Aula de Gramática Fundamentos II.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

Figuras de Linguagem “Palavras“
O CÉU 5ª. AULA.
A gota de água que precisava de tomar banho
Aula de Gramática TEMA: SEMÂNTICA.
Figuras de Linguagem - Sintaxe -
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
Figuras de Linguagem Por Anna Frascolla Design por Bruna Frascolla.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
Figuras de Linguagem 1.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSOR JESWESLEY MENDES.
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
Figuras de Linguagem Exemplos.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE.
A Boneca e a Rosa.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen. UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen.
Por Veridiana B. B. Corrêa
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O Príncipe Feliz.
Linguagem figurada Pensamento
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª. Karen Olivan.
FIGURAS DE SINTAXE - frases -
FIGURAS DE LINGUAGEM JN Profª. Luciana Balduíno.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
As figuras de linguagem nos textos:
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
EXERCÍCIOS FIGURAS DE LINGUAGEM
Figuras de linguagem ou estilo
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
2ª AULA: O SOL DA JUSTIÇA MALAQUIAS 4:2.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
SEI QUE NA CRUZ SEU SANGUE VERTEU
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas.
Figuras de Linguagem Profa. Karla Faria.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Figuras de Construção ou sintaxe
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
No princípio Deus criou os céus e a terra
FIGURAS DE LINGUaGEM.
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
By Búzios Slides Apresenta
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?
Figuras de Linguagem 1.
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
Para muitos com certeza será uma data linda... Trocas de olhares, beijos e abraços. Uns partilham presentes dos mais simples até aos mais sofisticados...
Quando o sol aquece de manhã
ALELUIA AUTOMÁTICO COM SOM.
A drama e seu Dono A drama perdida.
LITERATURA BRASILEIRA
Figuras de linguagem.
Transcrição da apresentação:

Aula de Gramática Fundamentos II

Recursos Fonolexicais

1) Boi bem bravo, bate baixo, bota baba, boi berrando... Dança doido, dá de duro, dá de dentro, dá direito... Vai, vem, volta, vem na vara, vai não volta, vai varando.

Aliteração Boi bem bravo, bate baixo, bota baba, boi berrando... Dança doido, dá de duro, dá de dentro, dá direito... Vai, vem, volta, vem na vara, vai não volta, vai varando.

Não viu a tinta da ponte!” (Tanta Tinta – Cecília Meireles) “Ah! Menina tonta, toda suja de tinta mal o céu desponta! (Sentou-se na ponte, muito desatenta… E agora se espanta: Quem é que a ponte pinta com tanta tinta?…) A ponte aponta e se desaponta. A tontinha tenta limpar tinta, ponto por ponto e pinta por pinta … Ah! a menina tonta! Não viu a tinta da ponte!” (Tanta Tinta – Cecília Meireles)

“A linha feminina é carimá Moqueca, pititinga, caruru 2) “A linha feminina é carimá Moqueca, pititinga, caruru Mingau de puba, e vinho de cajú Pisado num pilão de Piraguá.” (Gregório de Matos)

“A linha feminina é carimá Moqueca, pititinga, caruru 2) Assonância “A linha feminina é carimá Moqueca, pititinga, caruru Mingau de puba, e vinho de cajú Pisado num pilão de Piraguá.” (Gregório de Matos)

“Na messe que enlourece, estremesse a quermesse, 3) “Na messe que enlourece, estremesse a quermesse, O sol celestial girassol esmorece.”

“Na messe que enlourece, estremesse a quermesse, 3) Eco “Na messe que enlourece, estremesse a quermesse, O sol celestial girassol esmorece.”

E os sinos dobram a defuntos Dling! Dlong! Dling! Dlong! 4) E os sinos dobram a defuntos Dling! Dlong! Dling! Dlong! E os sinos dobram todos juntos

E os sinos dobram a defuntos Dling! Dlong! Dling! Dlong! 4) Onomatopeia E os sinos dobram a defuntos Dling! Dlong! Dling! Dlong! E os sinos dobram todos juntos

5) “Os magnetes atraem o ferro; os magnatas, o ouro”. (Antônio Vieira) “O diretor ratificou que ele mesmo fizera as retificações no documento”.

5) Paronomásia “Os magnetes atraem o ferro; os magnatas, o ouro”. (Antônio Vieira) “O diretor ratificou que ele mesmo fizera as retificações no documento”.

Recursos Morfossintáticos

1) “Vi uma estrela tão alta, Vi uma estrela tão fria! Vi uma estrela luzindo Na minha vida vazia”. (Manuel Bandeira)

1) Anáfora “Vi uma estrela tão alta, Vi uma estrela tão fria! Vi uma estrela luzindo Na minha vida vazia”. (Manuel Bandeira)

Eram brancas, brancas, brancas Como as do anjo que mas deu. 2) Eram brancas, brancas, brancas Como as do anjo que mas deu. (Almeida Garret)

“Eram brancas, brancas, brancas Como as do anjo que mas deu.” 2) Iteração “Eram brancas, brancas, brancas Como as do anjo que mas deu.” (Almeida Garret)

3) “Na música tudo se faz por compasso, Na arquitetura tudo se faz por régua, Na aritmética tudo se faz por conta, Na geometria tudo se faz por medida.” (Antônio Vieira)

3) Paralelismo “Na música tudo se faz por compasso, Na arquitetura tudo se faz por régua, Na aritmética tudo se faz por conta, Na geometria tudo se faz por medida.” (Antônio Vieira)

4) “Vi clara mente visto o lume vivo” (Camões) “A mim resta-me a derrota.”

4) Pleonasmo “Vi claramente visto o lume vivo” (Camões) “A mim resta-me a derrota.”

OBS: Há pleonasmos que podem constituir vício de linguagem: Ex: Subir para cima Entrar para dentro Nasceu um menino homem O avião sobrevoou sobre a floresta

E sob as nuvens e sobre os ventos E sob as pontes e sob o sarcasmo 5) “E sob as ondas rimadas E sob as nuvens e sobre os ventos E sob as pontes e sob o sarcasmo e sob a gosma e sob o vômito.” (Carlos Drummond de Andrade) “Vão-se as nuvens da aurora, E só ficam as palhas E os espinhos das rosas” (Cecília Meireles)

E sob as nuvens e sobre os ventos E sob as pontes e sob o sarcasmo 5) Polissíndeto “E sob as ondas rimadas E sob as nuvens e sobre os ventos E sob as pontes e sob o sarcasmo e sob a gosma e sob o vômito.” (Carlos Drummond de Andrade) “Vão-se as nuvens da aurora, E só ficam as palhas E os espinhos das rosas” (Cecília Meireles)

Rosas eternas, pedras resignadas” 6) “Vinde ó alma das coisas, evidências, Cinzas, certezas, ventos, noites, dias, Rosas eternas, pedras resignadas” (Jorge de Lima)

Rosas eternas,(e) pedras resignadas” 6) Assíndeto “Vinde ó alma das coisas, evidências, Cinzas, certezas, ventos, noites, dias, Rosas eternas,(e) pedras resignadas” (Jorge de Lima)

“Eras na vida a pomba predileta.” (Fagundes Varela) 7) “Eras na vida a pomba predileta.” (Fagundes Varela) “Fomos à tarde, chegamos à noite.”

(Tu)“Eras na vida a pomba predileta.” (Fagundes Varela) 7) Elipse (Tu)“Eras na vida a pomba predileta.” (Fagundes Varela) (Nós)“Fomos à tarde, (nós) chegamos à noite.”

Eu bebo refrigerante; ela, suco. 8) “São estas as tradições das nossas linhagens; estes os exemplos de nossos avós.” (Alexandre Herculano) Eu bebo refrigerante; ela, suco.

Marta bebe refrigerante; Pedro,(bebe) suco. 8) Zeugma “São estas as tradições das nossas linhagens; (são) estes os exemplos de nossos avós.” (Alexandre Herculano) Marta bebe refrigerante; Pedro,(bebe) suco.

9) “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante [...]” “Que Julia seja apaixonada por Fábio, não duvido”

9) Hipérbato “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante [...]” As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. “Que Julia seja apaixonada por Fábio, eu não duvido” Eu não duvido que Julia seja apaixonada por Fábio

10) “É esta a belíssima Recife de Manuel Bandeira” “A família inteira compareceu à festa, e dançavam todas as músicas” “Alegres e divertidos: todos os meninos do bairro éramos assim.”

10) Silepse De gênero “É esta a belíssima Recife de Manuel Bandeira” (concorda com cidade e não com Recife) De número “A família inteira compareceu à festa, e dançavam todas as músicas” (Concorda com os membros da família e não com a família inteira) De pessoa “Alegres e divertidos: todos os meninos do bairro éramos assim.” (Concorda com nós e não com todos os meninos = eles)

Recursos Semânticos

1) “Meu passatempo é ler Machado de Assis” “Deseja tomar um copo de água?” “Sócrates tomou as mortes” “Quem com ferro fere, com ferro será ferido” “O mendigo não tem um teto para morar” “Os vivos não chegarão a ver tais avanços” “Ele adora fumar uns Havanas” “Meu irmão adora tomar danoninho”

1) Metonímia Autor pela obra “Meu passatempo é ler Machado de Assis” Contentor pelo conteúdo “Deseja tomar um copo de água?” Causa pelo efeito ou efeito pela causa “Sócrates tomou as mortes” Matéria pelo produto “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”

1) Lugar pelo produto/ marca pelo produto “Ele adora fumar uns Havanas” “Meu irmão adora tomar danoninho” Todo pela parte ou parte pelo todo * Sinédoque “O mendigo não tem um teto para morar” “Os vivos não chegarão a ver tais avanços”

2) “Pedro é um touro” “Maria é uma flor” “O mundo é um carrossel”

2) Metáfora “Pedro é forte como um touro” (comparação) “Pedro é um touro” (metáfora) “Maria é delicada como uma flor” “Maria é uma flor” “A vida dá voltas como um carrossel” “A vida é um carrossel”

3) Catacrese Perna da cadeira Barriga da Perna Coração da cidade Seio da família Dente de alho

4) A capital da República é uma cidade muito bem planejada. A cidade das luzes é onde está a torre eiffel

4) Perífrase A capital da República é uma cidade muito bem planejada. (Brasília) A cidade das luzes é onde está a torre eiffel (Paris)

Recursos Discursivos

1) “Ninguém deve aproximar-se da jaula, o felino poderá enfurecer-se, quebrar as grades, despedaçar meio mundo” (Murilo Mendes) “Eu era pobre. Era subalterno. Era nada.”

1) Gradação “Ninguém deve aproximar-se da jaula, o felino poderá enfurecer-se, quebrar as grades, despedaçar meio mundo” (crescente/clímax) (Murilo Mendes) “Eu era pobre. Era subalterno. Era nada.” (decrescente/anticlímax)

2) Hipérbole “Ah! Ninguém vê, mas todo mundo sente Dentro, na alma, um Atlântico infinito...” (Raimundo Correia) Ela chorou rios de lágrimas

3) “A tristeza de uns é a alegria dos outros” “Assim que as luzes se apagam Acendeu-se a chama”

3) Antítese “A tristeza de uns é a alegria dos outros” “Assim que as luzes se apagam Acendeu-se a chama” Obs: “Estou acordado e todos dormem, todos dormem, todos dormem”.Antítese (Monte Castelo, Renato Russo) “Estou dormindo acordado”. (Paradoxo)

2) “E fizeste isto durante vinte e três anos (…) até que um dia deste o grande mergulho nas trevas (…)” (Machado de Assis) Você faltou com a verdade

2) Eufemismo “E fizeste isto durante vinte e três anos (…) até que um dia deste o grande mergulho nas trevas (morreu) (…)” (Machado de Assis) Você faltou com a verdade (mentiu)

3) ironia “Quem foi o inteligente que usou o computador e apagou tudo o que estava gravado?” “Essa cômoda está tão limpinha que dá para escrever com o dedo.” “João é tão esperto que travou o carro com a chave dentro.”

4) Apóstrofe “Santa Virgem Maria, vós que sois mãe do canto e do dia, Dai-nos a luz do luar” (Gilberto Gil)

5) “A vida é como um carrossel” “ Tia Maria ficou brava feito fera” “Pedro é alto que nem um poste”

5) Comparação “A vida é como um carrossel” “ Tia Maria ficou brava feito fera” “Pedro é alto que nem um poste”

6) “Nasce a manhã, a luz tem cheiro... Ei-la que assoma Pelo ar sutil... Tem cheiro a luz, a manhã nasce... Óh! Sonora audição colorida do aroma! (Alphonsus de Guimarães) "Era uma sonoridade aveludada como a superfície de uma flor" (Giuliano Fratin)

6) Sinestesia “Nasce a manhã, a luz tem cheiro... Ei-la que assoma Pelo ar sutil... Tem cheiro a luz, a manhã nasce... Óh! Sonora audição colorida do aroma! (Alphonsus de Guimarães) "Era uma sonoridade aveludada como a superfície de uma flor" (Giuliano Fratin) (sonoridade = audição / aveludada = tato)

7) “As casas espiam os homens Que correm atrás das mulheres.” “Uma ilusão geme a cada canto”

7) Prosopopeia/personificação “As casas espiam os homens Que correm atrás das mulheres.” “Uma ilusão geme a cada canto”