Taxonomia Alberto Elizabete Ernesto Ivan Lillian Marcio Patricia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Advertisements

FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
ESTRUTURA DE DADOS Professor: Marcelo Mendes Turma: MBI-1
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo
1 -ANS 001- Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo ASOCEA Maio / 2011.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Teoria da Computação MÁQUINA DE TURING (Continuação) Fabrício Dias
Rational Unified Process
INFERÊNCIA DESCRITIVA
A visão Grega da Ciência
Regras de Carlos Linneu
Árvores.
O que é BIODIVERSIDADE?.
FILOGENIA DAS ANGIOSPERMAS: PRIMEIROS PASSOS
4. TEORIA DOS CONJUNTOS FUZZY - 1
Introdução a Teoria da Classificação
ARTIGO CIENTÍFICO.
01(c) 2007 Gustavo Motta1 Introdução ao -calculus Prof. Gustavo Motta Departamento de Informática/UFPB.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Herança e Polimorfismo
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
Professor Guilherme Ferreira de Lima Filho
A Lógica das Sentenças Abertas Profa. Ana Florencia Aula 9
Introdução a Sistemática
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia
Filosofia
Conceitos Básicos.
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
Utilização dos Anexos e da Lista de Referência de Espécies CITES
Tesauros José Antonio M. Nascimento.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
1 Fundamentos de SIG. - Sistemas de Informação
2EE117 Economia e Política da Regulação Os Aspectos Financeiros da Regulação Económica Hélder Valente 1.
Características de um bom professor de biologia
ESTATÍSTICA.
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Funções e suas propriedades
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
Curso Direito à Memória e à Verdade
Reino de Deus se não nascer de novo
Introdução e Busca Cega
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
1 A COMPUTAÇÃO MODERNA Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP
UML Diagrama de classes.
Trabalho de conclusão de curso
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
José Augusto Amgarten Quitzau
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Inverno – Agosto de 2013.
Trabalho de Conclusão do Curso
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Professora Michelle Luz
Forma Canônica e Definições
Ciências Virtual... Organiza corretamente em ordem crescente..
CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
CARDING SORTING Lílian Simão Oliveira. Arquiteto da Informação  Quais são as áreas de trabalho do arquiteto de informação? Sistema de organização Sistema.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Projeto de Banco de Dados
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Show da BIO Profº Eberton.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Aula 4 Sistemática Filogenética no ensino de Zoologia
RESENHA.
Transcrição da apresentação:

Taxonomia Alberto Elizabete Ernesto Ivan Lillian Marcio Patricia Rubens

Sumário Introdução Bases Teóricas Aspectos Metodológicos Exemplos e Aplicações Ferramentas Principais Iniciativas

Introdução A criação da teoria de classificação deu origem ao conceito de taxonomia, Grego: ‘tassis‘ = ordem 'nomos‘ = ley, norma. A taxonomia inclui não somente um sistema de classificação como também a teoria e os métodos utilizados para construir um sistema de classificação. Pode-se afirmar que a taxonomia é definida como a teoria prática da classificação.

Introdução O objetivo primário da Taxonomia é prever uma relação entre os termos e conceitos. É um sistema de classificação tendo por base, normalmente, uma hierarquia de termos e conceitos, na qual os termos localizados nos níveis mais baixos representam os aspectos mais específicos do conteúdo. Até recentemente, o seu interesse era restrito a profissionais da área de ciência da informação, biblioteconomia ou especialistas em determinadas ciências, como a biologia, mas agora é parte do interesse dos profissionais da gestão do conhecimento.

Introdução Uma taxonomia permite melhor compreender o valor da informação disponível, bem como perceber relacionamentos e correlações inerentes a essas informações. Podem ser criadas, ou tomadas emprestadas quando já existam. Toda as áreas podem ser organizadas segundo seus conceitos, por meio de uma taxonomia

Bases Teóricas Alguns Conceitos Importantes Árvore taxonômica: Quando a partir de um conjunto se cria uma taxonomia seguida de outras para as classes geradas e outras indefinidamente, de modo que obtém-se classes com níveis taxonômicos diversos diz-se que temos uma árvore taxonômica. Árvore taxonômica é o conjunto das taxonomias criadas para um conjunto raiz.

Bases Teóricas Genealogia taxonômica: é o conjunto de classes que a contém. Por analogia a genealogia taxonômica poderia ser descrita como o caminho que leva da raiz até a classe definida.

Reino / Filo / Classe / Ordem / Família / Gênero / Espécie Bases Teóricas Árvores Taxonômicas Notáveis Aristotélica: Por categorias que servem de base para classificar qualquer entidade. A conhecida técnica de herança é o processo de mesclar categorias por gênero. Reino / Filo / Classe / Ordem / Família / Gênero / Espécie 

Bases Teóricas Árvores Taxonômicas Notáveis Platônica: Os critérios de classificação são formados sempre por duas proposições, na qual uma é a contraditória da outra. É a classificação por dicotomias. Podemos dizer que para qualquer árvore taxonômica existe uma árvore taxonômica platônica, que lhe é equivalente na ponta.

Bases Teóricas Árvores Taxonômicas Notáveis Por propriedades Por critérios independentes Isoníveis Matriciais

Bases Teóricas Condições para uma taxonomia adequada Consistência Relevância Pertinência

Bases Teóricas Condições para uma taxonomia adequada Uma taxonomia consistente, relevante e pertinente não é melhor nem pior que outra igualmente consistente, relevante e pertinente para o mesmo conjunto. Em outras palavras, não existe classificação natural, ideal. Não existe 'a' taxonomia para um conjunto. Existem apenas taxonomias adequadas.

Bases Teóricas Qualidade de Taxonomias Há preferência por árvores taxonômicas simétricas, ou isoníveL, etc. O estudioso deve se precaver da tentação de achar que taxonomias com regularidades geométricas são essencialmente superiores ou que uma taxonomia só é boa se tiver regularidades geométricas. Por vezes, ao criar uma taxonomia, o estudioso é levado a crer que a classificação deve ter similaridade com alguma coisa tomada a priori sem saber corretamente até onde se estende essa similaridade. Taxonomias geradas a partir de analogias são apenas um caso de método indutivo de geração.

Bases Teóricas Objetivos da Taxonomia a) Diferenciar e distinguir os elementos b) Generalizar c) Universalizar, chegando a um maior nível de abstração d) Identificar, podendo ordenar uma entidade em grupo e) Reencontrar informação

Bases Teóricas Características de um Sistema Taxonômico Deve possuir característica específica Deve permitir classificar genericamente c) Deve ser mínimo d) Deve ser hierárquico e) Deve transcender a temporalidade

Bases Teóricas Classificação geral de termos Termos reais que se referem a fenômenos empíricos e termos ideais, que se referem a estruturas pensadas. Termos individuais que se trata de apenas um objeto e termos gerais, que se trata de uma classe de fenômenos. Termos unidimensionais que empregam apenas uma característica e termos pluridimensionais, que empregam às vezes várias características para designar os objetos.         

Referências Dahlberg, Ingetraut. Teoria da classificação ontem e hoje. Manosso, Radamés. Elementos de retórica taxonomia. Parreiras, Fernando.Taxor: proposta para apoio na gestão semântica de informações. Shera, Jesse H. Padrão, estrutura e conceituação na classificação.

FIM