alguns aspectos gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tratamento de Água Filtração em Carvão
Advertisements

Tratamento de água de poço
Tratamento de Água Remoção de Fe e Mn
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
Métodos de Separação de Misturas.
Saneamento Básico COAGULAÇÃO
Processos de tratamento
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
ÁGUA.
ÁGUA.
tratamento convencional.
Básico da Água Básico de Filtração
ETA - Abastecimento de água
TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO
Tratamento de Águas para Consumo Humano
Desenvolvimento Sustentável
TRATAMENTO DE ÁGUA.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
ETA da CABEÇA GORDA.
Revisão de ciências Avaliação dia 04/09/2013.
PALESTRANTE: CARLOS MARCIO SOARES ROCHA QUÍMICO INDUSTRIAL
Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.
PARÂMETROS LIMITANTES PARA O TRATAMENTO DE ÁGUA
OFSY – Sistema de Omnifiltração
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Reuso De Água para Fins Não Potáveis
“Classificação da matéria”
AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE MACAÉ
TRATAMENTO DE ÁGUA OBJETIVO:
Sistemas de Separação por Membrana
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Cap. 11 – A qualidade da água
Subsistema de Abastecimento de Água do Alto Rabagão
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Abastecimento de Água em Rede Pública
Conceitos Fundamentais
SANEAMENTO BÁSICO E O MEIO
Limites de Água Potável
Aula 5 – Estações de Tratamento de Águas (ETA)
Distribuição da água na Natureza
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
Metas – Gestão Índice de Eficiência no Prazo de Atendimento – IEPA
Esgotos Planeta Água: poluição
AMBIENTE É o lugar onde crescem as plantas….
Estações de Tratamento de Água
Tratamento de Água 3° Saneamento Manhã Alunos: Levi Lima; Evany Adriane.
CONTROLE DE PERDAS REFLEXÃO SOBRE MELHORIAS. PROGRAMAÇÃO – 1ª Parte 1. Evolução dos Conceitos Básicos; 2. Atividades Setoriais e suas Inter-relações;
Tratamento Caseiro da água Filtrar a água Clorar a água Ferver a água
ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,
Professora Luana Bacellar
TRATAMENTO DE ÁGUA.
Estação de tratamento de água Prof: CLEVERSON
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Estação de tratamento de água Prof: CLEVERSON
TRATAMENTO DA ÁGUA Professor: André Luiz Montanheiro Rocha
TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
Wagner dos Santos ¹, Náthalis de Oliveira Ferreira 2, Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 3 Larissa Codeço Crespo 4, Rodrigo Garrett da Costa 4. 1 Estudante.
Tratamento de Água e Esgoto
É aquela com nível de pureza necessária para a utilização
Água – fundamental para vida.
Estação de tratamento de água
Tratamento de águas Prof. Dra. Elizabeth Halfeld da Costa
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 5750 – TRATAMENTO AVANÇADO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO CONCEPÇÃO DE ESTAÇÕES.
Processos de tratamento da água
Colégio Inedi Química, Turmas 101 e 102 Professor Luiz Antônio Tomaz.
DESINFECÇÃO E FLUORETAÇÃO
Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL PHD 2443 – TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E ÁGUAS RESIDUÁRIAS TRATAMENTO.
Estação de Tratamento de água Prof. Arilson Prata.
Transcrição da apresentação:

alguns aspectos gerais ÁGUA: alguns aspectos gerais

Por que a água está sendo considerada por muitos como algo mais precioso que o petróleo?

Por que a água está sendo considerada por muitos como algo mais precioso que o petróleo? Porque para o petróleo muitos substitutos podem ser usados, enquanto para a água nenhum substituto foi encontrado ainda.

Vídeo sobre águas de reuso: “a água de reuso não passa por todos os processos de tratamento aos quais são submetidas as águas para que sejam potáveis.” Mas o que é água potável?

Vídeo sobre águas de reuso: “a água de reuso não passa por todos os processos de tratamento aos quais são submetidas as águas para que sejam potáveis.” Mas o que é água potável? É aquela água que se pode beber, que é boa para o consumo humano. Mas como é feito o tratamento para que uma água seja potável?

Mas como é feito o tratamento para que uma água seja potável? Um sistema convencional de abastecimento de água é constituído das seguintes unidades: • captação • adução? • estação de tratamento • reservação • redes de distribuição • ligações domiciliares

Mas como é feito o tratamento para que uma água seja potável? Um sistema convencional de abastecimento de água é constituído das seguintes unidades: • captação • adução? Operação de trazer a água, nos sistemas de abastecimento, desde o ponto de captação até à rede de distribuição. • estação de tratamento • reservação • redes de distribuição • ligações domiciliares

Que aspectos precisam ser definidos antes de construir uma estação de tratamento de água?

Que aspectos precisam ser definidos antes de construir uma estação de tratamento de água? Para se construir uma estação de tratamento de água, é necessário definir-se: • a população a ser abastecida • a taxa de crescimento da cidade • suas necessidades industriais. Com base nessas informações, o sistema é projetado para servir à comunidade, durante muitos anos, com a quantidade suficiente de água tratada.

ETAPA 1 Captação Deve-se procurar um manancial com vazão capaz de proporcionar perfeito abastecimento à comunidade, além de não apresentar possíveis focos de contaminação. A captação pode ser superficial ou subterrânea.

Tratamento da água de captação superficial ETAPA 2 Tratamento da água de captação superficial É composto pelas seguintes fases: • Oxidação O primeiro passo é oxidar os metais presentes na água, principalmente o ferro e o manganês, que normalmente se apresentam dissolvidos na água bruta. Para isso, injeta-se cloro ou produto similar, pois tornam os metais insolúveis na água, permitindo, assim, a sua remoção nas outras etapas de tratamento.

ETAPA 2 Tratamento da água de captação superficial • Coagulação A remoção das partículas de sujeira se inicia no tanque de mistura rápida com a dosagem de sulfato de alumínio ou cloreto férrico. Estes coagulantes, têm o poder de aglomerar a sujeira, formando flocos. Para otimizar o processo adiciona-se cal, o que mantém o pH da água no nível adequado.

ETAPA 2 Tratamento da água de captação superficial • Floculação Na floculação, a água já coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistência.

ETAPA 2 Tratamento da água de captação superficial • Decantação Na decantação, os flocos formados anteriormente separam-se da água, sedimentando-se, no fundo dos tanques.

ETAPA 2 Tratamento da água de captação superficial • Filtração A água ainda contém impurezas que não foram sedimentadas no processo de decantação. Por isso, ela precisa passar por filtros constituídos por camadas de areia ou areia e antracito suportadas por cascalho de diversos tamanhos que retêm a sujeira ainda restante.

ETAPA 2 Tratamento da água de captação superficial • Desinfecção A água já está limpa quando chega a esta etapa. Mas ela recebe ainda mais uma substância: o cloro. Este elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios.

ETAPA 2 Tratamento da água de captação superficial • Correção de pH Para proteger as canalizações das redes e das casas contra corrosão ou incrustação, a água recebe uma dosagem de cal, que corrige seu pH. • Fluoretação Finalmente a água é fluoretada, em atendimento à Portaria do Ministério da Saúde. Consiste na aplicação de uma dosagem de composto de flúor (ácido fluossilícico). Reduz a incidência da cárie dentária, especialmente no período de formação dos dentes, que vai da gestação até a idade de 15 anos.

ETAPA 2 b) Tratamento da água de captação subterrânea A água captada através de poços profundos, na maioria das vezes, não precisa ser tratada, bastando apenas a desinfecção com cloro. Isso ocorre porque, nesse caso, a água não apresenta qualquer turbidez, eliminando as outras fases que são necessárias ao tratamento das águas superficiais.

ETAPA 3 Reservação A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades: • manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando é necessário paralisar a produção para manutenção em qualquer uma das unidades do sistema; • atender às demandas extraordinárias, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo (na hora do almoço, por exemplo).

ETAPA 4 Redes de distribuição Para chegar às casas, a água passa por vários canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Essas canalizações são chamadas redes de distribuição. Para que uma rede de distribuição possa funcionar perfeitamente, é necessário haver pressão satisfatória em todos os seus pontos. Onde existe menor pressão, instalam-se bombas, chamadas boosters, cujo objetivo é bombear a água para locais mais altos. Muitas vezes, é preciso construir estações elevatórias de água, equipadas com bombas de maior capacidade. Nos trechos de redes com pressão em excesso, são instaladas válvulas redutoras.

ETAPA 5 Ligações domiciliares A ligação domiciliar é uma instalação que une a rede de distribuição à rede interna de cada residência, loja ou indústria, fazendo a água chegar às torneiras.