE LIVRE DE NAVEGAÇÃO, ICEWEASEL, PREVENINDO-SE DE RISCOS.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Internet, Hipertexto e Hipermídia Carlos Roberto das Virgens

Objetivos da Unidade 02 Apresentar a internet como espaço de colaboração e publicação; Apresentar espaços de pesquisa e de colaboração na Internet (Wikipédia e Wikicionário); Apresentar hipertextos como modalidade de registro na Internet; Apresentar o conceito de hipertexto como forma de representação não linear de conhecimento. Criar hipertextos simples, utilizando editor de texto e a web.

Introdução ao Tema Internet Atividade 2.1 – Navegação em hipertexto Navegação à deriva Web 2.0 Discussão e Registro em Fórum

O Hipertexto Atividade 2.2 – Navegando hipertexto sobre hipertexto O que é hipertexto? Registro da experiência de navegação: Como foi, para você lidar com um produto textual em que se navega, além de ler?

As linguagens da Internet: o Hipertexto Atividade 2.2 B – O que é hipertexto? Antes de realizar essa atividade reflita sobre as seguintes questões: Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? você se perdeu? Conseguiu retornar e achar seus caminhos? Conheceu coisas inesperadas? Aprendeu um pouco acerca do tema central, os hipertextos? Saberia dizer por onde andou? Saberia enumerar cada coisa sobre o que leu?

As linguagens da Internet: o Hipertexto Atividade 2.3 – Conhecendo e comentando trabalhos de colegas Produzir texto curto Escolher três trabalhos interessantes para você e comentar o que mais chamou sua atenção Observar se o trabalho do colega for muito extenso

As linguagens da Internet Os hipertextos podem ser lidos de muitas formas, em muitas ordens diferentes: várias palavras ou expressões ao longo do hipertexto podem remeter a outros textos ou a outros pontos do mesmo texto.

O que é um portifólio? O portifólio pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo de aprendizagem, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva. Cada cursista fará o seu portifólio.

Criando um Portifólio Navegável Atividade 2.4 – Criando um portifólio em hipertexto, o seu hiper-portifólio Cada cursista irá produzir seu portifólio (writer e wiki) com comentários de cada atividade que produziu e colocará links para cada atividade. www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com/

Portifólio em Hipertexto, um Hiperportifólio Atividade 2.5 – Planejando uma atividade com hipertexto ou internet: Formar grupos de trabalho (2 ou 3), de preferência da mesma escola. Planejar uma atividade a ser desenvolvida com os alunos usando os recursos trabalhados (criação de páginas pessoais, navegação e pesquisa na internet, criação de hipertexto coletivo)

Avaliação do que foi produzido ao longo das duas semanas O que são Blogs, Wikipedia e Wikicionário

A Internet como Espaço de Autoria Atividade 2.6 – Execução da atividade planejada O professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da dupla ou do trio, deve estar em sala como observador,anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se comportam.

Locais de Pesquisa e Divulgação na WEB Portal Domínio Público Portal do Professor RIVED (rede internacional virtual de educação) Blogs

Autoria na Internet X Comunidade Atividade 2.7 – O registro digital da experiência Faça o registro através de um texto, um documento multimídia ou um hiperdocumento. Linkando as atividades que os alunos produziram.

Autoria na Internet X Comunidade Atividade 2.8 – O Pôster Constar os aspectos mais gerais do trabalho, como se fosse um resumo ilustrado e ilustrativo.

Conteúdo do Pôster Título do trabalho Nome do autor, seguido da menção à instituição a qual está vinculado e à agência financiadora do trabalho entre parênteses E-mail do autor Palavras-chaves separadas por hífens Descrição: Apresentação resumida da pesquisa e sua justificativa, realçando a relevância social e acadêmica do estudo. Objetivos: Indicação daquilo que o pesquisador almeja descobrir com a pesquisa. Metodologia: Síntese da metodologia (análise do discurso, análise de conteúdo etc.) e dos procedimentos metodológicos (pesquisa em periódicos, observação, entrevista etc.) adotados pelo pesquisador. Análise dos resultados: Indicação dos resultados alcançados, com breve análise de como eles foram obtidos e quais as suas implicações. Conclusões: Breve resgate das hipóteses, relacionando-as aos resultados de maior destaque, e indicação de perspectivas para abordagem do tema. Referências: Indicação da bibliografia, dos periódicos e de demais fontes efetivamente utilizadas pelo autor.

Wikipédia, Wikcionário, vivendo em comunidade Atividade 2.9 – Vagando pelo Wikipedia Atividade 2.9 B – Vagando pelo Wikicionário Registre no Fórum as impressões obtidas através da navegação pelos ambientes, relacionado as semelhanças e diferenças percebidas

Avaliação e Apresentação Atividade 2.10 – Apresentação dos trabalhos junto ao pôster Tempo de apresentação: 5 minutos por grupo Postagem no portifólio e publicação no Portal do Professor