Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL ) Resultados 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
Inquéritos Colectivos de Cidadãos Alguns resultados.
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
AULA 8 Profa. Sandra de Amo GBC053 – BCC
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
“A Influência da Religião na herança artística dos nossos países, e na cultura popular”
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Avaliação de Brindes Agosto /2001.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Indices estruturados por B-TREE
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
ESPHC MASC ESPHC FEM ESVN FEM ESVN MASC.
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Relatório Profissional da Empregabilidade do Curso de Gestão
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
ESTATÍSTICA.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
à Instauração da Ditadura Militar
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
,8‰ 9,8‰ (‰) Evolução das taxas de natalidade e mortalidade nos países desenvolvidos Tx. Natalidade Tx. Mortalidade.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Perceções dos investigadores Políticas e mandatos de ACESSO ABERTO perceções dos investigadores Clara Boavida, Pedro Príncipe, Eloy Rodrigues, José Carvalho,
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
LIGAÇÕES QUÍMICAS GEOMETRIA MOLECULAR HIBRIDIZAÇÃO
Avaliação do Encontro TCDF e SEDUH. Sr. Presidente, Atendendo determinação de V. Excia, a assessoria de imprensa (Andrade Jr, Carlos Henrique e Ednaldo.
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Isabel do Carmo Galvão Teles Luís Medina Lima Reis Mário Carreira
Estudos de Caso-Controle
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Maio de 2009 Brasil Pesquisa de Opinião Pública 3 Roteiro I.METODOLOGIA II.OPINIÕES SOBRE O BRASIL III.PREFERÊNCIAS PARTIDÁRIAS DO ELEITORADO IV.IMAGEM.
Modelagem Estatística
Estudo - Gestores de PMEs em Portugal
Actividade arqueológica Apresentação dos resultados Inquérito nas autarquias.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto “Pirataria” Piloto São Paulo Pesquisa Quantitativa Março de 2005.
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Estatística Descritiva
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
© Netsonda – Full service. Full research. // Documento confidencial, não pode ser difundido sem autorização escrita. Estudo Pagamentos // Junho 2014 Preparado.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
Pulso Brasil CIESP/fev 2007 edição março [ 2 ] Pulso Brasil  1000 entrevistas mensais nacionais  entrevistas por ano  Amostra probabilística.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
INTRODUÇÃO 2. NOTORIEDADE DO PRESIDENTE DA CÂMARA DO CONCELHO DA PRAIA 3. AVALIAÇÃO DA ACTUAÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA 4. QUESTÕES DE ÍNDOLE.
Pesquisa de Clima Resultados NYK Line
Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL ) 3º Edição - Resultados 2011.
Transcrição da apresentação:

Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL ) Resultados 2009

Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL ) CENTRO DE ANÁLISIS SOCIALES DE LA UNIVERSIDAD DE SALAMANCA Mariano Fernández Enguita Salvador Santiuste Cué Ester Hernández Bejarano com a colaboração do CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS DE SOCIOLOGIA (CIES, ISCTE-IUL) Fernando Luís Machado António Firmino da Costa Apresentação Pública Lisboa, 16 de Outubro de 2009 Instituto Cervantes de Lisboa

Objectivos do Estudo  O Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL) é um estudo de opinião pública que visa a recolha de informação, periódica e sistemática, sobre temáticas que afectam Espanha e Portugal.  O estudo foi realizado pelo Centro de Análisis Sociales de la Universidad de Salamanca (CASUS), com o apoio do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES, ISCTE-IUL), do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).  O BOHL consiste num inquérito de aplicação regular (periodicidade anual) que recolhe as percepções, atitudes e opiniões que são dadas em ambos os lados da fronteira a respeito de assuntos comuns. Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)

Ficha Técnica do Estudo Universo: População com 16 e mais anos de nacionalidade espanhola ou portuguesa. Âmbito geográfico: Espanha e Portugal. Dimensão da amostra: 876 indivíduos. - Amostra de Espanha: 513 (4,41%) - Amostra de Portugal: 363 (5,24%) Representatividade: Erro amostral de ± 3,38%, com um nível de confiança de 95,5% (dois sigma) e para p=q=0,5. Desenho da amostra: amostragem aleatória estratificada por províncias (em Espanha) e distritos (em Portugal). O procedimento de amostragem seguiu uma selecção bietápica do inquirido: - Unidades primárias (alojamentos) mediante uma selecção aleatória de números de telefone. - Unidades últimas (indivíduos) segundo quotas de sexo e idade. Método de recolha de informação: inquérito telefónico assistido por computador (CATI). Período do Trabalho de Campo: Abril e Maio de Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)

Avaliação Geral

Estado actual das relações entre Espanha e Portugal  A maioria dos espanhóis e portugueses considera que as relações entre ambos os países são boas ou muito boas.  Não obstante, em Portugal verifica-se um conjunto importante de inquiridos que as avalia como regulares (28,9%).  Entre os inquiridos espanhóis sobressai um grupo significativo de N.S/N.R (16,5%). Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)

Percepção actual das relações entre ambos os países nos últimos anos  Para 51% dos espanhóis as relações entre Espanha e Portugal têm-se mantido mais ou menos iguais nos últimos anos.  Os portugueses, pelo contrário, acreditam, na maioria (53,9%), que as relações entre ambos os países têm melhorado.  Novamente, entre os inquiridos espanhóis existe um grupo significativo de N.S/N.R (16,8%). Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)

Problemas comuns

I. O aproveitamento (ou utilização) da água dos rios  O aproveitamento (ou utilização) da água dos rios é um assunto especialmente problemático para os portugueses.  Apenas 6,1% dos espanhóis considerou ser um tema muito problemático, enquanto que 25,3% de portugueses o classificou dessa forma.  Em ambos os países não se verifica uma resposta realmente maioritária: sobressai a disparidade de opiniões. Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)

II. A delimitação de fronteiras Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)  A delimitação de fronteiras não é uma questão que origine conflito. Tanto espanhóis como portugueses consideram ser um assunto de menor importância.  Quase 70% dos portugueses afirma que a delimitação de fronteiras não é problemática.  Contudo, a percentagem de espanhóis que a considera, em alguma medida, problemática é maior (34%), embora entre eles a grande maioria pense que é pouco problemática.

III. Os investimentos empresariais Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)  Os investimentos empresariais de um país no outro não se revelam particularmente complicados ou difíceis.  Em ambos os países pensa-se que são pouco ou nada problemáticos.  É em Portugal que os investimentos empresariais (neste caso espanhóis) se percepcionam como mais problemáticos, o que é declarado por 19,1% dos inquiridos.

IV. As comunicações rodoviárias e ferroviárias Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)  São 55,3% de portugueses que não acredita que as comunicações constituam um problema. Apenas 10,5% as classifica como muito ou bastante problemáticas.  Os espanhóis vêem esta questão de forma mais negativa, pois entre estes verifica-se o dobro da percentagem de pessoas que as consideram como um assunto muito ou bastante problemático (20,7%).  Como em outros casos, detecta-se uma elevada percentagem de N.S/N.R (24,7%) entre os espanhóis.

V. O refúgio de delinquentes ou terroristas Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)  Para 63,9% dos portugueses este tema é, em alguma medida, problemático, havendo 23,3% que o entende como muito problemático.  Entre os espanhóis este tema mostra-se menos importante, embora exista 51,3% que, de alguma forma, o vê como problemático.  Como se verificou na avaliação do uso da água dos rios, não existe entre os inquiridos uma resposta realmente maioritária: domina a disparidade de opiniões.

Propostas de cooperação

Posição dos espanhóis face a diferentes propostas de cooperação  Acima de tudo, os espanhóis apostam na melhoria da cooperação de âmbito policial, judicial e militar, embora também vejam com bons olhos a celebração de uma reunião trimestral entre ambos os governos e a supressão de barreiras à mobilidade laboral e empresarial.  A homogeneização fiscal é, sem dúvida, a proposta menos apoiada, apenas 37,1% se declara a favor. Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)

Posição dos portugueses face a diferentes propostas de cooperação  Os portugueses apoiam de forma mais expressiva do que os espanhóis as propostas de cooperação que se estabelecem entre ambos os países. De facto, em nenhuma das propostas a percentagem de pessoas “contra” é maior do que aquelas que estão “a favor”.  A homogeneização fiscal é a proposta menos apoiada (59,5%), enquanto que a colaboração policial, judicial e militar, como aconteceu entre os espanhóis, é a mais aplaudida. Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)

O carácter obrigatório ou opcional das línguas Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)  Os espanhóis revelam-se claramente contra face à possibilidade do idioma português ser língua de estudo obrigatório. Na realidade, o que preferem é que seja optativa: assim o declaram 67,7% dos inquiridos.  Em Portugal, existe maior recepção a que o espanhol seja língua de estudo obrigatório, atestada por 50% de inquiridos a favor. Dito isto, o consenso aumenta para 85,1% perante a possibilidade do estudo de espanhol como língua optativa.

Espanha e Portugal deveriam unir-se para formar uma Federação  A ideia de uma Federação de Estados é apoiada por 30,3% de espanhóis e 39,9% de portugueses.  São mais os espanhóis que referem não concordar, nem discordar (29,1%), o que não sucede entre os portugueses, que adoptam posturas algo mais polarizadas.  A rejeição à opção de uma Federação alcança em Espanha um valor de 30,5% (unindo o “Discordo totalmente” com os que apenas “Discordam”), enquanto que em Portugal esse valor alcança os 34,1%. Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)

Conhecimento mútuo

O que sabemos uns dos outros? (I)  6,9% dos espanhóis sabe o nome do actual presidente de Portugal, e apenas 1,2% o nome do actual Primeiro Ministro.  10,2-10,4% dos espanhóis identifica correctamente Felipe II como o rei que no passado unificou Espanha e Portugal.  Sobre quando Portugal recuperou a democracia, 69,8% não sabe ou não responde; 13,5% assinala uma data anterior a 1974; 6,8% uma data posterior a 1974; e 9,9% o ano de Espanha Portugal  54,2% dos portugueses sabe o nome do actual presidente do governo espanhol.  14,2-19,5 % dos portugueses identifica correctamente Felipe II como o rei que no passado unificou Espanha e Portugal.  Sobre quando Espanha recuperou a democracia, a maioria NS/NR (72,2%); 10% indica uma data anterior a 1975; e 4,6% uma data posterior a ,5% assinala 1975, outros 5,5% o ano de 1976, e 2,2% Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)

O que sabemos uns dos outros? (II)  41,8% dos espanhóis sabe que as cores da bandeira de Portugal são o verde e o vermelho.  8% dos espanhóis sabe quantos milhões de habitantes tem Portugal. O resto, 9,1% subestima e 34,4% sobrestima; embora a maioria simplesmente NS/NR (48,6%).  As três personalidades portuguesas mais famosas entre os espanhóis são, por esta ordem: Luís Figo, Cristiano Ronaldo e [José] Saramago. Espanha Portugal  55,4% dos portugueses sabe que as cores da bandeira de Espanha são o vermelho e o amarelo.  Nenhum dos inquiridos acertou nos 46 milhões de habitantes de Espanha, embora 2% tenha indicado que teria entre 44 e 45 milhões. A maioria das respostas foi NS/NR (59,8%), ou subestimou o valor real (28,35%).  As três personalidades espanholas mais famosas entre os portugueses são, por esta ordem: Júlio Iglesias, o Rei Juan Carlos e a Princesa Letízia. Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)

Viagens e Conhecidos (I)  53% dos espanhóis assegura ter estado, pelo menos uma vez, em Portugal.  Como se observa, os portugueses repetem muito mais a visita ao país vizinho do que os espanhóis. O intercâmbio transfronteiriço de população verifica-se mais de Portugal para Espanha, do que o inverso.  84% dos portugueses afirma ter estado, pelo menos uma vez, em Espanha. Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)

Viagens e Conhecidos (II)  Menos do que 1% (0,97%) de espanhóis respondeu já ter residido em Portugal.  2,8% dos portugueses afirma ter residido durante algum tempo em Espanha. Barómetro de Opinião Hispano-Luso (BOHL)  Os portugueses parecem ter maior relação com espanhóis do que o contrário, uma vez que 63,3% dos espanhóis afirmam não ter qualquer conhecido português, valor que desce para 56,1% no caso dos portugueses.

Mais informações e contactos: