Aula 05.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estabilidade de Estruturas
Advertisements

Edifícios Habitacionais de até 5 pavimentos Desempenho - Parte 2 Requisitos para os sistemas estruturais CB – 02 / ABNT Jan/07.
Prof. Dr. Alcebíades Negrão Macêdo
2 Elasticidade e Plasticidade
Hidráulica Geral (ESA024A)
Aula 04.
Aula 03.
Aula 02.
Aula 03 continuação.
Aula 06.
Aula 09.
Aula 07.
Aula 02 continuação.
Resistência dos Materiais
ENSAIOS DE COMPRESSÃO, DOBRAMENTO E FLEXÃO
DIMENSIONAMENTO – MOLAS HELICOIDAIS
SOLUÇÃO DE EQUAÇÕES NÃO LINEARES
ANÁLISE DOS MÉTODOS DE INTEGRAÇÃO DIRETA
Propriedades mecânicas dos metais
Capítulo 10 Flambagem.
Necessidade dos ensaios
Aula 08.
PPGCC Mecânica dos Solos Avançada TENSÕES NA MASSA DE SOLO
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS
Deformação elástica dos metais
Capítulo 10: Tensões e Deformações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO POLITÉCNICO
Cargas, ações, solicitações e combinações de ações
INTERAÇÃO FUNDAÇÃO-ESTRUTURA NOS PROJETOS ESTRUTURAIS
COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS POLÍMEROS
Capítulo 2.
Alfa – Faculdade de Almenara
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
CAPÍTULO 18 MÚLTIPLOS GRAUS DE LIBERDADE.
Prof. Dr. Alcebíades Negrão Macêdo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO POLITÉCNICO
ENSAIO DE FLEXÃO Departamento de Materiais e Tecnologia Maio
Capítulo 5.
ELASTICIDADE.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Geotecnia II (Eng 1062)
Aço na Construção Civil
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
Falha Local de Painéis Reforçados – Método Gerard
Sistemas de Almas Curvas
Mecânica Aplicada Apontamentos de aula 3.
Coeficiente de Flambagem - Cisalhamento
Projeto Estrutural e Segurança
8- FALHA OU RUPTURA NOS METAIS
Geotecnia I Tensões no solo Ana Elza Dalla Roza
Resistência dos Materiais Tensões e Deformações em Corpos Deformáveis
FENÓMENO DA INSTABILIDADE LOCAL E O MÉTODO DAS LARGURAS EFETIVAS (MLE)
Mecânica das Estruturas Noções de Estruturas
UNDB – Engenharia Civil Disciplina: Mecânica dos Solos II Prof
LOM3081 – Introdução à Mecânica dos Sólidos
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Falha Local de Painéis Reforçados – Método Gerard
Prof MSc Maurício Capucim
LOM3081 – Introdução à Mecânica dos Sólidos
LOM3081 – Introdução à Mecânica dos Sólidos
Mecânica dos Sólidos Conhecendo o material (sólido) com o que se construiu uma estrutura-suporte, saberemos: Se com o material/sólido usado no suporte.
Elementos de Máquinas Um novo projeto de máquina aparece sempre para satisfazer uma necessidade. Surge da idealização de alguém transformada em um mecanismo.
Concreto Armado VIGAS Carregamentos Lineares
Algumas Propriedades Mecânicas
Última Aula Apresentação do Curso Horário e Sala Critério de Avaliação
PROPRIEDADES DOS MATERIAIS PROPREDADES MECÂNICAS Deformação elástica e plástica Mecanismos da deformação plástica Deformação dos metais policristalinos.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Relação Tensão-Deformação Mecânica dos Materiais 2 Universidade de Brasília – UnB Departamento de Engenharia Mecânica – ENM Grupo de Mecânica dos Materiais.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Aula 05 – Ensaio de tração Para ter acesso a esse material acesse:
Relação Tensão-Deformação Mecânica dos Materiais 2 Universidade de Brasília – UnB Departamento de Engenharia Mecânica – ENM Grupo de Mecânica dos Materiais.
Transcrição da apresentação:

Aula 05

Cap. I: Conceitos Preliminares I.1. O que é a Mecânica dos Corpos Sólidos Deformáveis I.2. Elementos Básicos I.2.1. Propriedades Geométricas das Seções Planas I.2.2. Esforços nas Estruturas I.2.3. Características Mecânicas dos Materiais I.3. Problemas e Métodos

Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Objetivos da Mecânica dos Corpos Sólidos Deformáveis dimensionamento das estruturas verificação das estruturas O dimensionamento e a verificação são feitos por meio dos Critérios de Projeto que se baseiam nos conceitos de Resistência, Rigidez e Estabilidade

Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Assim, os problemas da Mecânica dos Corpos Sólidos se resumem na determinação da resistência, da rigidez e da estabilidade da estrutura, por meio de critérios de projeto. Os critérios de projeto estão, em geral, relacionados à passagem do corpo de um estado mecânico para outro. Logo, um corpo tem comprometida a sua resistência, rigidez ou estabilidade quando atinge um estado mecânico limite.

Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Assim, os problemas da Mecânica dos Corpos Sólidos se resumem na determinação da resistência, da rigidez e da estabilidade da estrutura, por meio de critérios de projeto. Estados Limites Últimos: indicam a perda de resistência ou de estabilidade da estrutura. Estados Limites de Serviço: indicam a perda de rigidez da estrutura.

Estados Limites Últimos Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Assim, os problemas da Mecânica dos Corpos Sólidos se resumem na determinação da resistência, da rigidez e da estabilidade da estrutura, por meio de critérios de projeto. Estados Limites Últimos Passagem do Estado Elástico para o Estado Plástico Passagem do Estado Plástico para o Estado de Ruptura Instabilidade Global do Elemento Estrutural (flambagem global) Instabilidade Local do Elemento Estrutural (flambagem local) Instabilidade Global da Estrutura

Estados Limites de Serviço Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Assim, os problemas da Mecânica dos Corpos Sólidos se resumem na determinação da resistência, da rigidez e da estabilidade da estrutura, por meio de critérios de projeto. Estados Limites de Serviço Deslocamentos e Deformações Excessivas que afetem a utilização da estrutura ou a estética Vibrações Excessivas ou Desconfortáveis Pequenos danos relacionados à durabilidade ou ao aspecto estético

Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Os métodos da Mecânica dos Corpos Sólidos consistem na comparação entre “solicitações” e “resistências”. Neste contexto, solicitação é o termo genérico para indicar qualquer efeito das ações (esforços, deslocamentos, tensões, deformações, etc.) e resistência o termo genérico para indicar valores limites das solicitações.

Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Os métodos da Mecânica dos Corpos Sólidos consistem na comparação entre “solicitações” e “resistências”. Método dos Estados Limites: As solicitações de cálculo são obtidas a partir das “ações de cálculo”, que são as ações representativas alteradas por coeficientes de ponderação que dependem, como visto, dos tipos de ação considerados.

Este método é limitado e de uso restrito. Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Os métodos da Mecânica dos Corpos Sólidos consistem na comparação entre “solicitações” e “resistências”. Método das Tensões Admissíveis: Este método é limitado e de uso restrito.

Verificação da Resistência e da Estabilidade: Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Os problemas mais simples da Mecânica dos Corpos Sólidos são aqueles correspondentes a um estado simples de tensão. Verificação da Resistência e da Estabilidade: Sd: solicitação de cálculo determinada em função de sx. Rn: resistência representativa determinada em função de uma tensão limite ( fy ou fu ou a tensão crítica de flambagem scr) ou do esforço que provoca uma instabilidade global na estrutura.

Verificação da Rigidez: Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Os problemas mais simples da Mecânica dos Corpos Sólidos são aqueles correspondentes a um estado simples de tensão. Verificação da Rigidez: Sn: solicitação representativa determinada em função de das deformações ou dos deslocamentos. Rn: resistência representativa, que consiste em valores máximos permitidos à solicitação.

Verificação da Rigidez: Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Os problemas mais simples da Mecânica dos Corpos Sólidos são aqueles correspondentes a um estado simples de tensão. Verificação da Rigidez: Obs.: a verificação da rigidez pode ainda estar relacionada ao nível de vibração do corpo, determinado em função da sua freqüência, do seu amortecimento e da sua aceleração de pico.

Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos A solução de problemas que correspondem a estados gerais de tensão são tratados por meio do conceito de tensão equivalente. Se um estado limite é atingido quando as componentes do estado de tensão são multiplicadas por n, então seq = slim/n.

Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos A solução de problemas que correspondem a estados gerais de tensão são tratados por meio do conceito de tensão equivalente. Logo, Existem várias teorias para a obtenção de seq. Nenhuma delas, porém, é universal. A validade de cada uma é restrita a determinados materiais e determinados tipos de solicitação.

Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos A solução de problemas que correspondem a estados gerais de tensão são tratados por meio do conceito de tensão equivalente. Para o estado simples de tensão, Verificação da Resistência e da Estabilidade: Verificação da Rigidez:

Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos 45º Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos A solução de problemas que correspondem a estados gerais de tensão são tratados por meio do conceito de tensão equivalente. Para o estado de cisalhamento puro, Verificação da Resistência e da Estabilidade: Verificação da Rigidez:

Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos 45º Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos A solução de problemas que correspondem a estados gerais de tensão são tratados por meio do conceito de tensão equivalente. Observações: Na prática, os critérios de rigidez se baseiam nos deslocamentos correspondentes às deformações. Para estados de tensão mais complexos, os critérios de projeto também o são.

Fim da Aula 05