Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Proposta Pastoral 2006.
“Quem embala um berço, embala o futuro do mundo.”
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Constituição de Equipas de
Pastoral Familiar Setor Casos Especiais.
Vinde a mim.
PASTORAL FAMILIAR. PASTORAL FAMILIAR __________________________________________________ Pastoral Familiar __________________________________________________.
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
Apresentação do Senhor
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO – Acolhida e Diretrizes
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
ORIENTAÇÕES 2008.
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
A Família que Deus quer.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Diocese de Amargosa.
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
INFLUÊNCIA DA VIRGEM MARIA NA VIDA DA IGREJA..
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
PASTORAL FAMILIAR. CONCEITOS E OBJETIVOS NÚCLEO DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE – NUFESP 2.
Igreja: comunidade de comunidades
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Sejam Bem Vindos E Bem Vindas.
Reflexão sobre a exortação apostólica Evangelii Gaudium
O Profeta.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
"Entrai pela porta estreita"
Hebreus 5 Jesus desafia a maturidade
COM JESUS CRISTO, A ALEGRIA RENASCE SEM CESSAR : POR ONDE PASSARAM OS DISCÍPULOS, ”houve grande alegria”(8,8)
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Retorno da Missão.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Pastoral familiar possibilidades
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos.
23 Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. 24 E
Encontro dos Movimentos e Obras Laicais “A alegria do evangelho [da família] é a nossa missão”!
17 PAULO, UM MISSIONÁRIO QUE DEIXOU SAUDADES. 17 PAULO, UM MISSIONÁRIO QUE DEIXOU SAUDADES.
SETOR PÓS-MATRIMONIAL INDICAÇÕES PASTORAIS
A Lei.
O Projeto do Reino de Deus
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
Mãe de Deus.
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
MUDANÇA DE PARADIGMA NA IGREJA: TOMANDO O CAMINHO DE VOLTA SEMINÁRIO BETEL BRASILEIRO 2010.
A Liturgia de hoje nos convida a celebrar a fé em Jesus, que tem COMPAIXÃO das ovelhas sem Pastor... Na 1ª Leitura, Jeremias denuncia a infidelidade.
Novena ou Tríduo à São Vicente de Paulo
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
O Mundo Inteiro Precisa Ouvir ?
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
Assembleia Diocesana da Ação Pastoral e Evangelizadora.
O 4º Domingo de Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10º de São João,
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Espiritualidade do agente Casos Especiais Espiritualidade do Agente O Bom Pastor : Jo 10,1-21 Grito do Profeta Exequiel 34 Jo 10,11 “eu sou o bom pastor”
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Casos Especiais pós formação da família
Campanha da Fraternidade 2014 “É para a liberdade que Cristo nos libertou”
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
Transcrição da apresentação:

Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!

É com viva solicitude pastoral e preocupação Missionária que, sempre mais constatamos o quanto a Instituição Conjugal e Familiar sofre as influências e os abalos dos CONTRA-VALORES da nossa cultura atual. Isso prejudica a PAZ e gera profundas chagas e conflitos na vida de tantas pessoas e lares. Enfraquece e perturba o desabrochamento e amadureci-mento de personalidades sadias e de uma sociedade mais equilibrada e FELIZ.

A palavra Pastoral, ligada etimologicamente à palavra Pastor, designa a ação solícita, amorosa e criteriosa do Bom Pastor. Jesus Cristo é o Bom Pastor prometido por Deus, que caminha à frente das ovelhas, e elas o seguem porque conhecem sua Voz. Zeloso e fiel, ELE dá a Vida pelas ovelhas, conhece suas velhas e as suas ovelhas o conhecem, da mesma forma que o Pai o conhece e ELE conhece o Pai.

Quantos Casais, Famílias e Pessoas desnorteadas andam em busca de: ACOLHIDA COMPAIXÃO APOIO PROMOÇÃO HUMANA E CRISTÃ.

A Igreja, como JESUS, o Bom Pastor,não deixa de velar com carinho e misericórdia amorosa por seus filhos. Não cessa de estender as mãos solidárias para aqueles que sofrem e buscam a feli- cidade. Vai ao encontro de suas Ovelhas, estimula um empenho pastoral generoso, inteligente e prudente. É . preciso voltar especialmente a atenção às estruturas socio- culturais, político-economicas e jurídicas, a fim de eliminar ao máximo as causas profundas do seu mal estar. .

Num momento histórico em que a Família é alvo de numerosas forças que a procuram destruir ou de deformar, a Igreja, sabedora de que o BEM da sociedade e de sí mesma está profundamente ligado ao bem da Família, sente de modo mais vivo e veemente a sua Missão de proclamar a todos os desígnios de Deus sobre o matrimonio e sobre a Família, para lhes assegurar a plena vitalidade e promoção Humana Cristã, contribuindo assim para a renovação da sociedade e do Próprio Povo de Deus.

A Igreja, juntamente com a Pastoral Familiar tem como meta uma adequada e constante evange-lização da Família, para que edu-cada no amor, ela possa, cumprir, entre outros, os seus deveres gerais, tais como: 1- Formação de uma comunidade de Pessoas, 2- O Serviço à Vida, 3- Participação no desenvolvimento da sociedade, 4- Participação na Vida e na Missão da Igreja.

A Pastoral Familiar abarca a Família na sua situação REAL, em todos os aspectos e se dirige a todos os TIPOS de Família: As regularmente constituídas; - As que estão em situação de irregularidade; - A todas, quaisquer que sejam a realidade e as circunstâncias que se encontrem. A Igreja, por meio da Pastoral Familiar, deseja levar palavras e gestos de apoio, acolhida, orientação e conversação, sempre animada e impulsionada pelo espírito Missionário do BOM PASTOR.

No Evangelho, Jesus deixa bem claro que veio salvar a TODOS, sem discriminação à ninguém. Esta é a vontade de Deus. “Deus quer que todos os homens se Salvem”. “A Igreja foi instituída para a salvação de todos, sobretudo dos Batizados”. “JESUS Caminho, Verdade e Vida” Assim nos convoca a igreja no seu atual projeto de evangelização.

SETOR CASOS ESPECIAIS 03 SUBSETORES: Famílias em Situações: 1 - CONFLITIVAS; 2 – IRREGULARES; 3 – ESPECIAIS.

SITUAÇÕES ESPECIAIS. - Famílias de Imigrantes; FAMILIAS EM SITUAÇÃO CONFLITIVA: - Famílias de Imigrantes; - Ausências Longas; - Famílias Marginalizadas, Incompletas. - Famílias com filhos deficientes ou drogados, e famílias de alcoólatras; - Ideologicamente divididas; - Sofrem violência por causa da fé; - Cônjuges menores de Idade, pais e mães solteiros; - Viúvos e Viúvas.

SITUAÇÕES ESPECIAIS FAMILIAS SITUAÇÃO IRREGULARES: Matrimonio à experiência; Uniões Livres de Fato; Unidos apenas em Casamento Civil; Separados e divorciados sem 2ª União; - Casais de 2ª União.

SITUAÇÕES ESPECIAIS - Matrimonio Misto; FAMÍLIAS EM SITUAÇÕES ESPECIAIS - Matrimonio Misto; - Matrimonio Canônico precedido por Divorcio Civil; - Sem Família.

SITUAÇÕES ESPECIAIS OUTRAS SITUAÇÕES: - Crianças e Famílias em Situação de risco Pessoal e Social; Crianças e Adolescentes desprotegidos, abandonados ou em perigo; Atenção aos Idosos; Famílias Migrantes;