SÍMBOLOS SAGRADOS O "símbolo" é um elemento essencial no processo de~comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
Advertisements

«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
que tira o pecado do mundo
história da salvação A História da Salvação
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
Símbolos de Páscoa.
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Arte Paleocristã.
HARPA CRISTÃ 041 – A CRISTO COROAI Assembléia de Deus em Curitiba.
Vigília Pascal.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
PÁSCOA....
Quão bom e amoroso é Jesus! Não contente de se ter feito nosso Irmão pela Encarnação, nosso Salvador pela Paixão – não contente de ser entregue por.
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
Igreja-Mãe.
CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO
Arte Cristã Primitiva.
As Religiões Abraâmicas
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
O Bom Pastor Site - Blog -
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
Símbolos da Páscoa.
No mês de Setembro comemoramos o
Apresentação do Senhor
Santíssima Trindade.
A eucaristia Começar.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Símbolos Litúrgicos; Gestos e Posturas Litúrgicas;
FELIZ PASCOA Procura-se o Autor. FELIZ PASCOA Procura-se o Autor.
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
Maria Mãe da Eucaristia
Interpretando as Escrituras Sagradas
Caríssimos, A Igreja celebra, vive da Eucaristia. Foi Jesus quem confiou à Igreja através dos apóstolos a Eucaristia. São os sucessores dos apóstolos,
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Quaresma Tempo para partir... Tempo para a oração...
Arte primitiva Cristã 1 a 300 d.C.
Trabalho da Reunião de Pais Religião – T. 53
Catequese 2.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
SEMANA SANTA SEXTA –FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR
Maria estava "aos pés" da cruz. Ela entregava o seu Filho à humanidade, porque estando cheia do Espírito Santo, sabia no seu coração desde sempre, que.
Eis o Cordeiro de Deus.
Felizes aqueles que escutam a Palavra de Deus e vivem cada dia
Maria, a Mãe da Evangelização
Palavra de Vida Palavra de Vida Chiara Lubich – Abril de 2012 Chiara Lubich – Abril de 2012.
Arte primitiva Cristã 1 a 300 d.C.
Deus Trindade.
“Hoje apareceu para nós o Salvador, que é Cristo Senhor”. Divisaram os profetas este dia, à distância de séculos, e o descreveram.
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
A Fundação da Igreja Cristã
CHEGOU A BRISA SUAVE E MANSA. CHEGOU JESUS.
Hino 602 – “A Cristo Coroai” Henry Maxwell Wright A Cristo coroai! Que por nós encarnou E Deus, o santo Deus e Pai, aos homens revelou. Eis Sua compaixão!
Papa Bento XVI “Sacramentum Veritatis” Da relação entre a Eucaristia e os restantes dos sacramentos juntamente com o significado escatológico.
Tu és verdadeiramente Mãe de Deus, ó Virgem Maria! “Causa-me profunda admiração haver alguns que duvidam em dar à Virgem Santíssima o título de Mãe.
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
Quem sou eu? Catequese 2.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus existe desde os primeiros tempos da Igreja, quando se meditava no Coração aberto de Jesus, de onde saiu sangue.
O QUE IDENTIFICA UMA SEITA?
A Cristo coroai! Que por nós encarnou, E Deus, o Santo Deus e Pai, aos homens revelou. Eis Sua compaixão! Eis Sua mansidão! Quem vê a Cristo, vê ao Pai;
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Lição da Escola Sabatina 18 de Junho a 24 de Junho.
Transcrição da apresentação:

SÍMBOLOS SAGRADOS O "símbolo" é um elemento essencial no processo de~comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto. Ele intensifica a relação com o transcendente. A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo a que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.

No início e no fim, da missa o padre traça sobre si o sinal-da-cruz, enquanto diz as palavras “Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo“. É um gesto simbólico, que nos remete à Santíssima Trindade a que invocamos nesses momentos.

Monograma de Cristo: formado por duas letras do alfabeto grego, o X (qui) e o P (rô), entrelaçados. São as duas primeiras letras da palavra grega “Christòs”, isto é, Cristo. O monograma, colocado numa sepultura, indicava que o defunto era cristão. Ajustando as duas, formavam-se as inicias da palavra Cristos: Cristo. Com freqüência este sinal aparece nos paramentos dos padres, no ambão, na porta do sacrário e na hóstia.

IHS: São inicias das palavras latinas Iesus Hominum Salvator, que significa: Jesus Salvador dos Homens. Geralmente são empregadas nas portas dos tabernáculos e nas hóstias.

O Bom Pastor com a ovelha nos ombros: representa Cristo Salvador e a alma salva por Ele. Esse símbolo está freqüentemente presente nos afrescos, nas catacumbas, nas sepulturas e estátuas

O orante: essa figura representada com os braços abertos simboliza a alma que já vive na paz divina;

Agnus Dei: o cordeiro com a cruz- o sacrifício de Cristo Agnus Dei: o cordeiro com a cruz- o sacrifício de Cristo. A expressão aparece no Novo Testamento, principalmente no Evangelho de João, onde João Baptista diz de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" (João, 1,29).

Peixe: Peixe na língua grega diz-se IXOYC (ictìus) Peixe: Peixe na língua grega diz-se IXOYC (ictìus). As letras dessa palavra dispostas verticalmente formam um acróstico (as iniciais da frase): Iesùs Christòs Theòu Uiòs Soteèr = Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. Acróstico é uma palavra grega que significa a primeira letra de cada linha ou parágrafo.

A Cruz âncora: a âncora é o símbolo da salvação, símbolo da alma que felizmente chegou ao porto da eternidade.

Pelicano: a principal característica do pelicano é uma bolsa membranosa que prende o bico, duas ou três vezes maior que seu estômago, que tem a finalidade de armazenar alimento por um determinado tempo. Quando nutre os filhotes dobra o pescoço e aproxima o bico do peito, dando a impressão de tirar o alimento do próprio peito. Na Europa medieval eram considerados animais especiais e zelosos que alimentavam os filhotes com o alimento que extraíam da sua própria bolsa e chegando a faltar alimento, dava-lhes o seu próprio sangue. Daí tornar-se um símbolo da Paixão de Cristo, da Eucaristia e da auto-imolação, costumando a sofrerem de uma doença que os deixavam com marca vermelha no peito.

Pavão: segundo a lenda, sua carne não deterioria: simboliza a ressurreição da carne.

Pomba com o ramo de oliveira no bico: simboliza a alma na paz divina.

Fênix: pássaro mítico da Arábia, que segundo a crença dos antigos ressurge de suas cinzas depois de um determinado número de séculos, é um símbolo da ressurreição.

Cruz: como ícone do sacrifício de Cristo, do amor infinito de Deus por nós, e da redenção dos cristãos, tem ao longo do tempo, recebido novas formas de representação.

INRI: são as inicias das palavras latinas Iesus Nazarenus Rex Iudocorum, que significaram: Jesus Rei dos Judeus.O Evangelho de João nos informa que estas palavras estavam escritas em três línguas (hebraico, latim, grego) sobre a cruz de Jesus (cf, João. 19,19).

Triângulo: com três ângulos iguais (eqüilátero), ou três círculos que se interpenetram, representa a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Pomba: representa o Espírito Santo.