POLIMIG Curso Técnico em Informática Disciplina: Hardware

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Componentes de Um Computador
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
CPU: Controle e processamento
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Maria Aparecida Castro Livi
Introdução à Informática
Esquema básico do hardware
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Processadores – Aula 3 Professor: André Luis Meneses Silva
Arquitectura interna de um computador
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Professor Felipe Monteiro Lima
Introdução à Programação
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Prof. João Paulo de Toledo Gomes
Computadores Tipos e estrutura interna
Prof.: Vagner Pinto Borges Prof.: Vagner Pinto Introdução à Arquitetura e Organização.
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Organização de Computadores
Sistemas Operacionais I
Organização de um computador
Organização e Arquitetura de Computadores
Pet computação UFPE Aula de apoio aos feras: Arquitetura de Computadores.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Arquitetura de Computadores
Organização e Arquitetura de Computadores
Fundamentos de Arquitetura da Computação
Técnico em Informática
Definição O processador é o C.I. mais importante do computador. Ele é considerado como o cérebro do computador e funciona como uma UCP – Unidade Central.
Introdução à INFORMÁTICA
Técnico em Informática
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Unidade de Controle.
Algoritmos e Programação I
Registradores.
Tudo sobre o Processador
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
CPU (Unidade Central de Processamento Processador É constituído por um conjunto de chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções.
1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos.
Processador André Santos nº1 Prof: Carlos Pereira
Introdução à Engenharia de Computação
Introdução à Informática
Componentes básicos de um computador
Arquitetura de Computadores Processadores 2 Waldemiro Arruda.
Estrutura de Interconexão
O que devem fazer os Microprocessadores ?
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Processadores.
Arquitetura de Computadores
MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE COMPUTADORES
Arquitetura de Microcomputadores
Sistemas Operacionais
Funcionamento interno do computador
Arquitetura de computadores
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Mono processamento e Multi processamento
A CPU E SUA EVOLUÇÃO.
Princípios Básicos de Utilização do Computador
ARQUITETURA DE VON NEUMANN
Organização Estruturada de Computadores
Sistemas Operacionais Arquitetura de Computadores
Microcontroladores.
Pet computação UFPE Arquitetura Von Neumann. pet computação UFPE 1.Definição e tipos de arquitetura Quando falamos em arquitetura temos dois tipos a considerar:
CESAC Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática.
 Todo processador é constituído de circuitos capazes de realizar algumas operações primitivas:  Somar e subtrair  Mover um dado de um local de armazenamento.
Transcrição da apresentação:

POLIMIG Curso Técnico em Informática Disciplina: Hardware Professor: Rafael Rodrigo da Silva

Processadores Um processador é um circuito de escala muito alta de integração (entre 100.000 a 1 milhão de componentes de estado sólido em um único chip), que é considerado o "cérebro" do computador. Tem a função de executar os programas, fazer os cálculos e tomar decisões, de acordo com as instruções armazenadas na memória. 

Processadores Os processadores são compostos de: Unidades de execução; Registradores; Unidade lógico-aritmética;

O processador realiza as seguintes ações: Processadores O processador realiza as seguintes ações: Busca de instruções: a CPU lê uma instrução da memória. Interpretação de instrução: decodificação da instrução para determinação da ação requerida. Busca de dados: executar uma instrução pode envolver a leitura de dados de memória ou de um dispositivo de E/S. Processamento de dados: executar uma instrução pode requerer efetuar uma operação aritmética ou lógica sobre os dados. Escrita de dados: os resultados da execução podem envolver escrever dados na memória ou em um módulo de E/S.

Processadores Dentro da CPU existe um conjunto de registradores que tem duas funções: Possibilitar ao programador de linguagem de montagem ou de máquina minimizar referências à memória. São os registradores visíveis para o usuário. Controlar as operações da CPU. São usados por programas privilegiados do sistema operacional e pela unidade de controle, para controlar a execução de programas. São os Registradores de controle e estado.

Unidade Lógica e Aritmética: ULA O primeiro componente essencial em um computador é a Unidade Lógica e Aritmética (ALU), a qual, como o próprio nome já diz, assume todas as tarefas relacionadas às operações lógicas (ou, e, negação, etc) e aritméticas (adições, subtrações, etc...) a serem realizadas no contexto de uma tarefa.

Unidade de Controle (UC): responsável por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior do CPU, e ainda por dar todas as instruções para o correto funcionamento interno do CPU; a apoiá-la/o terá a colaboração de uma outra estrutura/actor (o decodificador de instruções). A unidade de controle executa três ações básicas intrínsecas e pré-programadas pelo próprio fabricante do processador, são elas: busca, decodificação e execução.

Clock Faz a sincronização dos componentes do computador (processador, memória, placa mãe). Popularmente falando, é a “velocidade” do Processador. Os processadores possuem Clock Interno e Clock Externo.

Processadores Clock Interno: Velocidade que o processador executa o processamento das informações. Clock Externo: Velocidade que o processador envia e recebe os dados a serem executados. Dados estes que vêm e vão da Placa Mãe através do soquete.

Processadores mono-core ou single-core Os processadores single-core, possuem apenas um núcleo, assim ele pode executar perfeitamente diversas tarefas que exigem pouco uso dos recursos do mesmo., porém, se você executar algo que tente utilizar 100% dos recursos do processador? Este aplicativo exigiria total “atenção” do processador, o que resultaria em uma lentidão não só do aplicativo em questão, como também em qualquer outro aplicativo rodando no micro.

Processadores multi-core Em processadores de múltiplos núcleos o sistema operacional trata cada um desses núcleos como um processador diferente. Na maioria dos casos, cada unidade possui seu próprio cache e pode processar várias instruções simultaneamente. Adicionar novos núcleos de processamento a um processador (único encapsulamento) possibilita que as instruções das aplicações sejam executadas em paralelo, como se fossem 2 ou mais processadores distintos. Os dois núcleos não somam a capacidade de processamento, mas dividem as tarefas entre si. Por exemplo, um processador de dois núcleos com clock de 1.8 GHz não equivale a um processador de um núcleo funcionando com clock de 3.6 Ghz, e sim dois núcleos de 0.9.

Comparativo

Fim