REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

Professor: Francisco Disciplina: Geografia
Complexo Regional da NORDESTE
A formação do território brasileiro
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
Unidade 01 – O território brasileiro
Unidade 01 – O território brasileiro
Escola Estadual Maria José
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
REGIÃO NORDESTE.
COMPLEXOS REGIONAIS Nordeste.
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
Região Nordeste.
Revisão Trimestral – 3ºTrimestre/2010 – 6ª série
Recuperação anual – 6ª série
Divisão Regional do Brasil Capítulo 8, p. 102
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Regionalização do espaço brasileiro
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Complexo Regional da NORDESTE
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
REGIÃO NORDESTE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
Módulo 16 – Brasil: Território, espaço geográfico e regionalização
Regionalizações do Brasil
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
DISTRITO FEDERAL.
Relevo e hidrografia Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão sobre um extenso.
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
ZONA DA MATA Zona LITORÂNEA.
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
O BRASIL NO MUNDO.
PRP 7 ano geografia José Victor.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Região Nordeste.
Prof. Jefferson Geografia.
A divisão regional de 1970 Baseada no conceito de regiões homogêneas: combinação de aspectos naturais e econômicos, com predomínio do segundo elemento.
Trabalho de geografia Regiões Geoeconômicas
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE
Região Nordeste -Área 18,25% do território brasileiro
COMPLEXOS REGIONAIS.
Região Nordeste Cap. 33.
Trabalho De geografia Nome = dayane Rodrygues dos Santos
Complexo regional do Nordeste
Complexo Regional da NORDESTE
CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL
Formação do Território Brasileiro
Regiões geoeconômica ou complexos regionais
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Regionalização do território brasileiro
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
Região Nordeste 18/04/2017.
BRASIL: RELEVO, CLIMA E VEGETAÇÃO
AS REGIÕES DO BRASIL.
Demografia Cristiano Almeida.
REGIÃO NORDESTE.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
sub – regiões nordestinas
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
Diferentes divisões regionais. Podemos estudar as superfícies de países, estados, cidades ou qualquer parte do planeta dividindo em regiões geográficas.
Transcrição da apresentação:

REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO

Região Corresponde a um agrupamento de áreas com características semelhantes. Podemos regionalizar bairros, cidades, estados e países.

Segundo aspectos físicos Diferentes paisagens

Quais as possibilidades de regionalizar o Brasil? Regiões Geoeconômicas Regiões do IBGE

Regiões do IBGE Criada em 1969, sendo considerada a oficial do Brasil; Cinco grandes regiões de acordo com as características físicas e econômicas; Seus limites respeitam os limites dos estados.

Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais ou ainda Regiões Concentradas Geógrafo brasileiro Pedro P. Geiger no final da década de 60; Considera o processo histórico e a industrialização, associado aos aspectos naturais; Não respeita o limite entre os estados: O N de MG encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território encontra-se no Centro-Sul. O E do Maranhão encontra-se no Nordeste, enquanto o W encontra-se na Amazônia. O S de Tocantins e do Mato Grosso encontra-se no Centro-Sul, mas a maior parte desses estados pertencem ao complexo da Amazônia. Como as estatísticas econômicas e populacionais são produzidas por estados Mas é muito útil para a geografia, porque ajuda a contar a história da produção do espaço brasileiro.

Qual região Concentrada é esta? Por quê? Agências bancárias Região concentrada: 13.745 (07 estados) Brasil: 18.358 (27 estados) Fonte: Febraban, abril/2008 Telefones fixos Região concentrada: 31.278.565 (07 estados) Brasil: 41.949.390 (27 estados) Fonte: Anatel, fevereiro/2008 Telefones celulares Região concentrada: 78.749.996 (07 estados) Brasil: 124.122.479 (27 estados) Fonte: Anatel, fevereiro/2008 Ferrovias 30.101 vagões incorporados no sistema ferroviário entre 1997 e 2006 (Salta de 20 aquisições em 1997 e sobe para uma média de 7.000 vagões a partir de 2004) 1.174 locomotivas incorporados no sistema ferroviário entre 1997 e 2006 (Salta de 10 aquisições em 1997 e sobe para uma média acima de 230 locomotivas a partir de 2004 com frota atual de 2.515 unidades) O volume transportado salta de 250 milhões de toneladas em 1997 para 404 milhões de toneladas em 2006 A maior parte deste volume localiza-se na região concentrada Fonte: Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF Rodovias 1,6 milhão de km de rodovias A maior parte deste volume localiza-se na região concentrada Fonte: Geipot, 1999

Complexos Regionais / O Nordeste Pólo mais rico da América portuguesa monocultura da cana trabalho escravo. É considerada “região-problema" do país, enfrenta graves conflitos sociais e econômicos: área de repulsão de população, analfabetismo, mortalidade infantil, concentração de renda e de terras, seca, falta de oportunidades de emprego. Pode ser dividido em quatro sub-regiões ocupa 18% do território brasileiro

Sub-região Meio-Norte Zona de transição entre o Nordeste e a Amazônia Maranhão e Piauí O extrativismo do babaçu e a agricultura do algodão e do arroz são as principais atividades econômicas do Meio-Norte.

Sub-região Sertão É a maior das sub-regiões nordestinas, ocupada em sua maior parte pelo Polígono das Secas; A pecuária extensiva de corte e o cultivo arroz e algodão; Projetos de irrigação tem favorecido a produção de frutas em áreas sertanejas.

Sub-região Agreste Pequena faixa que atravessa de norte a sul os estados do RN, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A cidade de Campina Grande, na Paraíba, é chamada de "capital do Agreste". O Agreste marca a transição entre a área litorânea (Zona da Mata) e o Sertão, A policultura comercial e a pecuária leiteira são as principais atividades econômicas

Sub-região Zona da Mata Ocupa a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. Foi o primeiro local do Brasil a ser povoado. Hoje é a área mais populosa e a que concentra duas das três maiores cidades do Nordeste: Salvador (Bahia) e Recife (Pernambuco). O cultivo da cana-de-açúcar e do cacau representa sua principal atividade econômica. Atualmente: Turismo

Complexos Regionais O Centro-Sul Atual núcleo econômico do país; Concentra a economia moderna, tanto no setor industrial como no setor agrícola, além da melhor estrutura de serviços. Sede da capital política e da capital econômica do país.

Complexos Regionais A Amazônia É o espaço de povoamento mais recente; Coberta densa floresta, com clima equatorial, que dificulta o povoamento; Movimentos migratórios: do Centro-Sul; do Nordeste; Hoje é a região mais recebe população.

Políticas regionais no Brasil Com o objetivo de diminuir as desigualdades socioeconomicas existentes entre as regiões brasileiras e estimular o desenvolvimento regional, foram criadas instituições governamentais, são elas: - SUDENE - SUDESUL - SUDAM - SUDECO

LEI Nº 11.662, DE 24 ABRIL DE 2008 Art. 1o  Esta Lei altera as alíneas “b” e “c” e revoga a alínea “d” do art. 2o do Decreto no 2.784, de 18 de junho de 1913, a fim de modificar os fusos horários do Estado do Acre e de parte do Estado do Amazonas do fuso horário Greenwich “menos cinco horas” para o fuso horário Greenwich “menos quatro horas”, e da parte ocidental do Estado do Pará do fuso horário Greenwich “menos quatro horas” para o fuso horário Greenwich “menos três horas”. 

b) o segundo fuso, caracterizado pela hora de Greenwich ‘menos três horas’, compreende todo o litoral do Brasil, o Distrito Federal e os Estados interiores, exceto os relacionados na alínea ‘c’ deste artigo;  c) o terceiro fuso, caracterizado pela hora de Greenwich ‘menos quatro horas’, compreende os Estados de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Amazonas, de Rondônia, de Roraima e do Acre.