E.E profª. Nair Palácio de Souza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Eólica - Andreia Ribeiro nº4 8ºC - Diana Cardoso nº7 8ºC
Advertisements

Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.
HIDROGRAFIA DO PARANÁ.
GEOGRAFIA B AULA 03 FONTES DE ENERGIA
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos.
Energia Eólica ●Fontes Limpas de Energia Erica Rocha Siqueira 1° A.
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
ENERGIAS ALTERNATIVAS
Os polêmicos projetos hidrelétricos no Brasil
FONTES DE ENERGIA.
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
Escola Padre Vítor Melícias
A Usina de ITAIPU Fevereiro de 2005
RECURSOS NATURAIS E CRESCIMENTO ECONÔMICO
NEP KIRANA LACERDA Trabalho elaborado pelo Prof.WILMAR.
Energia Renovável e Não Renovável
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Menu D.2 D.3 D.4 D.5 D.6 D.7 D.8 D.9 D.10 D.11 D.12 D.13 D.14 D.15 D.16 D.17 D.18 D.19 D.20 D.21 D.22.
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Salas de Matemática.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS
Usina Hidrelétrica.
Termelétrica Usina termelétrica no Rio Grande do Sul.
Energia Hidráulica.
Energias renováveis e não-renováveis
Fontes de energia e impactos ambientais
ENERGIA.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Bacias Hidrográficas da América do Sul
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
ENERGIA ELÉTRICA.
ENERGIA ELÉTRICA.
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
FONTES DE ENERGIA.
HIDROGRAFIA E ENERGIA NO BRASIL (cap. 12)
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ENERGIA
Nossos Recursos Naturais (Cap. 9) Os Estados Físicos da Água (Cap.10)
FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS - PETRÓLEO
Energia Termoelétrica
Energia Termoelétrica
Hidreletricidade no Brasil:
Hidrografia Brasileira
USINAS HIDRELÉTRICAS.
Energia Termoelétrica
Segmento: Ensino Fundamental
Bacias hidrográficas do Brasil
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
INFRAESTRUTURA.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
A Energia Hidrelétrica
FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Consumo energético e meio ambiente
As Fontes de Energia Olá! Eu sou o Éolo e vou estar aqui contigo para te falar sobre as diferentes fontes de energia que existem no nosso planeta.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Bacias hidrográficas brasileiras
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Hidrelétricas
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
USINAS TERMELÉTRICAS: POLUENTES E CRESCENTES. REFLEXÕES SOBRE O DESEMPENHO E INCONVENIENTES DO PROCESSO DE CONVERSÃO DE ENERGIA TÉRMICA PRESENTE NOS GASES.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Ciências Naturais – 8.º ano
Transcrição da apresentação:

E.E profª. Nair Palácio de Souza Geografia Energia elétrica e Fontes de energia

O que é energia? O que não pode ser criado nem destruído apenas transformado.

ENERGIA ELÉTRICA Pode ser obtida pela força da água, pelo vapor da queima do carvão e também pela força do vento.Quando ligamos algo a tomada ou quando acendemos uma luz, essa energia armazenada chega até a nossa casa, escola, rua, etc. através de cabos e fios que transportam eletricidade.

Ações da energia elétrica:surgimento e avanço A primeira usina elétrica brasileira foi instalada em 1883, na cidade de Campos (RJ). O panorama só começou a mudar realmente à partir da 1.a Guerra Mundial. Pois ficou muito difícil importar, e por isso, muitos bens passaram a ser feitos aqui. O governo resolveu então dar incentivos para as empresas de energia elétrica que quisessem vir para o Brasil. A mais importante foi a band and Share.

Em 1930, o Brasil já possuía 891 usinas, sendo 541 hidrelétricas, 337 térmicas e 13 mistas. Com a 2.a Guerra Mundial voltou o problema de importação e de racionamento de carvão e petróleo. O governo decidiu intervir para aumentar a taxa de crescimento e disciplinar melhor a produção e distribuição de energia elétrica que até então estava nas mãos das empresas estrangeiras. Um dos primeiros passos foi a criação da Companhia Hidrelétrica de São Francisco (CHESF) Em 1952 foram organizadas as centrais de Minas Gerais (CEMIG) com cinco empresas regionais e suas subsidiárias. Em 1957, crio-se as centrais elétricas de Furnas. Em 1966, foram reunidas as centrais elétricas do Rio Pardo CHERP as usinas elétricas de Paranapanema (USEIPA) e as centrais elétricas de Urubupunbá (CELUSA), para formar as centrais elétricas de São Paulo (CESPE).

Produção de Energia Elétrica Quase toda a nossa energia elétrica é produzida por enormes geradores em centrais elétricas. Uma típica usina de eletricidade pode ter uma capacidade de mais de um milhão de quilowatts. A quantidade de energia que uma usina pode produzir é medida em quilowatts hora.

Turbinas acionam os geradores elétricos Turbinas a gás : As turbinas a gás podem ser postas em movimento mais fácil e rápido que as turbinas a vapor. Turbinas a água: As usinas mundiais com turbinas a água são denominadas usinas hidrelétricas, essas produzem 92,4% da potência de energia no Brasil.

AS FONTES DE ENERGIA PODEM SER

O que são fontes de energia? Por exemplo:a energia é a capacidade de fazer trabalho. A água  tem energia, força,  e por isso pode realizar trabalho, movendo as turbinas de uma usina. Um pedaço de carvão tem energia, quando ele é queimado pode  forçar a máquina a puxar um trem numa estrada de ferro.

Renováveis ou não renováveis Que se esgotarão e não serão repostas pela natureza. Podemos citar o petróleo, o carvão, o gás natural etc...   São fontes de energia que não se esgotam, a natureza sempre faz novamente (Iuri). Podemos citar algumas como, a energia solar, das águas, do vento e a biomassa.

Respectivamente:

Energia Solar, Energia Hídrica, Biomassa, Energia Eólica,

HIDRELEÉTRICAS E TERMOELÉTRICAS HIDRELÉTRICAS: é a energia que se faz com as águas dos rios.  TERMOELÉTRICAS: é a energia elétrica se faz quando se  queima carvão, ou óleo, ou gás natural e aquece a água que fica dentro de um tambor bem grande.

Principais hidrelétricas do Brasil são: 1) Itaipú (Rio Paraná) 2) Tucuruí (Rio Tocantins)   3) Ilha Solteira (Rio Paraná)   4) Xingó (Rio São Francisco) 5) Paulo Afonso IV (São Francisco)   6) Itumbiara (Rio Paranaíba) 7) São Simão (Rio Paranaíba) 8) Fóz do Areia (Rio Iguaçú) 9) Jupiá (Rio Paraná) 10) Itaparica (Rio São  11) Itá (Rio Uruguai) 12) Marimbondo (Rio Grande) -  13) Porto Primavera (Rio Paraná)   14) Salto Santiago (Rio Iguaçú) 15) Água Vermelha (Rio Grande) 16) Corumbá (Rio Corumbá) 17) Segredo (Rio Iguaçú) 18) Salto Caxias (Rio Iguaçú) 19) Furnas (Rio Grande) 20) Emborcação (Rio Paranaíba) 21) Salto Osório (Rio Iguaçú) 22) Estreito (Rio Grande) 23) Sobradinho (Rio São Francisco) (*) Itaipú é considerada usina binacional (Brasil/Paraguai). Assim, inteiramente nacional, a maior é a de Tucuruí, no Pará.