Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Barroco.
IMPRESSIONISMO E POS-IMPRESSIONISMO
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
George Seurat ( )
BARROCO s.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Quebra de particularidade
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
Fauvismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
Introdução aos Princípios e elementos de design
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
O Impressionismo.
Impressionismo.
Início às grandes tendências da arte do século XX
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
Impressionismo 02/04/2017
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
Impressionismo.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
Piet Mondrian.
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Cor Contraste.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Impressionismo.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
PROFESSORA :Rosângela Alves
BARROCO.
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Como fazer a leitura de obra de arte?
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Impressionismo Grupo: Carolline Marinho Mayara Coelho Ingrid,
Sombreamento Profª Patricia.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Os estilos artísticos do início do século XX
Pintura Pós-impressionista
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Composição com formas geométrica
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
ALL STAR & MONET.
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
História da arte: breves considerações
IMPRESSIONISMO.
ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Principais características da pintura: * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento,
Transcrição da apresentação:

Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.

IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.

As principais características da pintura: * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. * As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. * As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.

* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos. * As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

Washington Maguetas Artista impressionista brasileiro. Washington Maguetas é um artista que desde cedo desempenhou papel definido no ofício das Belas Artes, tendo seu trabalho baseado no aprendizado pela observação e prática. São mais de 50 anos de vivência artística, que lhe conferem a condição de Mestre. Nascido em 05/julho/1942, em Taquaritinga (SP), Maguetas tornou-se professor de desenho e pintura desde Sua principal atividade sempre foi a pintura, também tendo criado músicas (letras e melodias), esculturas e poesias. A arte de Maguetas é intimamente ligada à história do impressionismo no Brasil e no mundo. Passou uma grande parte de sua vida na busca árdua da cor, da harmonia, da sombra e da forma perfeita. O impressionismo surgiu espontaneamente, porque veio da necessidade de reproduzir os momentos rapidamente, conservando a luz natural em cada cena. As cores, tons e luzes são brasileiras, assim como a maior parte das paisagens, classificando seu trabalho como um "Impressionismo Tropical"

Obra; Washington maguetas. Sabrina 2005

Pós-Impressionismo. Pós-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes, acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade, chamam-se genericamente pós- impressionistas aos artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do Impressionismo, ainda que não tenham se afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos. Teve a sua origem no impressionismo mas se insurge contra ele devido a sua superficialidade ilusionista da análise à realidade.

Conclusão. Pode-se concluir que o pós-impressionismo surgiu como uma concorrência a maquina fotográfica;Já que esta reproduzia(embora em preto e branco)as paisagens de maneira muito mais real que a pintura.pós-impressionismo busca mostrar nas pinturas não só um retrato más um jogo de cores que agrade.

Artista Pós-Impressionista. Eliseu Visconti Trabalhador incansável e artista de vanguarda, Visconti produziu obra de valor universal, utilizando como instrumental, ao longo de suas diversas fases, técnicas e influências naturalistas, renascentistas, realistas, pontilhistas, impressionistas e neo-realistas. Falecido em 15 de outubro de 1944, sua atualidade permanece, retratada em obras com tal grau de versatilidade que, se o colocaram como o mais expressivo representante do impressionismo no Brasil e figura exponencial no surgimento da pintura moderna, revelam-no também como um pioneiro do design em nosso País.

Auto retrato. Eliseu Visconti 1943

Escola Estadual Dr. Martinho Marques. Impressionismo e Pós-Impressinismo, artistas e suas obras. Alunos: Deberty,Victor. Professora: Édna Périgo. Prof. Multiplicadora: Maria Aparecida C. Coordenadora: Maria Bachega. 2°EM A.