ADOLESCÊNCIA – SEXUALIDADE E AFETIVIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
Advertisements

CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
Educação Sexual para Infância
A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
Projeto Identidade Social Tema: Sexualidade Bate papo informal
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
“Quanto mais preliminares, mais úmida fica a perereca.”
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
Fatores que influenciam nas características climáticas
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
1 - INTRODUÇÃO 2 -TAREFAS 3 - PROCESSO 4 - AVALIAÇÃO 5 - CONCLUSÃO
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
O que é ser rapaz no séc. XXI?
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
ESCOLA ESTADUAL: REYNALDO MASSI CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
Webquest: História Professora: Fernanda
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
WEB - Encontro de Ecologia no Pantanal
Público Alvo: 8º Série Ensino Fundamental
MODA PELO MUNDO EM VÁRIAS ÉPOCAS
Educação sexual e sexualidade: Quo vadis?
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
desafio de pesquisar na rede
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Gravidez na Adolescência
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
AS CRIANÇAS E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
WEBQUEST.
Sexualidade, Orientação e Saúde
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Por:José Augusto Pereira da Silva e Nadielson Francisco Chaves FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS MESTRADO.
O adolescente cristão e a sexualidade
3° série Turma: 3003 Professor : Jarbas
Monique Estevam – PCNP de Ciências Data: 29/04/2014
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
CASINHA FELIZ CENTRO DE ENSINO
Alimentação Saudável Corpo São
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Entrevista.
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
Escola D. Manuel I - Tavira Ano Letivo 2012 / 2013 Docentes : Vanda Delgado Sérgio Santos Discentes : António Pires, nº 5 Maria Pires, nº19 Mariana Afonso,
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Educação Sexual A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para adolescentes. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio.
Título Introdução Tarefas Processo Recursos Avaliação
Trabalho de Projecto Problema: « Relações entre Pais e Filhos »
Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA CURSISTAS: RUBENS DE SOUZA ELENIR MARTINS DE LIRA ATIVIDADE:3.9 EXECUSÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA DOENÇAS SEXULAMENTE TRANSMISSÍVEIS.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
TEMAS TRANSVERSAIS.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas.
As objeções demonstram o interesse pelo assunto.
Transcrição da apresentação:

ADOLESCÊNCIA – SEXUALIDADE E AFETIVIDADE INÍCIO ADOLESCÊNCIA – SEXUALIDADE E AFETIVIDADE Uma WebQuest sobre sexualidade consciente sem “grilos”, para estudantes do 8ºano do Ensino Fundamental. Professora Marcia Dielh

INTRODUÇÃO Assista aos vídeos e refletir sobre os mesmos: http://www.youtube.com/watch?v=ent6P8gFTdQ http://www.youtube.com/watch?v=BxMLYl_ANrA O universo do adolescente é cercado por curiosidades sobre sua sexualidade. Na adolescência, o jovem inicia o interesse pelo seu corpo, devido as transformações que estão ocorrendo. Alguns sentimentos como, a insegurança, incerteza, medo, timidez, vergonha, preconceito e constrangimento começam a fazer parte do seu mundo.

INTRODUÇÃO . Na sociedade o sexo é marcado por uma série de tabus. Falar sobre esse assunto acabou se transformando em sinônimo de tratar sobre uma série de mitos.    Essa questão toda com relação ao sexo acabou gerando um grande transtorno, afinal de contas, falar de sexo é falar de coisa séria – muito séria. Hoje, não é difícil ouvirmos histórias de pessoas doentes com AIDS, gonorréia, sifílis, hepatite B ou, ainda, de jovens grávidas antes mesmo de estarem prontas para cuidarem bem delas mesmas. Essa situação também é resultado da falta de informação, que existe justamente em função do “tabu do sexo”. São muitas as perguntas, as dúvidas. Diante delas só há um caminho: o do conhecimento e da responsabilidade. Assim pesquise um pouco mais sobre sexualidade humana, bem como diversidade sexual, adolescência, DST’s, relação sexual, métodos contraceptivos entre outros. Investigue um pouco mais sobre a fase que você está vivendo que é tão importante para seu desenvolvimento pessoal.

TAREFA Vocês deverão supor que exista um programa, na televisão, destinado a Adolescentes e Sexualidade. Será dada a vocês a oportunidade de apresentar por um dia esse programa. Nessa apresentação, vocês deverão abordar os seguintes pontos: esclarecimento de um mito relacionado ao sexo/sexualidade, gravidez na adolescência, detalhamento de uma doença sexualmente transmissível e um método contraceptivo. Cada grupo terá 20 minutos para apresentar.

PROCESSO Sugiro que a execução da tarefa seja feita por grupos de 3-4 alunos, seguindo  as seguintes etapas:  1. O grupo deverá pesquisar um mito relacionado ao sexo/sexualidade e esclarecê-lo.Exemplo: “MASTURBAÇÃO PODE CAUSAR DOENÇAS OU É PECADO”. Mito ou verdade? MITO. A masturbação é um comportamento natural e pode estar presente em qualquer idade. Ao contrário, é um hábito muito saudável, uma vez que possibilita uma melhor intimidade e conhecimento do próprio corpo.  2. Cada grupo deverá escolher uma doença sexualmente transmissível e um método contraceptivo e fazer uma pesquisa detalhada a cerca do tema. No caso da doença sexualmente transmissível deverão ser abordadas questões tais como sintomas/conseqüências, prevenção, tratamento e duração da doença. No caso do método contraceptivo, deverá ser abordado o modo de usar e eficácia da técnica.

PROCESSO  Observação: O mito, método anticoncepcional e DST escolhidos pelos alunos deverão ser apresentados ao professor com antecedência, uma vez que os temas não podem ser repetidos pelos grupos. Tendo concluído a pesquisa, o grupo deverá se preparar para apresentá-la à sala, em forma de um programa sobre educação sexual. Os temas deverão ser abordados da maneira mais criativa possível; sugerimos o uso de imagens,e ainda se possível, que o próprio método contraceptivo seja trazido à sala.  Na construção da pauta do programa, o grupo deverá levar em consideração o fato de que ele é destinado à adolescentes de 15 a 17 anos e é transmitido às 20hs. 

RECURSOS Use os links abaixo para melhor realização da pesquisa: A vida adolescência http://www.adolescencia.org.br/adolescencia/default.asp Gravidez na adolescência http://www.infoescola.com/sexualidade/gravidez-na-adolescencia/ DST http://www.dst.com.br/ http://www.redece.org/dstdur.htm

RECURSOS Clique nos links abaixo e assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=IxjPm6tc92M&feature=related

RECURSOS Vivendo a adolescência (Projeto Reprolatina): GANDRA, F. R.; PIRES, C. do V. G.; LIMA, R. C. V. O dia-a-dia do professor:Adolescência: afetividade, sexualidade e drogas. Belo Horizonte: Fapi, 2002.  Vivendo a adolescência (Projeto Reprolatina): http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/index/default.asp?tema=index  Anticoncepção na adolescência (Francisco Cabral, Margarita Díaz, Leandro Santos): http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/textos/anticoncepcao_adolescencia.pdf  Doenças sexualmente transmissíveis ( Dr. Carlos R. Cerri – Urologista): http://www.dst.com.br/  Noções básicas sobre a geração de um novo ser humano e a ação da anticoncepção oral de emergência (Dr. Horácio B. Croxatto A.): http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/textos/horacio.pdf http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=9952&id_pagina=5 http://criancacolatina.blogspot.com.br/2011/01/sexualidade-infantil-na-escola.html

AVALIAÇÃO De acordo com os seguintes critérios:  Participação efetiva na realização da pesquisa,; Conteúdo do texto e consistência na apresentação;  Fidelidade ao tema escolhido; Criatividade;  Qualidade da apresentação ;  Domínio do assunto;  Pontualidade na entrega dos trabalhos;  Organização do grupo.