Acidentes notarsitos   No Brasil mais de pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de transito, porém acredita-se que estes números são maiores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 2 : Componentes do Sistema de Tráfego
Advertisements

Dirigir Alcoolizado: de problema a sucesso de saúde pública
SISTEMA CONSULT DE DIREÇÃO
Introdução a Eng.ª de Tráfego
Gestão operacional e treinamento
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E A SEGURANÇA DO TRÂNSITO
24/03/2017 DETRAN Skanska Brasil Ltda 1.
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
Segurança Rodoviária.
Segurança e Eng.ª de Tráfego Finalidades e aprendizado
Profª Dra. Maria Helena Hoffmann
Riscos de acidentes no uso de tratores agrícolas
Clima e Saúde Desde a antiguidade: conexões entre clima e saúde
DIREÇÃO DEFENSIVA Lauro Volaco – Diretor do IBC
Procedimentos de Segurança
Árvore de causas do erro humano
Década de Ação pela Segurança no Trânsito
Trabalho Energia.
BBS – Segurança Baseada no Comportamento
FORUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
E XPANSÃO DO P ROJETO V IDA NO T RÂNSITO Goiânia, de novembro de 2012 Indicadores de Velocidade Indicadores de Associação entre Álcool e Direção.
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
Tempo de festas é tempo de álcool e acidentes?
Por que os acidentes acontecem?
APANHADO GERAL 1. Sintomas de uma crise mundial 2. Alguns motivos 3. Exemplos de pesquisa 4. Resposta da psicoterapia 5. Os números da demanda por psicoterapeutas.
Administração, Segurança e Território
ABORDAGEM INICIAL
OS JOVENS E O TRÂNSITO Análise das pesquisas.
Impacto Socioeconômico dos acidentes de trânsito para o País
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
VOCÊ GOSTA DE VELOCIDADE? VOCÊ GOSTA DE ADRENALINA?
LEI SECA /06/2008.
APRESENTA.
Matéria: Engenharia de tráfego Professor: Romário
SEMANA GLOBAL ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
FRENAGEM.
Direção defensiva Cinto de segurança.
AÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS GUILHERME SCHIBIK Novembro de 2006.
WORKSHOP SEGURANÇA EM OBRAS RODOVIÁRIAS
Condução fora do asfalto
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE CAMPANHA BEBIDA E DIREÇAO ~
Abril
DIREÇÃO DEFENSIVA.
Prevenção de acidentes no trânsito e alcoolismo
Direção Defensiva.
- Física e Segurança no Trânsito -
Estresse.
Prevenção de acidentes no trânsito
1 Apresentação Bureau Veritas _ 2012 © - Copyright Bureau Veritas Nota para os usuários Clique “Slides” depois escolha as páginas para imprimir (neste.
Máquinas Velozes. Você gostaria de um AUDI TT!! E uma Ferrari? Já não foi o carro dos seus sonhos?
OPERAÇÃO VIAGEM SEGURA
Legislação de trânsito
Movimentos na Terra Unidade Distância de segurança.
Segurança e Prevenção Unidade 1 – EM TRÂNSITO
ACIDENTES DE TRAJETO DEFINIÇÃO: É aquele que se verifica “no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela”, ainda que fora do local.
Atos Inseguros no Trânsito
Redação - Prof.ª Sarah Araujo
REVISÃO DO TREINAMENTO DE DIREÇÃO DEFENSIVA
Álcool O inimigo público nº 1. Álcool para desinibir.
Valores S olidez É tica R espeito E mpreendedorismo U nião
SEGURANÇA NO TRÂNSITO E OS ACIDENTES DE TRABALHO.
O MOVIMENTO Movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.
Ministério dos Transportes Secretaria de Política Nacional de Transportes Brasília, 15 de Setembro de ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL.
Transcrição da apresentação:

Acidentes notarsitos   No Brasil mais de 40.000 pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de transito, porém acredita-se que estes números são maiores pois as estatísticas são falhas. Só nas rodovias paulistas em 2001 e 23.000 pessoas gravemente feridas. Até 15 de fevereiro já morreram ocorreram 61.000 acidentes com 2.300 mortes 703 pessoas nas rodovias federais, resultado de 13.400 acidentes.  Em todo o mundo o transito ceifa vidas, porém os números brasileiros são alarmantes e disparam na frente de qualquer país do mundo.

CAUSAS MAIS COMUNS DE ACIDENTES DE TRANSITO Erro humano, em todo o mundo, é responsável por mais de 90 % dos acidentes registrados. Principais imprudências determinantes de acidentes fatais no Brasil: por ordem de incidência: Velocidade excessiva; Dirigir sob efeito de álcool; Distancia insuficiente em relação ao veiculo dianteiro; Desrespeito à sinalização; Dirigir sob efeito de drogas.

ELEMENTO HUMANO NA DIREÇÃO O veículo a motor, como qualquer outra máquina, exige que o ser humano esteja qualificado tecnicamente e mentalmente para opera-lo seguramente.  O cidadão comum não dispõe de qualquer outra maquina ou dispositivo que lhe dê a sensação de tanto poder.  Um indivíduo com um carro importado de alto valor pode cometer todo tipo de infração apenas para satisfazer seu ego, ao passo que um indivíduo com carro velho e de baixo valor pode cometer os mesmos tipos de infrações também para satisfazer seu ego.

Tempo de Reação   Para que uma pessoa responda adequadamente a determinado estimulo, é necessário que esteja "alerta", caso contrário poderá causar um acidente. Este estado de "alerta" é afetado por muitos fatores, fazendo com que as pessoas respondam com maior ou menor rapidez em situações de emergências. O intervalo de tempo entre o reconhecimento de uma situação perigosa e a ação de resposta a esta situação é chamado de tempo de reação, e depende da condição física e do estado emocional do indivíduo.  O tempo médio de reação de uma pessoa jovem em bom estado de saúde é de aproximadamente 0,75 segundos. Este é praticamente o tempo que o cérebro necessita para processar as informações que está recebendo e definir uma ação.  

ÁLCOOL E DROGAS - podem retardar consideravelmente o tempo de reação. As estatísticas americanas de acidentes no transito indicam que o álcool está envolvido em quase 50 % dos acidentes com mortes. Alguns especialistas indicam que dependendo da pessoa, apenas dois copos de cerveja podem fazer seu tempo de reação aumentar para 2 segundos.   ESTADO EMOCIONAL - também pode retardar os reflexos e o tempo de reação de um motorista. O indivíduo que trás para o volante suas preocupações de: emprego, salário, conjugais, e frustrações decorrentes de seu dia a dia, poderá alterar muito seu tempo de reação principalmente em função do baixo nível de concentração na atividade de dirigir.