Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A arte moderna e a arte na sociedade industrial
Advertisements

Barroco.
IMPRESSIONISMO E POS-IMPRESSIONISMO
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
BARROCO s.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
Quebra de particularidade
Fauvismo.
A representação da Paisagem Natural
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
Relação Obsessiva Jean François Millet ( )
Expressão Plástica Luz / Cor.
LUZ PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
O Impressionismo.
Impressionismo.
Óptica Geométrica Princípios da propagação da luz
Início às grandes tendências da arte do século XX
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Impressionismo 02/04/2017
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
Impressionismo.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Impressionismo.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Arte século XIX.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Impressionismo Grupo: Carolline Marinho Mayara Coelho Ingrid,
Sombreamento Profª Patricia.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Os estilos artísticos do início do século XX
Pintura Pós-impressionista
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Patricia Maria da Silva
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Composição com formas geométrica
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
O espelho e o artista 4º ano Professora: Maria Cristina Carnelosso.
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS.
ALL STAR & MONET.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
IMPRESSIONISMO.
Vincent Van Gogh e Tomie Ohtake
Principais características da pintura: * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento,
A ARTE DO SÉCULO XIX NA EUROPA
Transcrição da apresentação:

Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista. 

Principais características da pintura: Principais características da pintura:  * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.  * As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.  * As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.

 * Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.  * As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

Edgar Degas sua formação acadêmica e sua admiração por Ingres fizeram com que valorizasse o desenho e não apenas a cor, que era a grande paixão do Impressionismo. Além disso, foi pintor de poucas paisagens e cenas ao ar livre. Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial. Sua grande preocupação era flagrar um instante da vida das pessoas, aprender um momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto. Adorava o teatro de bailados.

Pós-impresionismo: Como o nome indica, o pós-impressionismo foi a expressão artística utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do impressionismo, por volta de 1885, marcando também o início do cubismo, já no início do século XX. O pós-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura.

Estes, acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade. A maioria de seus artistas iniciou-se como impressionista, partindo daí para diversas tendências distintas. Chamavam-se genericamente pós-impressionistas os artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do impressionismo, ainda que não tenham se afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos.

Um dos grandes artistas da época foi Vincent van Gogh: Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Teve uma irmã e um irmão chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade. Através das cartas que trocou com com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor.

Impressionismo Pós Impressionismo Astistas e suas obras Professora Multiplicadora: Aparecida Crivelli Coordenadora: Maria Bachiega

Alunas: Gleicy e Mayara Professora: Edna 2°Ensino Médio “A” Agosto 2011