1. Introdução Os partidos políticos podem ser vistos como agentes que intervêm de forma decisiva no processo de comunicação política. Na sua essência,

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Transcrição da apresentação:

Evolução da Comunicação Política e Eleitoral em Portugal – os outdoors partidários, de 1975 a 2005

1. Introdução Os partidos políticos podem ser vistos como agentes que intervêm de forma decisiva no processo de comunicação política. Na sua essência, uma campanha eleitoral visa manter, criar, modificar ou extinguir comportamentos políticos. Pressupondo um conjunto de actividades/acções levadas a cabo por diversos agentes políticos (entre os quais se encontram os partidos), as campanhas eleitorais estão orientadas para a conquista, exercício e manutenção do poder.

1. Introdução As eleições, enquanto fórmulas de legitimação do poder, fazem-se acompanhar pelas chamadas campanhas. A propaganda, enquanto capacidade técnica de estratégia política, é unanimemente usada pelos agentes políticos como forma de mobilização dos eleitores. A propaganda política é, entre outras formas, visível nos vários suportes de comunicação política utilizados pelas forças políticas em competição. Como elemento essencial da mensagem em comunicação política, os partidos apostam fortemente no valor dos slogans e dos símbolos enquanto elementos condutores da acção política e eleitoral. O slogan, frase curta que procura captar a atenção dos eleitores, contém geralmente a ideia do produto político.

2. Análise dos Outdoors Na análise dos outdoors, privilegiou-se o alinhamento do eleitorado com base na clivagem capital-trabalho. Para tal, será tido em conta a dicotomia esquerda-direita.

2.1. Eleições Legislativas de 1975

2.1. Eleições Legislativas de 1975 Há um alinhamento estável do eleitorado, quer ao nível partidário, quer ao nível social; As eleições de 1975 são marcadas por um intenso debate ideológico entre as várias forças políticas em competição. Os cartazes fazem uma referência evidente às segmentações do eleitorado: “operários e camponeses”, “soldados e marinheiros”, “viva a candidatura operária”. Os símbolos partidários têm grande destaque nos cartazes. Nesta eleição, temos uma clara clivagem entre trabalhadores e patrões, esquerda-direita.

2.2. Eleições Legislativas de 1976

2.2. Eleições Legislativas de 1976 Na eleição de 1976, regista-se uma continuação da conflitualidade política e ideológica. Os cartazes fazem uma referência clara ao eleitorado de base: “25 de Abril 76 – vota PCP” (ideologia de Abril), “contra a miséria, o fascismo e a opressão – UDP”. Um dos cartazes seleccionados é altamente personalizado: “Portugal com o Sá Carneiro” (PSD). No entanto, a repetição do símbolo partidário (um dos quais colocado sobre o coração de Sá Carneiro) é um apelo claro à identificação política e ideológica.

2.3. Eleições Legislativas de 1979 e 1980

2.3. Eleições Legislativas de 1979 e 1980

2.3. Eleições Legislativas de 1979 e 1980 Nas duas eleições posteriores (em 1979 e 1980), mantêm-se os alinhamentos estáveis ao nível partidário e social. De lembrar que, nos primeiros anos de regime democrático, a Constituição da República de 1976 reflectia opções políticas e ideológicas decorrentes do período revolucionário, que se seguiu à ruptura contra o anterior regime, tais como: a nacionalização dos principais meios de produção e a participação do Movimento das Forças Armadas no exercício do poder político, através do Conselho da Revolução. A Revisão Constitucional de 1982 procurou diminuir a carga ideológica da Constituição, flexibilizar o sistema económico e redefinir as estruturas do exercício do poder político.

2.4. Eleições Legislativas de 1983, 1985 e 1987

2.4. Eleições Legislativas de 1983, 1985 e 1987

2.4. Eleições Legislativas de 1985 e 1987

2.4. Eleições Legislativas de 1983, 1985 e 1987 A passagem da fase pré-moderna para a fase moderna das campanhas eleitorais em Portugal ocorre nas eleições de 1983, com o início da personalização das campanhas. A personalização é, particularmente, evidente no caso do PSD, PS e CDS. Os partidos situados mais à esquerda do espectro político continuam presos aos valores ideológicos de Abril de 1974. Também a imprensa dedica algumas páginas à personalização das campanhas eleitorais: “campanha eleitoral personalizada retira vigor à propaganda partidária”, “partidos retomam guerra dos cartazes mas privilegiam marketing político”. Os partidos preocupam-se, agora, em motivar os vários segmentos do eleitorado.

2.4. Eleições Legislativas de 1983, 1985 e 1987 Nas eleições de 1985 e 1987, há um intensificar da personalização das campanhas. As mensagens políticas dos cartazes do PSD, PS e CDS apresentam uma função predominantemente emotiva/expressiva. Os símbolos partidários aparecem, apenas, na assinatura do cartaz. A CDU insiste na luta ideológica. A partir de 1987, a volatilidade eleitoral em Portugal tende a aumentar.

2.5. Eleições Legislativas de 1991 e 1995

2.5. Eleições Legislativas de 1991 e 1995

2.6. Eleições Legislativas de 1999

2.6. Eleições Legislativas de 1999 A partir das eleições de 1999, Portugal entra decididamente na era da “política espetáculo”. Há uma desvalorização dos programas políticos ideológicos em favor da imagem política. A existência de eleitores sem vínculos partidários e que vota de modo diferente de uma eleição para outra depende muito da personalidade e imagem do candidato do que das propostas em debate. Se outrora os partidos políticos faziam campanhas eleitorais com vista ao enquadramento ideológico dos eleitores, hoje, eles vêem nestas uma forma permanente de competição pelo poder. Os cartazes das forças políticas em competição tendem a assemelhar-se, tanto no conteúdo, como no tratamento gráfico.

2.7. Eleições Legislativas de 2002 e 2005

2.7. Eleições Legislativas de 2002 e 2005

2.7. Eleições Legislativas de 2002 e 2005 A partir da campanha eleitoral legislativa de 1999 até à atualidade, é possível verificar que, nos outdoors, a mensagem passa não tanto por palavras, mas mais pela imagem. Ainda que estejamos perante eleições legislativas, as campanhas são centralizadas na imagem do potencial primeiro-ministro. Os outdoors, com uma imagem que se pode considerar moderna e apelativa do ponto de vista da comunicação política, são cada vez mais trabalhados do ponto de vista gráfico. Há uma generalização na forma e no conteúdo dos outdoors das diferentes forças políticas. Há um declínio bastante acentuado das referências ideológicas, somente representadas nos símbolos das forças partidárias. As palavras dão lugar às cores que, subtilmente, correspondem às cores identificativas dos partidos.

Conclusões A comunicação política é uma componente fundamental dos sistemas políticos. A partir das eleições legislativas de 1983, o pendor ideológico tende a diminuir. Nota-se a personalização da vida política. A partir das eleições legislativas de 1999, há uma acentuação da “política espetáculo”.