Luciano Andrade Bernardes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATIVIDADES DE AVENTURA E A EDUCAÇÃO FÍSICA
Advertisements

Aceite-me como eu sou! Uma história real.
A TIGELA DE MADEIRA Criação Ria Slides.
Dimitri Wuo Pereira PÓS GRADUAÇÃO FMU TENDÊNCIA E PROFISSIONALIZAÇÃO EM ESPORTES DE AVENTURA Dimitri Wuo Pereira.
Fundamentos dos Esportes de Aventura.
Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU.
Atividades e Esportes de Aventura
FMU – PÓS GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE DE AVENTURA
Atividades e Esportes de Aventura
ATIVIDADES DE AVENTURA Conceitos
Esportes de Aventura.
Formado em Educação Física (Uninove- SP 2007)
ESCALADA, TÉCNICAS VERTICAIS E MONTANHISMO.
ESPORTES RADICAIS: AÉREOS, AQUÁTICOS E TERRESTRES
A Rocha.
Certo dia, decidi dar-me por vencido
A Minhoca e o Escaravelho
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
Era uma vez cinco homens da caverna: Unga, Bunga, Ugui, Bugui e Rodoaldo.
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
A BORBOLETA AZUL.
Água Presente Divino.
O Tempo É O Melhor Remédio
APRENDA A GOSTAR DE VOCÊ.
Evangelização Espírita Infantil Um professor diferente
A Verdadeira Perfeição! CLICAR No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem.
O Planetinha Amarelo.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Fonte: Redação Meia Fina
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
"Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que.
COLACIO.J SLIDES APRESENTA
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
QUEM É O VERDADEIRO COELHINHO?.
Adaptação: Aldir Gonçalves
PRO ADVENTURE Turismo de aventura Fone: (98) /
Ética e Moral na formação dos filhos
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
Feito por: Ana Catarina Monteiro Oliveira Nº1 5ºA
LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
Os cegos e o elefante John Godfrey Saxe ( )
Análise Organizacional
Experiências das Três Leis de Newton
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
Atividades e Esportes de Aventura
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
CARTA DA TERRA Para crianças.
A Rocha.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
A lenda da noite Arutãna era um menino que vivia sonhando com a noite, pois alguém havia sumido com ela.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
A Tábua.
A FORÇA DO BAMBU.
QuintanaQuintanaQuintanaQuintana MárioMárioMárioMário Som Aprenda a gostar de você.
A Samambaia e o Bambu.
Os anos das grandes oportunidades
Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia maravilhosamente.
Atividades e Esportes de Aventura
UM ENCONTRO FOLCLÓRICO 3ª série C Campo Belo. Todos os anos eles se reuniam na floresta, à beira de um rio, para ver às quantas andava a sua fama. Eram.
ORGANIZAÇÃO DO CURSO Fase 1 Caderno 1 ao 6 100h Fase 2 Caderno 7 ao h.
Uma linda história contada por Osho ~ Sobre a Coragem~
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
Oii, eu sou Antônio Lucas Coordenador nacional da Seleção Brasileira de Máster e se você está aqui...
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
O jogo e o esporte: qual o problema? (LUCENA, 2005, p )
“Os pais devem considerar isso. Eles precisam compreender os princípios que fundamentam o cuidado e a educação das crianças. Devem ser capazes de criá-las.
Anotações.  Definição:  Recorrer à credibilidade (de alguém ou de alguma fonte) como argumento.  Exemplo:  “É obvio que eu estou certo, pois está.
Esportes de Aventura I 1º Semestre.
Transcrição da apresentação:

Luciano Andrade Bernardes Currículo Luciano Andrade Bernardes Graduado em Odontologia – UCCB –1991 Graduado em Educação Física – FIG-UNIMESP – 1995 Graduando em Direito – FIG-UNIMESP (4º Semestre) Especialista em Atividades e Esportes de Aventura – UniFMU – 2010 Mestre em Ciências da Saúde (Ênfase em Motricidade Humana ) – UnG – 2002 1º Tenente-Dentista R/2 – Exército Brasileiro Cirurgião Dentista de Prefeitura Municipal de Guarulhos vinculado à Secretaria de Esportes (desde 1999) Docente nas Disciplinas de Anatomia Humana e Esportes de Aventura – FIG-UNIMESP (desde 1997) Coordenador e Docente – Pós Graduação em Atividades e Esportes de Aventura – UniFMU (Desde 2009) Docente – Pós Graduação - Univ. Gama Filho (Disciplina – Anatomia Humana) Praticante de Enduro a Pé (Trekking de Regularidade) desde 2000 – Tetracampeão Paulista (04-05-08-11) e Vice campeão Brasileiro (08) Vice-Presidente da Federação Paulista de Enduro a Pé e Trekking –FEPEP (2006-2010) Sócio-Proprietário e Diretor Técnico – Total Aventura (2005-2008)

E-mail: lucianoaventura@uol.com.br “Pós Esportes de Aventura” http://www.facebook.com/?ref=home#!/profile.php?id=100001809135666 Artigos, Dissertações, Teses, e outros trabalhos sobre as atividades de aventura estão no nosso site: www.posaventura.com E-mail: lucianoaventura@uol.com.br

OS CEGOS E O ELEFANTE (História do Folclore Hindu) Numa cidade da Índia viviam sete sábios cegos. Como os seus conselhos eram sempre excelentes, todas as pessoas que tinham problemas recorriam à sua ajuda. Embora fossem amigos, havia uma certa rivalidade entre eles que, de vez em quando, discutiam sobre  qual seria o mais sábio. Certa noite, depois de muito conversarem acerca da verdade da vida e não chegarem a um acordo, o sétimo sábio ficou tão aborrecido que resolveu ir morar sozinho numa caverna da montanha. Disse aos companheiros:

Somos cegos para que possamos ouvir e entender melhor que as outras pessoas a verdade da vida. E, em vez de aconselhar os necessitados, vocês ficam aí discutindo como se quisessem ganhar uma competição. Não aguento mais! Vou-me embora. No dia seguinte, chegou à cidade um comerciante montado num enorme elefante. Os cegos nunca tinham tocado nesse animal e correram para a rua ao encontro dele.

O primeiro sábio apalpou a barriga do animal e declarou: - Trata-se de um ser gigantesco e muito forte! Posso tocar nos seus músculos e eles não se movem; parecem paredes... Que palermice! - disse o segundo sábio, tocando nas presas do elefante. - Este animal é pontiagudo como uma lança, uma arma de guerra...

Ambos se enganam - retorquiu o terceiro sábio, que apertava a tromba do elefante. Este animal é idêntico a uma serpente! Mas não morde, porque não tem dentes na boca. É uma cobra mansa e macia... Vocês estão totalmente alucinados! - gritou o quarto sábio, que mexia nas orelhas do elefante. Este animal não se parece com nenhum outro. Os seus movimentos são bamboleantes, como se o seu corpo fosse uma enorme leque ambulante...

Vejam só. - Todos vocês, mas todos mesmos, estão completamente errados Vejam só! - Todos vocês, mas todos mesmos, estão completamente errados! - irritou-se o quinto sábio, tocando a pequena cauda do elefante. - Este animal é como uma rocha com uma corda presa no corpo. Posso até  pendurar-me nele. -Que nada disse o sexto sábio, tocando a mão nas pernas do elefante - Esse animal se assemelha a uma árvore, essa é a verdade.

E assim ficaram horas debatendo, aos gritos, os seis sábios E assim ficaram horas debatendo, aos gritos, os seis sábios. Até que o sétimo sábio cego, o que agora habitava a montanha, apareceu conduzido por uma criança. Ouvindo a discussão, pediu ao menino que desenhasse no chão a figura do elefante. Quando tateou os contornos do desenho, percebeu como era de fato um elefante.

Moral da História...

Todos os sábios estavam certos e errados ao mesmo tempo. - É assim que os homens se comportam perante a verdade. Pegam apenas numa parte, pensam que é o todo, e continuam tolos!

Educação Física:

Educação Física:

Faculdades de Educação Física – Disciplina “Aventura”   Atividades de Aventura na Escola Esportes de Aventura Pedagogia das Atividades Físicas de Aventura Pedagogia das Atividades Físicas de Aventura e Natureza Atividades Alternativas Esportes Alternativos Atividades Contemporâneas Surf Esportes Radicais Atividades Radicais e de Aventura Fundamentos dos Esportes de Aventura Esportes Regionais e de Aventura Modalidades Alternativas *Cursos situados em um raio de 100 kms de S.Paulo. Julho/2009

MÍDIA: Sucesso Coragem Risco superado Heroismo Exclusividade Dinheiro

Você conhece??? Bob Burnquist – Campeão Mundial 2008 – Skate Vertical

Você conhece??? Guilherme Tâmega – Hexacampeão Mundial – Bodyboard

Você conhece??? Equipe Alaya Bozo d´Água - Bicampeã Mundial 07- 09 – Rafting

Você conhece??? Pepê - Campeão Mundial 1981 – Asa Delta

Você conhece???

Fabíola da Silva – Heptacampeã Mundial – Patins In-Line Você conhece??? Fabíola da Silva – Heptacampeã Mundial – Patins In-Line

Você conhece??? Sandro “Mineirinho” Dias – Pentacampeão Mundial – Skate Vertical

Você conhece??? Glenda Koslowski – Tetracampeã Mundial – Body Board

Toda atividade esportiva deve originar emoção, prazer e satisfação tanto no praticante quanto no espectador (Cantorani e Pilatti, 2005)

Faça uma lista com todos os “Esportes de Aventura” que conhece! 5 minutos

Esportes Radicais? Esportes de Aventura? Esportes de Ação? Esportes Ecológicos? Esportes Californianos? Atividades de Aventura? Treinamentos Experienciais? Práticas Corporais de Aventura? Atividades Outdoor? Atividades Experienciais? Novos Esportes? Esportes Extremos? Esportes Selvagens?

O que é Jogo e o que é Esporte? Qual a diferença?

Esporte: Tem regras formais, que são estipuladas por confederações internacionais de cada modalidade, dando a elas o caráter de universal. As regras são claras e até mesmo as sinalizações de arbitragem são padronizadas. Não há ludicidade, podendo existir até o profissionalismo.

Jogo: Tem regras, porém não formalizadas (“Quem está no jogo, faz o jogo”). Pode variar de região para região e tem características lúdicas. Segundo Huizinga (1938), o jogo é uma atividade livre, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira imensa e total. É praticada dentro de limites especiais e temporais próprios, segundo uma certa ordem e certas regras. HUIZINGA,J. Homo Ludens. 1938

Segundo o Ministério do Esporte (Comissão de Esporte de Aventura – CEAV - 2007) : Esportes Radicais: Compreendem o conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas a partir de sensações e de emoções, sob condições de risco calculado. Realizadas em manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio extremo. Desenvolvidas em ambientes controlados, podendo ser artificiais, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.

Segundo o Ministério do Esporte (Comissão de Esporte de Aventura – CEAV - 2007) : Esportes de Aventura: Compreendem o conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas em interação com a natureza, a partir de sensações e emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio e de risco calculado. Realizadas em ambientes naturais (ar, neve, água, gelo e terra), como exploração das possibilidades da condição humana, em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.

Atividade Física de Aventura na Natureza (AFAN) Segundo Javier Betrán Atividade Física de Aventura na Natureza (AFAN)    Ar Água Terra

DE ONDE VEM A ATRAÇÃO PELAS ATIVIDADES DE AVENTURA?

CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS (Callois, 1958) Agôn (Competição) Alea (Chance) Mimicry (Simulação) Ilinx (Vertigem)

CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS (Callois, 1958) Paidia: Algazarra, Riso solto, agitação (Crianças) Ludus: Regras, técnicas, equipamentos (Adultos)

CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS AGÔN (Competição) Ludus Paidia

CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS Ilinx (Vertigem) Ludus Paidia

RISCO / EMOÇÃO A X B X C

VERTIGEM – RISCO - AVENTURA Serotonina: Neurotransmissor secretado pelos neurônios, é responsável pela sensação de prazer, tem funções antidepressivas. Dopamina: Neurotransmissor responsável pela sensação de energia, satisfação e prazer. Produzida na base do cérebro é responsável pelo mecanismo do vício. Endorfina: Neurotransmissor que age como analgésico natural do nosso corpo, além das sensações de relaxamento, bem estar e euforia. Adrenalina: Hormônio secretado pelas Glândulas Supra Renais, liberado em casos de situações de risco. Prepara o organismo para a luta.

Também liberam as mesmas substâncias...

Surfe Zagui, R., 2010

Mergulho Zagui, R., 2010

Escalada / Rapel Zagui, R., 2010

Inserindo as Atividades de Aventura na Educação Física Academias Acantonamentos Clubes Competições Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

Arvorismo / Rapel / Tirolesa Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

Slackline Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades Slackline

Escalada Indoor Acantonamentos Clubes Competição Escolas Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

Boudering Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades Boudering

Enduro a Pé Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

Trekking / Hiking Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Corrida de Orientação / Aventura Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades

Atividades em Bicicleta Academias Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Universidades

Grassboard Acantonamentos Escolas Eventos Públicos Hotéis

Street Luge / Rolimã Acantonamentos Escolas Eventos Públicos Hotéis

Skate Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Parkour Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Patins Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Surfe Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Stand Up Surf Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Academias Acantonamentos Clubes Escolas Eventos Públicos Hotéis Universidades

Mergulho Acantonamentos Clubes Escolas Hotéis Navios Universidades Academias Acantonamentos Clubes Escolas Hotéis Navios Universidades

Canoagem Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Academias Acantonamentos Clubes Competição Escolas Eventos Públicos Hotéis Navios Universidades Canoagem