O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Tenha o prazer de ler até o fim...(pense e opte também pelo número 1)
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Portfólio de matemática.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013:
experiências INESQUECÍVEIS!
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
UTEC -IBURA Ano Letivo- 100 anos de Frevo Curso de Comunidade Professora Beatriz Santos TURMA – OFICINA NATALINA.
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
Por quê o computador na educação?
HISTÓRICA E CRÍTICA CONTEXTO PÓS-DITADURA; PROJETO DE SOCIEDADE;
SER CRIANÇA!.
ACADEMICA: LIDIANE FREITAS DA COSTA ARAUJO
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
O EGA chega à Escola.
Portfólio de matemática
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
O QUE É
UM LOBO CULTO Jardim de Infância Calçada – Vermil
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
O Quebra-Cabeças e a Vida.
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
APRENDIZ DA VIDA!.
O ano letivo está chegando ao fim e os alunos do Colégio Cidade fizeram algumas homenagens durante as aulas de Informática e a festa de encerramento.
Novos Futuros Novos Futuros Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
Tenha o prazer de ler até o fim...(pense e opte também pelo número 1) Tenha o prazer de ler até o fim...(pense e opte também pelo número 1)
AO MEU PAI.
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
A LEITURA TÁTIL COMO MEDIADORA PARA O APRENDIZADO DA ESCRITA BRAILLE
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Charges matemáticas.
No Olhar da “Sua” Ginecologista
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
A Marca de Amor.
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
SEDUC – PÓLO DE NOVA ANDRADINA – III
PROJETO NAVEGAR COM SEGURANÇA NA INTERNET
Ug0Lin1.
Prado Slides – Cidreira / RS Estava assistindo ao RBS Notícias, meio distraída, quando apareceu na tela o depoimento de um homem. Eu não estava prestando.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Carlise Inês Kronbauer
" Louvai ao Senhor porque Ele é bom" (Salmo 117,1)
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Mulheres, Mães & Adolescentes Mulheres, Mães & Adolescentes Angela Dillenburg.
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
O prédio que morei, o 30 a Biblioteca e a Capela...
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
Educação Financeira para crianças e Jovens
Educação Financeira para crianças e Jovens Pé-de-Meia.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PROFa. Dra. ANDREA SERPA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE serpa32@hotmail.com andreaserpauff@gmail.com www.andreaserpauff.com.br

Alguns princípios... Aprender a fazer: o trabalho como princípio educativo; Aprender a aprender: a pesquisa como princípio educativo; Aprender a ser: a identidade como princípio educativo; Aprender a conviver: o “outro” como princípio educativo;

O TRABALHO COMO PRINCÍPIO... Aprendemos fazendo e pensando sobre o que fazemos; Resolvendo problemas reais buscamos conhecimentos reais; “Trabalhinhos” formam pessoas “inhas”. Trabalho é onde o sujeito se produz, onde ele se apropria do mundo, o transforma e se transforma; Transformamos o mundo e nos transformamos pelo uso das tecnologias;

REVISTA ELETRÔNICA TÔ DE OLHO http://www.portaldobrinquedouff.com.br/ Tudo teve início em uma sala de aula do ensino fundamental quando as crianças tiveram a ideia de mostrar para o mundo suas experiências e descobertas sobre as coisas que aprendiam e viviam em seus cotidianos. A ideia conquistou outras escolas e outras turmas de crianças, que se tornaram redatores, repórteres, fotógrafos, ilustradores ao tempo em que experimentavam o passo a passo da produção da revista. As matérias, as imagens o jeito de escrever e organizar a escrita, a estética e a poética são produções das crianças, cujas idades variam entre 8 e 18 anos

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO... O Conhecimento produzido em redes rompe barreiras de tempo e espaço; Conhecer não é colecionar informações: conhecer é saber buscar, selecionar, relacionar, refletir e estabelecer usos para a informação; As crianças e adolescentes são consumidores de tecnologia, a educação precisa transformá-los em usuários competentes da tecnologia: não basta “saber mexer” é preciso qualificar o uso, o tempo, as informações obtidas; Na escola transformamos: consumidores em produtores

IDENTIDADE COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO... Crianças e Jovens do século XXI são crianças e jovens do século XXI estudando em uma escola que espera que fossem do século XVIII; Compreender os tempos e espaços dos nossos alunos nos ajuda a compreender suas lógicas e seus processos de aprendizado; A escola precisa parar de se colocar atrás do processo de desenvolvimento e assumir a dianteira; Quem é o sujeito que formamos? Quem queremos formar? Para que mundo?

“O aluno Leonardo que eu chamei a minha mesa e estava fazendo um trabalho com ele e chegou uma mãe e a mãe perguntou pra mim: “ – Aline ele não reconhece as letras do nome?”. Era justamente o nome que ele estava montando. E eu falei “ – Não ele não está reconhecendo, ora ele escreve o nome sem apoio, mas inverte tudo e ora ele consegue escrever com apoio e mesmo com apoio tem dias que ele não escreve.” E a mãe falou: “ – Engraçado eu já encontrei com ele na Lan House e ele mexe nos computadores, ele joga nos computadores da lan house...e como Aline, que ele não está aprendendo a ler?” Eu falei : “ – É eu também estou me perguntando, agora a senhora trouxe uma coisa que eu não tinha conhecimento, e eu mais do que nunca me pergunto, porque o Leonardo não está aprendendo a ler?” E é uma coisa que eu tenho me defrontado desde que a mãe do Fernando comentou isso comigo. Que eu até comentei de pegar o teclado do computador para ver se ele joga, se ele esta familiarizado com aquele teclado e começar a perguntar para ele o que tem no teclado...sei lá partir daquele teclado ali que ele acessa sempre, que ele tem acesso aquele teclado e tentar fazer alguma nova experiência com ele, já que eu não tenho dado conta, com as coisas que eu tenho feito em sala com ele …”

O OUTRO COMO PRINCÍPIO... O Trabalho, a pesquisa e a construção da identidade são processos coletivos; A tecnologia é ideológica e vem sendo utilizada – especialmente pela mídia - para fortalecer os valores do consumo, do individualismo, do descarte, da alienação, da desumanização e aculturação do mundo; Na escola a tecnologia pode e deve ser usada para a produção de conhecimento, interação, humanização e construção de identidades coletivas.