Olho,Daltonismo, Visão,Cores, Cones

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

HERANÇA LIGADA AO X.
Tigela de Frutas (em cor)
Os sentidos humanos – parte 1
Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Os dois olhos, trabalhando em conjunto, fornecem ao cérebro uma quantidade significativa de informações essenciais: ambos vêem um objeto mais ou menos.
ÓRBITA E OLHO.
DALTONISMO Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre Biomedicina Disciplina de Genética e Evolução Monitora – Suélen Merlo.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO.
É só colocar óculos para conseguir ver?
Transmissão de características hereditárias
Luzes e Cores: A visão da Física
Os olhos Prof. Mário Gregório..
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO.
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Visão Computacional Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim.
Iana Alexandra Alves Rufino
Monitor de Vídeo.
Visualização Científica PSI a Aula – Percepção Visual Humana
Tricromia e aditividade
COR.
Daltonismo Alunas: Gina Dias Moreira, Rebeca Yuri Rodrigues, Wanessa Apolinário Martins.
Nomes:Mateus,Marco,Rafael,Mayke,krystian
Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
2 Elementos da Percepção Visual
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
BIOFÍSICA DA VISÃO.
Professor: Diones Charles
Teoria da Cor.
2 Elementos da Percepção Visual
A cor e a luz Prof. Daniel Almeida.
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
OS CINCO SENTIDOS.
A qualidade óptica do olho Aberrações Cromáticas
Computação Gráfica - Cor
Teoria Da Cor.
A cor.
Sistema Visual Humano Anatomia e Processamento de Sinais
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
Problemas na visão Ciência Viva.
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
Luz e Cor A luz solar é denominada de luz branca;
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. Rafael Andrade
ÓPTICA.
Academicos: Jorge Agi Mayruf Franca Silva
Óptica.
Sistema RGB (Red-Green-Blue)
Fontes de Luz Uso de Múltiplas fontes de Luz. Fontes de Luz Como trabalhar com múltiplas fontes de luz de diferentes tipos? O programa Exemplo3DMoveFonteDeLuz.cpp.
Prof. João Vicente Prof. Sérgio Magalhães Dr. André Lavigne
ILUSÃO.
Defeitos da visão A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, por isso devemos cuidar atentamente para as modificações com o passar do tempo.
Professor: Diones Charles
Patrícia de Lima Martins
Óptica da visão Olho Humano!.
LENTES ESFÉRICAS.
HERANÇA LIGADA AO SEXO PROF. SAULO PIRES.
Leis de Mendel (Mendelismo)
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
Pupila – Abertura central por onde entra a luz no olho
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
THE EVOLUTION OF PRIMATE COLOR VISION David Fernandes Pedro Lourenço Rita Antunes Tiago Silva MEBM 09/10.
LUZ E COR.
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Ciências da Natureza e suas
Transcrição da apresentação:

Olho,Daltonismo, Visão,Cores, Cones

Como funciona o olho? O olho é um órgão extremamente complexo que conta com uma grande interconexão de sinais para transmitir dados do mundo exterior para o cérebro .

O olho é uma simples esfera que mede aproximadamente 2,5 cm de diâmetro, mas seu poder é incrível, distingue cores e formas na presença de luz forte ou fraca, de perto ou de longe.

Essas células sensíveis que a retina do olho humano possui são chamadas de cones, e são responsáveis pela percepção das cores. Cada cone é composto por pigmentos sensíveis a um dos três comprimentos de onda de luz, sendo o cone sensível ao vermelho o Protan, o sensível ao verde, o Deutan e o sensível ao azul, o Tritan.

A figura abaixo mostra como a luz age nos cones.

Embora também seja conhecida como cegueira para cores, o daltonismo não é cegueira. A maioria dos daltônicos não consegue distinguir entre tons de vermelho e verde quando há pouca luz; alguns não distinguem o azul do amarelo. Nestes dois casos, o tipo de daltonismo é chamado de dicromático, porque têm dois tipos de cones em vez de três.

Um grupo muito pequeno apresenta uma condição chamada monocromatismo, ou seja, elas enxergam somente em preto e branco.Existem também os tricromáticos, que são os mais comuns, possuem três tipos de cones, mas percebem os tons das cores alterados. Tem defeitos similares aos dicromáticos, mas num grau inferior, mais atenuado.

Qual a causa do daltonismo? O daltonismo é causado pela falta de uma ou mais das substâncias sensíveis à luz encontradas na retina.

Como é transmitido o daltonismo? O daltonismo é transmitido hereditariamente, sendo uma característica ligada ao sexo.

Como saber se você é daltônico? Existem três métodos para verificar o grau de daltonismo: - Anomaloscópio de Nagel. Nesse aparelho, o indivíduo que vai ser examinado vê um campo dividido em duas partes. Uma delas é iluminada por uma luz monocromática amarela, enquanto a outra é iluminada por uma mistura de luzes monocromáticas vermelha e verde.

de Holmgreen; Consiste em um feixe de lã em diversas cores, que devem ser separadas - Lâminas Pseudoisocromáticas (ou teste de Ishihara); São quadros formados por pontos coloridos sobre as quais aparece um número desenhado em determinada cor. Por ser um método

Pessoas com percepção normal observam a letra O, pessoas com deficiência na percepção das cores vermelho e verde, observam a letra Q, pessoas com ausência de percepção de cores não conseguem fazer a leitura das letras.

Como se pode tratar o daltonismo? Não há cura para o daltonismo, mas existem lentes que incrementam o contraste entre as cores. Atualmente, já existem lentes com filtro que auxiliam o portador de deficiência em relação a uma cor. Entretanto, o material é caro e precisa ser feito sob medida, conforme o "índice

Curiosidades: Estima-se que 8% dos homens e 0,4% das mulheres sejam daltônicos.  Em casos bem raros, a deficiência pode aparecer apenas na adolescência ou idade adulta, pelo uso de certas drogas, como cloroquina, álcool etílico e metílico, aplicação de laser argônio e até pelo uso de viagra, que dura alguns minutos ou então com grande freqüência vai piorando gradativamente.

O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica