ESCOLA BRÁZ SINIGÁGLIA Pré História no Brasil- Os sambaquis litorâneos Profª: Leandra Nomes: Ana Paula, Alan, Brenda, Débora, Douglas, Josiane, Tainara.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
TUDO O QUE HÁ AQUI VOCÊ ESTUDOU DURANTE TODO O SEMESTRE.
A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
A identidade do homem americano
A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.
Revisão para a Prova O surgimento das cidades
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
E. E. Braz Sinigáglia Batayporã / ms 2009.
E.E. Braz Sinigáglia Bataiporã-MS.
Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13
Mais de 3 bilhões de anos de história
Paleolítico.
Trabalho de História Comunidades que habitavam a Amazônia
Trabalho de História. E.E. Braz Sinigáglia Alunos:Lucas Cadette, Vanessa, Rodrigo, Carla, Claudia, Angélica. Profª.: Leandra Apresentam.
Animais do pantanal Alunos: Muryel, Thyago e Gabriel. 3º E.M. A Professora : Jaqueline.
A ocupação da América e do Brasil
POVOS RECOLECTORES. POVOS RECOLECTORES Quer na inteligência e, portanto, na capacidade de fabricar objectos. Há milhares de anos, os seres humanos.
QUEM ERAM OS PALEOÍNDIOS DA AMÉRICA
Os primeiros habitantes da América
Projeto Animais Marinhos
ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI
A origem: Do universo e do homem.
História:Conceito A historia estuda o passado e o presente, buscando compreender o papel que os homens e mulheres tiveram e têm na sociedade. Como toda.
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
Apresentação de Slides
Homem americano. Várias hipóteses foram desenvolvidas para explicar a colonização humana nas Américas.
ARQUEOLOGIA.
Os Vestígios dos seres vivos
O Neolítico A idade da pedra polida
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
Os Gerreiros de terracota, estão considerados como Patrimonio da Humanidade pela Unesco desde o ano de É o maior descobrimento arqueológico do.
O SURGIMENTO DAS CIDADES
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História do Brasil
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
QUEM ERAM OS SENHORES DO JAGUAR NA AMÉRICA?
Vestígios Arqueológicos
Descrever as características de cada período da pré-história.
Sociedade e cultura dos nativos americanos
Curiosidades sobre os Dinossauros.
Pré-História As etapas da evolução humana
História da Arte catarinense
Prof. Everton da Silva Correa
Dia do Índio.
Professora Taiane História
Pré-História Supervisora: Maria Helena
ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS
MAIAS.
Trabalho de história primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes.
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
História Geral.
Pré – História Brasileira
Professor Edley
Povos que habitaram na Península Ibérica
O POVOAMENTO NO BRASIL Cenário do Brasil encontrado pelos primeiros povoadores: Clima seco e frio. Vegetação rasteira, cerrado e caatinga, na sua maioria.
OS POVOADORES DO ATUAL TERRITÓRIO BRASILEIRO
Primeiros habitantes do RS
A PRÉ-HISTÓRIA.
TRABALHO REALIZADO POR: Diogo m. nº 6 6ºa e.B.F.L H.G.P
As Primeiras Comunidades Recolectoras
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Gente da Terra: Guarani Professora Hilda Beatriz Dmitruk.
O POVOAMENTO DA AMÉRICA
AS CONSTRUÇÕES MEGALÍTICAS
Você sabe quem foram os nossos antepassados? Quem eram os habitantes de Itaboraí antes da chegada dos Portugueses? Você sabe o que eles comiam, como viviam.
HISTÓRIA DA ARTE BRASIL
Transcrição da apresentação:

ESCOLA BRÁZ SINIGÁGLIA Pré História no Brasil- Os sambaquis litorâneos Profª: Leandra Nomes: Ana Paula, Alan, Brenda, Débora, Douglas, Josiane, Tainara Beatriz, Tainara Santana

Criação do nome Sambaquis Os sambaquis, nome formado de tamba, que em tupi significa concha, e ki, amontoado, A maioria mede até 6 metros, mas, em Santa Catarina, já foram encontrados alguns com 30 e até 70 metros, a mesma altura do vão central da ponte Rio-Niterói e bem maior que a da Estátua da Liberdade (46 metros).

Funeral do Pescador Como eram enterrados os mortos nos sambaquis que serviam de cemitério 1- Pé no Chão: Piso de conchas de anomalocardia, um tipo de molusco, misturadas com areia e ossos de peixes cobertos por matéria orgânica (restos de alimentos). As camadas de conchas se alternavam com as dos mortos. 2- Cova rasa: Buracos de estacas ao lado do esqueleto indicam que ele devia ficar num jirau. As covas, Ovaladas, tinham até 70 cm de comprimento e 40 cm de profundidade. Os corpos eram amarrados para que ficassem em posição fetal. 3- Presente: sobre o corpo, iam as oferendas: animais mortos (os mesmo que serviam de alimentos, como peixe e pequenos mamíferos), esculturas, colares, pontas de ossos, lâminas de machados, dentes de porco- do- mato. 4- Exibição: Em cima ou ao lado da cova, coberta com pedras, era acesa uma fogueira, para que o enterro fosse visto dos sambaquis vizinhos. Depois, sobre covas e cinzas, eram depositados ossos e peixes, sobras do festim.

Os habitantes do sambaquis do litoral do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul possuem a mesma cultura e constituição genética, parecendo constituir um mesmo povo – chamado de SAMBAQUEIROS. Região geográfica Localização A Estação Ecológica Juréia-Itatins se localiza na porção Sul do estado de São Paulo e abrange os municípios de Peruíbe, Iguape, Miracatu e Itariri (pode ser mais especificada pela Estrada do Guaraú).A distância da capital é de aproximadamente 200 km e a área é de ha.

Herarquia

Alimentação A pesca era o principal meio de sobrevivência dessas comunidades. Os sambaqueiros pescavam com redes, que lançavam a partir de canoas, tanto no mar quanto nos rios. Os moluscos eram apenas um complemento da alimentação. As frutas e raízes também faziam parte do cardápio, mas eles não sabiam cultivar alimentos. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão porque nos sambaquis não foram encontradas peças de cerâmica cozida, necessárias para o preparo de gêneros como o milho e a mandioca. Em alguns sambaquis havia vestígios de caça.

Moradia No mesmo chão em que construíam suas casas, faziam fogueiras e dormiam. Aí também sepultavam os seus mortos. Encaravam isso, aparentemente, com a maior naturalidade. Os rituais fúnebres tinham um papel cultural importante: os corpos eram enterrados com comida e artefatos como machados, colares de dentes de tubarão e estatuetas de pedra, aparentemente para preparar o defunto para uma viagem espiritual.

Objetos Os sambaquieiros desapareceram por volta do ano Foram eliminados pelos tupis, indígenas mais guerreiros e que já dominavam a agricultura. Deve ter ocorrido mistura de raças entre os dois povos, pois provavelmente foram os sambaquieiros que ensinaram os tupis como se pesca no mar. Em um país como o Brasil, com uma costa tão extensa, é uma herança das mais úteis. Em muitos sambaquis também foram encontradas estatuetas de animais – chamadas de zoólitos, ou seja, animais esculpidos em pedra. Com suas formas estilizadas, não causariam estranheza em uma exposição de arte moderna, mas esses zoólitos provavelmente tinham funções rituais. Os arqueólogos acreditam que as concavidades que aparecem em alguns deles serviam para preparar tinturas

Rituais Em muitos sambaquis também foram encontradas estatuetas de animais – chamadas de zoólitos, ou seja, animais esculpidos em pedra. Com suas formas estilizadas, não causariam estranheza em uma exposição de arte moderna, mas esses zoólitos provavelmente tinham funções rituais. Os arqueólogos acreditam que as concavidades que aparecem em alguns deles serviam para preparar tinturas