Data Center.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Sistemas Distribuídos
Análise e Projeto de Sistemas III
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino
Paulo Landgraf ICEC 24/03/2017 Projeto de Redes Paulo Landgraf ICEC
Acordo de Nível de Serviço Gerenciamento de Disponibilidade
Sistemas Distribuídos:Definições e Caracteristicas
Sistemas Operacionais - 3
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
Mecanismo de Proteção (Prevenção e Detecção)
Administração de Sistemas de Informação II
Conceitos Básicos Dado: fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto de um domínio de aplicação Exemplos: endereço,
Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.
GERENCIAMENTO DE REDES
CABEAMENTO ESTRUTURADO FLEXIBILIDADE DE SOLUÇÕES
Gerência de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento
Princípios e Conceitos de Software(v2)
3 – Projeto Lógico da Rede
Faculdade Pitágoras Cursos Tecnólogos
Infraestrutura de tecnologia da informação
Prefeitura de Santo André
Projeto de Datacenters
Infraestrutura de Redes Soluções
S ISTEMA O DIN Egio Arruda Junior. S ISTEMA O DIN - I NTRODUÇÃO Requisitos; Visão Geral; Visão Cliente; Visão Servidor; Instanciando o Odin; Discussão.
Segurança Ambiente: Equipamentos de energia, combate a incêndio, monitoramento de ambiente e iluminação de emergência FATEC – Americana Tecnologia em Análise.
REDUNDÂNCIA POR SOFTWARE
Sistemas Distribuídos
Segurança e auditoria de sistemas
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
Institucional.
ACESSO A BASE DE DADOS.
Segurança Ambiente: Equipamentos de energia, combate a incêndio, monitoramento de ambiente e iluminação de emergência FATEC – Americana Tecnologia em Análise.
Protocolos e o Modelo OSI
Avaliação energética e de dependabilidade de Data Centers.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Introdução É com grande satisfação que apresentamos a Cloud da NDDigital! Solução para armazenamento e disponibilidade de serviços prestados a você cliente.
TELSTAR NO MUNDO Spain USA Portugal France Mexico Belgium Brazil
Projeto de Arquitetura de Software Visão Geral
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Parceria Estratégica. 1.Mandic, Soluções e Parceria. 2.O que é Computação em Nuvem? 3.A Oportunidade. 4.Como se diferenciar com o modelo de negócio na.
O primeiro passo para a nuvem
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
Sistemas Distribuídos
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Google Wave (Arquitetura) Ademir Junior / Felipe Ferreira / Fernando Kakimoto.
Segurança física e lógica
Rede Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Backup  Um dos pontos importantes nos sistemas baseados em redes de computadores é a possibilidade de recuperação.
Managed Cloud Services
Introdução à Validação de Processo e Controle de Alterações Formação de Auditores CPG FAT02SP Ricardo P. Moisés Instituto RACINE Data da aula: 24/07/2009.
Conceitos de Monitoramento
Infraestrutura Computacional Prof. Me. Vanderlei Ienne.
Análise de vulnerabilidades
Infraestrutura Hiper Convergente e Invisível
Sistema de Gestão da Qualidade
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS. Aquisição de Buc´s, Modens e LNB´s Aquisição de certificados digitais Solução de alta disponibilidade Renovação.
Equipamentos de interligação de redes
Professora Roberta Peracio
Ricardo de Andrade Kratz
Sistemas Operacionais de Redes Data Center IGOR ALVES.
Datacenter Redundante – Sede I Departamento de Tecnologia da Informação.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Transcrição da apresentação:

Data Center

Data Center O Data Center é um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de rede (switches, roteadores). O objetivo principal de um Data Center é garantir a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas cruciais para o negócio de uma organização

Em linhas gerais, um Data Center deve conter: Infraestrutura de Rede O Data Center deve possuir conexões (links) redundantes com pelo menos mais de um fornecedor de backbone em uma estrutura de Autonomous System (AS). Esta infraestrutura tem o objetivo de garantir que os sistemas hospedados no Data Center permaneçam acessíveis, mesmo se houver falhas em uma das conexões com a Internet.

Data Center Segurança Física O Data Center deve fornecer mecanismos de segurança para restringir o acesso a somente pessoas autorizadas. Estes mecanismos geralmente são compostos de câmeras de segurança, vigilância armada e sistema de identificação. Combate e Prevenção Contra Incêndios O Data Center deve conter um sistema que evite e previna que os equipamentos sejam danificados por incêndios. O sistema de combate e prevenção contra incêndios pode ser composto de sistema de detecção de fumaça, extintores, gases inibidores e procedimentos de brigadas de incêndio.

Data Center Refrigeração O Data Center deve garantir que a temperatura do ambiente esteja em níveis aceitáveis para a operação dos sistemas e principalmente que não hajam oscilações de temperatura que são extremamente prejudiciais ao funcionamento de qualquer equipamento. O equipamento de refrigeração deve ser redundante. Energia O Data Center deve garantir que não haja falta de energia e tampouco oscilações em seu fornecimento que possam danificar equipamentos. O sistema de fornecimento de energia é geralmente composto por sistemas de no-breaks, geradores e alimentação por mais de uma substação.

Projeto: O que observar na Rede? Data Center   Projeto: O que observar na Rede?  Alta Disponibilidade Alta Performance (Velocidade) Projeto Flexível Rapidez em Instalações e Modificações Agilidade na Detecção de Problemas Preparados para o Futuro Fácil de Implementar e Utilizar 

Data Center Normas: ANSI/TIA 942 –Telecommunications Infrastructure Standard for Data Centers (publicada em 2005)   ABNT/CB-21 CE-21:204.21/GT-9 (draft) ISO 24764 (draft; só cabling)  EN 50173-5.200x (draft; só cabling)

Data Center O Padrão TIER é um modelo usado para mensurar o nível da infraestrutura de um local destinado ao funcionamento de um centro de processamento de dados (CPD). O Uptime Institute Professional Services é o único fornecedor de consulta e Certificações para o Sistema de Classificação Tier.

Data Center As classificações Tier foram criadas para descrever, de modo consistente, o nível de exigência requerida de infraestrutura local destinada a manter as operações de um centro de processamento dados (CPD), e não das característica individuais dos sistemas ou subsistemas componentes de um CPD. Assim, a classificação da topologia Tier considera como um todo o local destinado a hospedar um CPD, sendo restringida pela classificação do seu subsistema mais fraco, que pode impactar toda a operação daquele local. O sistema que avalia e classifica a infraestrutura de CPD com base em um formato padrão, é denominado Sistema de Classificação de Nível Tier I, II, III, IV. Este sistema tem como objetivo básico comparar a funcionalidade, capacidade e a esperada disponibilidade (ou desempenho) de uma certa topologia de projeto de infraestrutura de um CPD em relação a outros, ou para comparar um grupo de localidades distintas hospedando CPDs. O padrão Tier foca na topologia e no desempenho (performance) de um local individual destinado a CPD, sendo independente dos sistemas de Tecnologia da Informação que operam dentro do local.

Data Center TIA 942 A norma TIA 942 da Associação das Indústrias deTelecomunicações (TIA) descreve os requisitos para a infraestrutura de centro de processamento de dados. O mais simples é um CPD padrão Tier 1, que é basicamente uma sala do servidor, seguindo as diretrizes básicas para a instalação de sistemas de computador. O nível mais complexo é um CPD no padrão Tier 4, que é projetado para hospedar sistemas computacionais de missão crítica, com os subsistemas totalmente redundante e zonas de segurança compartimentadas, controladas por métodos de acesso biométrico. Outra consideração é a colocação do centro de dados em um contexto subterrâneo, para segurança de dados, bem como considerações ambientais, tais como exigências de arrefecimento.

Data Center Nível de Tier Requisitos 1 Caminho de distribuição único não-redundante que serve os equipamentos de TI Componentes de capacidade não-redundantes Infraestrutura do local básico garantindo disponibilidade 99,671% 2 Cumpre todos os requisitos do Tier 1 Infraestrutura do local com componentes de capacidade redundante, garantindo a disponibilidade de 99,741% 3 Cumpre todos os requisitos Tier 1 e Tier 2 Múltiplos caminhos de distribuição independente, servindo aos equipamentos de TI Todos os equipamentos de TI devem ser dual-alimentados e totalmente compatíveis com a topologia da arquitetura do local Infraestrutura local paralelamente sustentável, garantindo a disponibilidade de 99,982% 4 Cumpre todos os requisitos Tier 1, Tier 2 e Tier 3 Todos os equipamentos de refrigeração são independentes e dual-alimentados, incluindo os de esfriamento e de aquecimento, ventilação e sistemas de ar-condicionado (HVAC) Infraestrutura local tolerante a falhas, com instalações de armazenamento e distribuição de energia elétrica, garantindo a disponibilidade de 99,995% Referências

Data Center

Data Center

Data Center

Data Center

Data Center

Data Center

Data Center

Data Center Tier 1 ±28.8 horas Tier 2 ±22.0 horas Tier 3 ±1.6 horas Downtime por ano, em função da classificação: Tier 1 ±28.8 horas Tier 2 ±22.0 horas Tier 3 ±1.6 horas Tier 4 ±.4 horas Uptime, em função da classificação: Tier 1 ±99,67% Tier 2 ±99,75% Tier 3 ±99,98% Tier 4 ±99,995%

Data Center

Data Center

Data Center