Empreendedorismo AULA 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
Advertisements

Gestão de Marcas e Produtos Prof. Márcio Gonçalez
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
Empreendedorismo Aula 1
Empreendedorismo AULA 6
Empreendedorismo AULA 3
Empreendedorismo AULA 5
Empreendedorismo AULA 4
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Qualidade Total.
Fundamentação teórica e o Estado-da-Arte em Gestão do Conhecimento
LIDERANÇA.
ORGANIZAÇÃO Ana Cristina Macedo Magalhães.
Disciplina: Nome Professor: 24 – Ativos Intangíveis.
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Administração de Sistemas de Informação II
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Professor Patrick Nunes Mestrando em Ciências da Saúde e do Ambiente Especialista em Pedagogia Empresarial Administrador de Empresas.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Visão geral da Administração
Conceitos básicos sobre organizações
Quem aprende: as organizações ou as pessoas?
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Tema Gestão do Conhecimento:.
TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 2
Tema Gestão do Conhecimento:.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
O Processo da Administração
RMP Consultoria de Negócios
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Gestão Farmacêutica – Organizar e Ciclo PDCA
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INTEGRADO A LOGÍSTICA
MANUAIS PROFESSORA BETH.
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.
Gestão do Conhecimento e da Informação
Palavra de origem francesa, "entreprende" ou "entrepreneur" =
Gestão do Conhecimento Fernando Pinho Cernach nº
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Organização: Estrutura Organizacional e Serviços de uma Agência
TRABALHO EM EQUIPE I.
Estruturas Organizacionais
FERRAMENTAS DE MARKETING
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
“Avaliação de aproveitamento” WebQuest – Final GRUPO 06: ANDRE LUIZ BARBATTO DE NOVAES EVERTON AUGUSTO LUCAS LUIZ ALBERTO STEPHAN JUNIOR RENAN NUNES CHIARANDA.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Comunicação A importância da Comunicação. Comunicação Natureza: Processo mediante o qual premissas decisórias são transmitidas de um membro da organização.
O processo de trabalharmos juntos para chegarmos a um objetivo comum.
Sistemas de Informação SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010 Aula 02.
Prof. Msc. Bruno H. Fiorin Faculdade Católica Salesiana Doutorando em Cardiologia- UNIFESP Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva- UFES Especialista em Gerenciamento.
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
LEARNING ORGANIZATION
DADOSDADOS INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO CONHECIMENTOCONHECIMENTO CONHECIMENTO EXPLÍCITOCONHECIMENTO EXPLÍCITO CONHECIMENTO TÁTICO CRIAÇÃO DO CONHECIMENTOCRIAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Empreendedorismo AULA 2 Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento E-mail: psertek@fatecinternacional.com.br

CONTEÚDO - AULA 02 GESTÃO PARTICIPATIVA Potencial Empreendedor Delegação de autoridade; Empowerment; Estilos de organização; Equipes inovadoras Potencial Empreendedor Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 56 A 92.

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO Conjunto de pessoas Ações coordenadas Busca de resultados para atender necessidades Agrega o interesse das pessoas

CONDIÇÃO CHAVE É preciso uma coordenação das atividades Buscar resultados Propósito comum Pessoas no ponto de ônibus Precisa ser algo estável

SATISFAÇÃO DE NECESSIDADES ORGANIZAÇÃO ESTÁVEL AÇÕES HUMANAS NECESSIDADES COORDENAÇÃO DE AÇÕES SATISFAÇÃO DE NECESSIDADES

ORGANIZAÇÃO FORMAL & REAL INFOR- MAL FORMAL + =

FORMAL & INFORMAL Organização Informal Organização Formal relações do tipo espontâneo Organização Formal Coordenação prevista (desenhada) Fórmula para coordenar ações de pessoas para conseguir os resultados

COMPONENTES DO SISTEMA FORMAL SISTEMA DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO especificação das regras de operação para atingir os resultados o que as pessoas fazem para a organização SISTEMA DE INCENTIVOS o que as pessoas vão receber para realizar as ações previstas nas regras ou procedimentos de operação

PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS ORGANIZAÇÃO P E S O A SISTEMA PRODUTIVO DISTRIBUTIVO AÇÕES ENTORNO SISTEMA DE INCENTIVOS NECESSIDADES

LIDERANÇA Mover as pessoas através das tarefas que lhes oferece. Todas as metas têm que ser cumpridas. Ok!! Mover as pessoas através das tarefas que lhes oferece. Motivar seres humanos

Empowerment : delegar funções e poder Desenvolver o aprendizado profissional; Envolver as pessoas nos objetivos da empresa; Permitir que a decisão seja tomada pelas pessoas que estão mais próximas de onde surgem os problemas.

CONHECIMENTOS TÁCITO EXPLÍCITO EXPERIÊNCIA PRÁTICA HABILIDADE Andar de DENTRO DA PESSOA TÁCITO Andar de bicicleta ESCREVE EXPLICA O PORQUÊ PROCEDIMENTOS LIVROS TREINAMENTO EXPLÍCITO Texto de um livro

INTERAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PARA TÁCITO EXPLÍCITO DE PARA TÁCITO DE EXPLÍCITO

CONVERSÃO DOS CONHECIMENTOS PARA TÁCITO EXPLÍCITO DE TÁCITO ESCREVER A RECEITA DO BOLO, ENSINAR A FAZER FAZER UM BOLO JUNTO C/ OUTROS EXPLÍCITO LER OUTRAS RECEITAS E FAZER UMA NOVA FAZER O BOLO SOZINHO

CONVERSÃO DOS CONHECIMENTOS PARA TÁCITO EXPLÍCITO DE QUADRANTE 2 EXPLICITAÇÃO CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO OU EXTERNALIZAÇÃO TÁCITO QUADRANTE 1 SOCIALIZAÇÃO EXPLÍCITO QUADRANTE 4 INTERNALIZAÇÃO QUADRANTE 3 COMBINAÇÃO

CONHECIMENTOS EXPERIÊNCIA TÁCITO PRÁTICA Andar de HABILIDADE bicicleta DENTRO DA PESSOA TÁCITO Andar de bicicleta

CONHECIMENTOS ESCREVE EXPLICA O PORQUÊ EXPLÍCITO PROCEDIMENTOS LIVROS TREINAMENTO EXPLÍCITO Texto de um livro

POTENCIAL EMPREENDEDOR Professor Paulo Sertek Mestre em Ciências Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 78. E-mail: psertek@fatecinternacional.com.br

CONSUMIDOR Finalidade de uma empresa: “criar” um “consumidor”.

POTENCIAL DE CONSUMO Enquanto está havendo a necessidade, somente se pode falar de potencial de consumo, mas não há um consumidor.

CONSUMO Só aparece a figura do consumidor quando se viabiliza o consumo. OK!

MARKETING E INOVAÇÃO Duas funções básicas da empresa: marketing e inovação.

DEMANDA MELHORA CONTÍNUA O marketing tem que tornar a venda de produtos e serviços praticamente desnecessária

Professor: Msc.Paulo Sertek