Casos de Uso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo de Casos de Uso Diagrama de Casos de Uso
Advertisements

Análise e Projeto Orientado a Objetos
Diagrama de Atividades
UML: The Unified Modeling Language / Use Cases Professora: Aline Vasconcelos Cefet Campos
Requisitos de Software
UML Diagramas de Caso de Uso (USE-CASE)
Aula 8 Contratos.
Desenvolvimento de Sistemas Baseado na Transformação de Modelos
(Unified Modeling Language)
Diagrama de Classes.
Definição de Casos de Teste Funcionais a partir de Casos de Uso
Projeto de Sistemas de Software
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
Linguagens de Modelagem para SMA
Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino
Especificação e Modelagem de Requisitos
Contratos em Projeto OO
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Casos de Uso de Sistema.
Linguagem de Programação Prof. Paulo. 1. Apresentação do Plano de Ensino. 2. Modelo de desenvolvimento de Sotwares orientado a objetos. 3. Fases de Desenvolvimento.
Curso UML Diagramas de Atividade
(Linguagem de Modelagem Unificada)
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
Contratos Modelagem Funcional.
Selma Shin Shimizu Melnikoff 2006
Modelagem de Interações
AP 1.
Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso
Simone Sawasaki Tanaka
Prof. Dr. Daniel D. Abdala Baseada nas transparências de professor Leandro Becker.
UML Unified Modeling Language
Expansão dos Casos de Uso
DIAGRAMA DE CASO DE USO Prof. Fabíola Gonçalves C. Ribeiro.
DIAGRAMA DE CLASSE Modelagem de Software
Expansão dos Casos de Uso
Análise e Projeto de Sistemas
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Use Cases (Casos de Uso)
Use Cases (Casos de Uso)
Caso de Uso - Definição Um caso de uso é uma descrição narrativa de uma seqüência de eventos que ocorre quando um ator (agente externo) usa um sistema.
Sistema de Informação Modelagem de Negócio UML
Análise e Projeto de Sistemas
Diagrama de Atividades
Sistema de Informação Modelagem de Negócio UML
UML – Engenharia de Software 1
UML Diagrama de Caso de Uso Profª. Marcelo Siedler
Programação Orientada à Objetos
Profª Lucélia Oliveira
Capturando Requisitos com Use Cases Disciplina: Estudo do RUP Autor: Tiago Lima Massoni Orientacao: Augusto Sampaio Paulo Borba.
Especificação de Caso de Uso
Laboratório de Programação
Revisão 2º Bimestre Engenharia de Software I
Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.
Análise e Projeto de Sistemas
Modelando Sistemas em UML
Fluxos secundários Só devem ser analisados e descritos após a descrição dos fluxos básicos. Fluxos alternativos situações especiais (desconto para um cliente)
Casos de Uso Tarciane Andrade
Diagramas de Caso de Uso
Expansão dos Casos de Uso
Expansão dos Casos de Uso
Diagrama Casos de Uso.
Casos de Usos.
Engenharia de Software Fluxo de Requisitos
UML: Casos de Uso Projeto de Sistemas de Software.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Interações entre objetos
Aula 04 – Analise de Sistemas Profª Rita de Cassia Gaieski
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Transcrição da apresentação:

Casos de Uso

Características Gerais Nome Identificação do resultado esperado na sua execução Verbo (no infinitivo) + Objeto Descrição Ator Agente (pessoa, hardware, outro sistema) que interage com o Caso de Uso. Nome deve identificar o papel desempenhado.

Características Gerais Ator Relacionamento com Caso de Uso → <<comunicação>> Primário Inicia o caso de uso Secundário Pode ser necessário para completar o caso de uso Normalmente, sistemas ou dispositivos externos

Características Gerais Ator Generalização Quando vários atores, como parte de seus papéis, também fazem parte de um papel mais genérico. Ator mais especializado herda o comportamento do ator mais genérico, e o estende de alguma forma.

Características Gerais Pré-condição Corresponde ao estado do sistema e da vizinhança do Caso de Uso exigido antes do início da sua execução. Nem todos os Casos de Uso precisam. Restrição sobre quando um Caso de Uso pode começar. NÃO é o evento que inicia o Caso de Uso.

Características Gerais Pós-condição Descreve o que o sistema deverá assegurar ao término do Caso de Uso.

Características Gerais Fluxos de eventos Sequência de passos a serem seguidos para o final previsto do Caso de Uso. Numerados e dispostos de forma ordenada. Fluxo Básico Fluxo normal (dia feliz) que indica o sucesso completo do início ao fim do Caso de Uso.

Características Gerais Fluxos de eventos Sub-fluxo Artifício de escrita usado para decompor um Fluxo que se torna grande na descrição de seus eventos. Caráter obrigatório: havendo um subfluxo, haverá sempre passagem por ele.

Características Gerais Fluxos de eventos Fluxo Alternativo: “Desvio" ou variante do fluxo básico. Comportamento de caráter opcional ou variações desse comportamento em relação ao comportamento esperado e descrito no Fluxo básico. Pode voltar ao fluxo básico ou finalizar a execução do Caso de Uso.

Características Gerais Fluxos de eventos Fluxo de Exceção Descrição de erros durante a execução do fluxo básico ou dos fluxos alternativos. Descreve também como o sistema deve reagir se o Caso de Uso falhar por uma situação não prevista.

Características Gerais Relacionamento Generalização O relacionamento de generalização entre casos de uso implica que o caso de uso filho contém todos os atributos, sequencias de comportamento e pontos de extensão definidos no caso de uso pai, e participa em todos os relacionamentos do caso de uso pai. Um bom teste: utilize a frase “é um tipo de”.

Características Gerais Relacionamento Casos de Uso de Inclusão Descreve um segmento de comportamento que é inserido em uma instância de Caso de Uso ao ser executado o Caso de Uso base. Relacionamento de inclusão → <<inclui>> Casos de Uso de Extensão A extensão é condicional, depende do que tiver acontecido durante a execução do Caso de Uso base. Relacionamento de extensão → <<extende>>

Relacionamento entre Casos de Uso Generalização Caso de Uso filho herda TODAS as relações do Caso de Uso pai Inclusão Caso de Uso base DEPENDE do Caso de Uso incluído Caso de Uso incluído não sabe do Caso de Uso base

Relacionamento entre Casos de Uso Extensão É usado quando há casos particulares (opcionais ou excepcionais) do caso de uso principal. Usar o relacionamento de extensão quando o caso de uso que estende é opcional. Caso de Uso base não sabe do Caso de Uso de extensão

Diagrama