EVANGELHO DE MARCOS José Adelson de Noronha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Copyright
Advertisements

VISÃO PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO
JOVENS COMO MODELOS DE DEUS
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
A Família de José e Maria
Algumas pessoas que Jesus curou e porque o fez
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Conscientização Vocacional
Evangelho de Mateus José Adelson de Noronha.
EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha.
A Amizade na vida de Jesus.
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
Conhecendo Cristo e crescendo nele
Ezequiel José Adelson de Noronha
São Mateus – Ano litúrgico A
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
À luz do exemplo do ministério de Cristo
Ele ressuscitou! Marcos 16:1-20.
MARCOS Sobre a rejeição.
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
NOVO TESTAMENTO.
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
Por que preciso conhecer a Jesus?
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
Um Breve Estudo No Evangelho Segundo Marcos
O Livro de Mateus TEXTO BASE: Mateus 1.23
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Atenção: O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso.
VISÃO PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO
ATOS DOS APÓSTOLOS.
A História de Deus Parte 3
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
1 – ANTES DA LEI A Palavra de Deus na consciência
Santo André, Apóstolo.
São Judas Tadeu.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
O CANCELAMENTO DA VELHA ALIANÇA
17 Por que Batizar-me? A Bíblia Fala.
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
A COMPAIXÃO QUE DÁ VIDA: o Toque da Palavra
EVANGELHO SEGUNDO MARCOS.
DidaquêKerígmaDiaconiaMartiria MateusLucasJoãoMarcos EnsinoProclamaçãoTestemunhoEncarnação Evangelho Integral 4 Grandes Comissões.
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
QUARTA SEMANA: JUDEIA, NOSSO ESTADO.. “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como.
Um Breve Estudo No Livro de Atos dos Apóstolos
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Eu vos dou um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como
Introdução ao Novo Testamento.
O evangelho de Marcos Mc está, provavelmente no norte da Galiléia (ano 70) Sua comunidade é triunfalista. Mc quer lembrar que Jesus é aquele que foi até.
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
A IGREJA EM ANTIOQUIA.
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS
Evangelho de João Programa:
Série: Atos dos apóstolos Atos
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
Essenciais da Igreja Evangelizar.
PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO Requisitos para composição do Cânon Sagrado: A autoridade apostólica; a Ortodoxia e a antiguidade do escrito. Os Evangelhos.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
MALAQUIAS José Adelson de Noronha
Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.
1 O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS  Informações preliminares.  Mega temas.  Questionário.  Bibliografia.
Lucas Subsídio para a 1ª Lição.
EVANGELHO DE MARCOS José Adelson de Noronha.
Transcrição da apresentação:

EVANGELHO DE MARCOS José Adelson de Noronha

Marcos (João Marcos) Filho de Maria e vivia em Jerusalém, provavel-mente de família abastada; Era primo de Barnabé (Cl 4:10b); Presenças marcantes de Paulo e Pedro (que o tratava como seu filho - 1 Pe 5:13 - e certamente o auxiliou na escrita do Evangelho, pois Marcos era tratado como intérprete de Pedro;

Marcos Segundo a tradição, depois das missões em Chipre e Roma, foi para a Alexandria onde foi martirizado em 74, arrastado por pagãos pelas ruas da Alexandria, com cordas amarradas em seu pescoço. Morreu no cárcere. Em 829 suas relíquias foram levadas de Alexandria para Veneza, onde foi construída uma basílica em sua memória;

Evangelho de Marcos Propósito Instruir os crentes, especialmente os gentios romanos, a serem “servos” do Senhor (a serviço do Senhor), tal como Jesus veio como servo do homem.

Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mc 10:45)

O livro pode ser dividido em 2 grandes partes: Evangelho de Marcos O livro pode ser dividido em 2 grandes partes: - O Filho do Homem Ministrando; - O Filho do Homem Dando Sua Vida.

Evangelho de Marcos - O Filho do Homem Ministrando: João Batista (cap 1) Ministério Inicial (caps 2-9) Local: Galiléia Visão panorâmica: Palavras e Sinais

Evangelho de Marcos - O Filho do Homem Dando Sua Vida: Rumo a Jerusalém (cap 10) A Semana Final (caps 11-15) Proclamação (cap 16) Local: Judéia e Jerusalém Visão Panorâmica: Sofrimentos

Particularidades do Evangelho de Marcos 1) Um dos três evangelhos sinóticos (visão de conjunto); 2) É evangelho de atos e não de discursos. Os romanos eram um povo mais de ação que de pensamento

Particularidades 3) Relata 18 parábolas entre 70; 4) Narra 18 milagres, entre 35 5) Escrito em estilo jornalístico, enérgico. Usa muito o tempo presente, histórico. Marcos é conhecido como o “Fotógrafo”

Particularidades 6) Destaca o olhar e os sentimentos de Jesus (3:5; 6:6; 7:34); 7) Especifica nomes, lugares, horários, números, reações e sentimentos das pessoas; 8) Aponta a popularidade de Jesus (1:22; 1:28; 4:1; 5:21)

Particularidades 9) Não agrupa eventos ou ensinamentos, como faz Mateus. Existe uma sucessão proposital e contínua de feitos surpreendentes 10) Dos 16 capítulos, 12 começam com “e” indicando a continuidade da narrativa

Particularidades 11) Marcos concentra em 1 capítulo o que Mateus diz em 8. O sermão do Monte (Mt 5,6 e 7) se concentra em Mc 1:39; 12) Enfatiza a dureza dos discípulos e a falta de fé (8:25 segundo toque no cego para que visse) e também falta de entendimento quanto à missão de Jesus.

GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO!