Programa Saúde na Escola Ministério da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Advertisements

Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Informações Estratégicas Oficina 1 - Nordeste
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – PSE
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Programa Nacional de Alimentação Escolar
A formação profissional técnica de
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
1.
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
“Entidades e organizações de assistência social”
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – PSE – Instituído pelo Decreto Presidencial
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Ministério da Cultura.
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA Instituído pelo Decreto Presidencial
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Programa Saúde na Escola - PSE
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – PSE – Prof. Cezar Tchaikovski
Capacitação em Eventos
SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica casos notificados; pessoas.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
OFICINA DE PLANEJAMENTO
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
10ª Reunião Plenária da CNPD
REUNIÕES REGIONAIS.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Política Nacional de Promoção da Saúde
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde 1° Seminário Estadual Intersetorial.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
Transcrição da apresentação:

Programa Saúde na Escola Ministério da Educação PSE Instituído pelo Decreto Presidencial nº a Portaria Interministerial nº 6.286, de 05/12/2007 Ministério da Educação Ministério da Saúde Brasília, 14 de março de 2008

Princípios organizativos Promoção da atenção integral à saúde; Integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica; Constituição de territórios de responsabilidade entre escolas estaduais e municipais e equipes de Saúde da Família.

Princípios organizativos Novo desenho da política de educação em saúde que: trata a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos; permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens e à educação em saúde e promove a articulação de saberes, a participação de alunos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política.

DIRETRIZES I - descentralização e respeito à autonomia federativa; Decreto nº 6.286, artigo 3º I - descentralização e respeito à autonomia federativa; II - integração e articulação das redes públicas de ensino e de saúde; III - territorialidade; IV - interdisciplinaridade e intersetorialidade; V - integralidade; VI - cuidado ao longo do tempo; VII - controle social e VIII - monitoramento e avaliação permanentes.

Objetivos Decreto nº 6.286, artigo 3º I - promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação; II - articular as ações do Sistema Único de Saúde -SUS às ações das redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis; III - contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos;

Objetivos Decreto nº 6.286, artigo 3º IV - contribuir para a construção de sistema de atenção social, com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos; V - fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar; VI - promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes e VII - fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde, nos três níveis de governo.

AÇÕES 5 COMPONENTES Avaliação das Condições de Saúde; Promoção da Saúde e Prevenção; Monitoramento da Avaliação da Saúde dos Estudantes; Educação permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens para o Programa Saúde na Escola; Monitoramento e Avaliação do Programa Saúde na Escola;

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE Estratégia Saúde da Família Avaliação Clínica e Psicossocial Avaliação Nutricional AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE Estratégia Saúde da Família Atualização do Calendário Vacinal Avaliação da Saúde Bucal

PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO Promoção das Práticas Corporais e Atividade Física nas Escolas Ações de Segurança Alimentar e Promoção da Alimentação Saudável PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas Educação para a Saúde Sexual, Saúde Reprodutiva e Prevenção das DST/AIDS (Saúde e Prevenção nas Escolas) Promoção da Cultura de Paz e Prevenção das Violências

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA SAÚDE DOS ESTUDANTES Estudos para Monitoramento e Avaliação da Situação de Saúde dos Estudantes Encarte Saúde no Censo Escolar (INEP/MEC) MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA SAÚDE DOS ESTUDANTES Pesquisa Nacional do Perfil Nutricional e Consumo Alimentar dos Escolares) Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE/SVS/MS) Sistema de Monitoramento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

Realização de educação permanente de Jovens para Promoção da Saúde Educação permanente e capacitação de profissionais da educação nos temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos Territórios do Programa Saúde na Escola EDUCAÇÃO PERMANENTE E CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE E DE JOVENS PARA O PSE Realização de educação permanente de Jovens para Promoção da Saúde

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA Estudos para Monitoramento e Avaliação do Programa MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

METAS DO PSE Público prioritário: municípios de mais baixo IDEB (1242) 2008 – 2.688.000 estudantes 2009 – 8.640.000 estudantes 2010 – 15.600.000 estudantes 2011 – 23.520.000 estudantes                                                                

Implantação do Programa: Desafios da Gestão Articulação intersetorial: composição de grupo de trabalho intersetorial Educação – Saúde Esfera estadual – esfera municipal Atuação conjunta por territórios de responsabilidade: diagnóstico situacional; mapeamento das redes; programação das atividades Criação de mecanismos de acompanhamento e avaliação do Programa

Coordenação do Programa Ministério da Educação Jaqueline Moll Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania - DEIDHUC Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Sala 627 CEP 70047-900 – Brasília – DF Telefone: (61) 2104-8209 / (61) 2104- Fax: (61) 2104-9472 E-mail: jaqueline.moll@mec.gov.br

Coordenação do Programa Ministério da Educação Paulo Egon Wiederkehr Secretaria de Educação Básica - SEB Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica - DASI Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Sala 513 CEP 70047-900 – Brasília – DF Telefone: (61) 2104-8634 Fax: (61) 2104-9283 E-mail: dasi-seb@mec.gov.br

Coordenação do Programa Ministério da Saúde Marcus Vinícius Quito Secretaria Executiva Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Ed. Sede, sala 308 CEP 70058-900 – Brasília – DF Telefone: (61) 3315-3526 E-mail: marcus.quito@saude.gov.br