Projeto de Artes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As etapas da história Para compreender as Cartas Paulinas é importante situá-las no seu contexto histórico. A história das primeiras comunidades do NT.
Advertisements

CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
ARTE ROMÂNICA.
ESCOLA ESTADUAL D.R MARTINHO MARQUES
Projeto de Artes Arte Egípcia, uma arte para a eternidade
HISTÓRIA DA IGREJA Início; Expansão; Perseguições; Decadência;
Símbolos de Páscoa.
6.Sobre a arte Egípcia, julgue os itens a seguir identifique as alternativas corretas I. A temática da arte egípcia era a vida, pois a arte era feita para.
Arte Paleocristã.
Arte no Egito Antigo.
Características Principais Religiões a nível Mundial
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
MATEUS 24 VIGIAI.
Professor: José Edimilson Kober
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
O Mistério de Cristo Exaltado
Uma arte que expressa riqueza e poder
CRISTIANISMO PRIMITIVO, CRISE DE ROMA E ANTIGUIDADE TARDIA
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
Os Romanos na Península Ibérica
Somos Um Grupo Com JESUS quando
Arte Cristã Primitiva.
Santo André, Apóstolo.
Solenidade de São Pedro e São Paulo
São Judas Tadeu.
Símbolos da Páscoa.
Centro Educacional Canguru
FELIZ PASCOA Procura-se o Autor. FELIZ PASCOA Procura-se o Autor.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS.
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Uma arte que expressa riqueza e poder
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
Arte primitiva Cristã 1 a 300 d.C.
Trabalho da Reunião de Pais Religião – T. 53
HISTÓRIA DA IGREJA A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias.
Rainha dos Confessores
BATISMO Na Bíblia e na História.
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 2.
Arte primitiva Cristã 1 a 300 d.C.
Arte Bizantina.
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO Requisitos para composição do Cânon Sagrado: A autoridade apostólica; a Ortodoxia e a antiguidade do escrito. Os Evangelhos.
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
A Fundação da Igreja Cristã
OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Cristianismo A face humana de Deus.
Semana Santa by A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo.
Arte bizantina O cristianismo não foi a única preocupação para o Império Romano nos primeiros séculos de nossa era.Por volta do século IV, começou a invasão.
HISTÓRIA DA ARTE.
Crise do Império Romano
TIAGO A Fé em Ação.
A CASA DE DEUS SENDO CONSTRUÍDA
Idade Média: Povos Europeus e o início da era Cristã
Filipe como missionário
Como o Império Romano chegou ao fim?
JESUS APÓSTOLOS CRISTIANISMO.
Mensagem: Pedras Vivas
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
ARTE PALEOCRISTÃ.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
ARTE ISLÂMICA.
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
A crise de Roma e o Império Bizantino
Arte Cristã Primitiva.
Artes visuais AULAS DE NIVELAMENTO
Transcrição da apresentação:

Projeto de Artes

Escola Estadual Dr. Martinho Marques Professora: Edna Professora multiplicadora: Marilza Coordenadora: Eliana

Arte Cristã-Primitiva

Os discípulos de Jesus Cristo passaram a divulgar os seus ensinamentos logo após a sua morte. Primeiramente na Judéia (cidade de Jesus) e depois  para outras regiões do Império Romano. Porém, no ano de 64 no governo do Imperador Nero, ocorreu a primeira grande perseguição aos cristãos, em 249 anos eles foram perseguidos mais nove vezes, sendo a última e mais violenta entre os anos de 303 e 305 sob o governo de Diocleciano.

Devido a isto, os primeiros cristãos romanos enterravam seus mortos em galerias subterrâneas, denominadas de catacumbas que são galerias subterrâneas, estreitas, emaranhadas  escavadas para servir de cemitério, local de reuniões, peregrinação e esconderijo.

Dentro destas galerias o espaço era pequeno, porém para enterrar os mártires os locais eram maiores e passaram a receber em seu teto e em suas paredes  laterais as primeiras manifestações da pintura cristã. O termo catacumba foi usado pela primeira vez em relação a necrópole subterrânea de S. Sebastião perto de Roma, e mais tarde foi aplicado a túneis,   câmaras e cemitérios subterrâneos dos arredores de Roma.

         Inicialmente as  pinturas expressavam o cristianismo, a decoração era cheia de símbolos,  como a cruz (símbolo do sacrifício de Cristo), a palma (símbolo do martírio), a âncora (símbolo da salvação) e o peixe que em grego:ichtys, coincidem com a letra inicial de cada uma das palavras da expressão Jesous Chistos, Theou Yios, Soter, ou seja, “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”, depois com o passar do tempo começaram a aparecer cenas do Antigo e do Novo Testamento.

   A arte cristã-primitiva possui como característica a  simplicidade, pois eram executados por homens do povo convertidos à nova religião.

        Há em Roma seis catacumbas judaicas identificáveis pelos candelabros de sete braços que marcam os túmulos e cerca de 40 catacumbas cristãs. Na arquitetura, a arte cristã –primitiva contribuiu pouco, pois parecem seguir a tradição arquitetônica romana.

         As perseguições aos romanos foram aos poucos diminuindo até que em 313, o Imperador Constantino converteu-se à religião cristã e permitiu que o cristianismo fosse professado livremente e em 391, o Imperador Teodósio oficializou-o como a religião do império.

As primeiras imagens de Cristo e a Virgem só apareceram no século II        As primeiras imagens de Cristo e a Virgem só apareceram no século II. Do IV em diante as catacumbas não foram mais que lugares de peregrinação.

O costume de enterrar os mortos em câmaras subterrâneas remonta a mais alta Antiguidade, sendo provavelmente um resquício dos enterros domésticos pré- históricos.  Elas não são uma invenção cristã ou romana, pois existem em todo o mundo mediterrâneo (de Malta a Tunísia e do Egito a Sicília).

Necrópole: lugar onde se enterram os mortos *Necrópole: lugar onde se enterram os mortos. *Resquício: resíduo; vestígio. *Candelabro: lustre; lampadário.

Alunos: Carlos n°09 Diesley n°12 Cleiton n° 11 1°Ensino Médio C