Interpretação da Imagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carlos Drummond de Andrade
Advertisements

By Roberto Romanelli Maia
Interpretação da Imagem
Análise de Imagem (Martine Joly)
Análise Sémica - Exemplo
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
Daniel 2,31-45 Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor: “Tu, ó rei, olhavas, e pareceu-te ver uma estátua grande, muito alta, erguida à tua frente,
Santo Agostinho Tres formas ou níveis de conhecimento: o sensorial, o iluminado e o místico. O homem conhece o mundo exterior, depois a essência das coisas,
O que é preciso para classificar as plantas ?
COLÉGIO DOS SALESIANOS DE POIARES
Com o fio dos dias e das horas
MÃE: PRINCÍPIO DE UMA VIDA!!!
A MENSAGEM DAS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO
A Festa, … de Miguel Torga.
meditar sobre mensagens reflexivas MÚSICA: Rolf Lovland - Ode To Simph
Existe uma história de simplicidade linda, que gostaria de contar...
Centro de Desenvolvimento
Cícero paulino dos santos costa
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Difícil querer definir amigo...
Conhecimento e Diversidade Cultural
VIDA É AMOR HOME PAGE APRESENTA: “A DOR DO ABANDONO”
Comunicação, Arte e Cultura
GABRIEL GARCIA MARQUEZ… …retirou-se da vida pública por razões de saúde: cancro linfático. Agora, parece que é cada vez mais grave; Gabo sabe que tem.
Carta de despedida G.G. MARQUEZ LIGUE SUA CAIXA DE SOM.
  Uma linda lenda     Existe uma história de simplicidade linda, que eu gostaria de contar. Uma lenda, um acalanto Não sei se é verdade... e não.
Interpretação da Imagem
Prof. Everton da Silva Correa
Poema de Carlos Drummond de Andrade
Mudanças na mentalidade da Europa no século XVI
Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.
HAMILTON “ Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me oferecesse mais um pouco de vida, não diria tudo o que penso.
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
O Princípio da Criação.
O acontecimento que inspirou o conhecido quadro de Picasso foi a própria cidade de Guernica, capital da província Basca, a qual a 26 de Abril de.
PARABÉNS!!! NATUREZA EM FESTA É SEU ANIVERSÁRIO
SENTINELA DE DEUS Teófilo Minga Inês Vieira Automático.
Ligue o som e use o mouse calmamente.
Desenvolvimento 1. Em que momento marido e mulher começam a conhecer o caráter mutuamente? LA, 105 mutuamente? LA, 105 Ao enfrentar o recém-casado par.
Fotografia A ideia de uma imagem vista a partir de um pequeno orifício dentro de uma caixa escura é muito antiga. Há registros de que no tempo de Aristóteles.
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
Arco e flecha Lúcia Helena dos Santos.
A OUTRA ASA.
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
Carlos Drummond de Andrade ‘
O TOQUE DO MESTRE Clique para passagem de slides Ligue o som.
A Arte Renascentista A PINTURA.
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
DO HORIZONTE UMA GRANDE LUZ, VIAJA NA HISTÓRIA E AO LONGO DOS ANOS
Carlos Drummond de Andrade
Anjos da Guarda.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
Sandro Botticelli ( ), considerado o último dos pré-renascentistas, inspirou-se na mitologia da Antigüidade e associou a estética greco-romana.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Jubileu da Misericórdia
Mãe Divindade Suprema Deus fez o mundo com uma beleza inigualável... Fez as flores, as matas, o céu, o mar... Fez tudo isso com cores alegres e extasiastes...
Mitos, Lendas e Expressões Actuais. Cúpido Deus grego do amor, Deus grego do amor, filho de Vénus, é representado por uma criança travessa, que ataca.
Curso: Sociologia do Trabalho Prof. Dr. José dos Reis Santos Filho Aula 03 A distinção entre Labor e Trabalho em H. Arendt.
Mais um Ano... Neste dia, celebramos várias comemorações: - 1.º dia do ano; - A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus; - O "Dia Mundial da Paz". Vamos.
As cerca de 2000 ilhas gregas, são pequenos paraísos de uma beleza inacreditável, selvagem e natural. Ainda se sente ali a magia divina e o legado das.
CLICAR As Mulheres são profundamente diferentes dos homens. São profundamente diferentes, felizmente. Até o cérebro tem uma outra organização. A mulher.
Transcrição da apresentação:

Interpretação da Imagem

4 níveis de interpretação / transferência (1) transferência indiciária: a força alucinatória, mágica, o vestígio, o rudimento da verdade; (2) transferência cultural: produção do significado no contexto cultural; (3) transferência icónica: animação e ganho de vida pela semelhança/analogia com um ícone/modelo; (4) transferência do motivo: fixação do tema predominante.

Cartoon, Carlos Lutaff

Transferência Icónica

Interpretação (1) Num primeiro plano, uma figura feminina avantajada ampara, no seu regaço, uma figura masculina com o tronco nu e ensanguentada, sob o olhar imponente das forças policiais, personificadas por três homens, em posição erecta, armados. As armas esfumam, parecendo terem sido usadas. Em fundo, observam-se favelas e um céu cinza; (2) Política policial de repressão violenta: em 2007, a polícia do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, matou 1330 indivíduos. Lei da selecção natural do mais apto (beneficiado pelo recurso às armas); (3) Parecença com o modelo Pietà; (4) Sofrimento, dor maternal pela perda do filho; imponência das armas; retrato do Brasil.

“Vigilante”, Nelson Fernandes. In http://olhares. aeiou

Tranferência Icónica: “Dédalo e Ícaro”, Frederick Leighton, 1869

Interpretação (1) Num primeiro plano, observamos parte de um barco em cor azul e um rapaz com asas, auréola e calções/bermudas de cor azul e em tronco nu, a olhar para o lado direito da imagem. Em fundo, um céu azul com poucas nuvens; (2) Alusão aos anjos, figuras religiosas, santas – e daí as asas e a auréola do rapaz –, presentes em várias religiões. Auto da Barca do Inferno: Anjo que guarda a Barca da Glória. Ícaro: Em vez de voar junto ao sol – conforme advertência de Dédalo – e numa inversão da história original, está sereno no barco. Daí os atributos: vigilante, cuidadoso e ponderado; (3) Parecença com Ícaro que, com a ajuda de Dédalo, constrói umas asas próprias com as de gaivota e colando-as com mel; (4) Relaxamento, ponderação, vigilância, cautela, serenidade, paz. Alusão a céu: predominância da cor azul, presença do anjo.

“Ausência”, Alexander Kharlamov, 2009. In http://olhares. aeiou

Transferência Icónica: Capela Sistina, Michelangelo, 1482

Interpretação (1) Num primeiro plano, os dedos indicadores de duas mãos distintas – uma humana, outra virtual ou superior – aproximam-se, parecendo tocar-se (ou não) num momento seguinte, com um céu nublado em fundo; (2) Mãos sem rosto, que se pressupõe que se tocarão (ou não) num momento seguinte; Sugestão do primeiro sopro de vida concedido por Deus a Adão. Proximidade com a fatalidade de ausência de toque, daí o imenso céu escuro e tenebroso. Questionamento sobre a consumação do toque; (3) Parecença com a pintura na Capela Sistina; (4) Contacto, aproximação; vida; (des)encontro entre o humano e o divino.

Annie Leibovitz, Lavazza

Tranferência Icónica: “O Nascimento de Vénus”, Sandro Botticelli

Interpretação (1) Mulher nua num prato de esparguete em cima de uma mesa de refeição (num primeiro plano) e todo um cenário de vegetação atrás; (2) A italianidade: esparguete, ode à beleza da mulher italiana, que surge sensual. Ideia de refeição e apetecibilidade, presente em 4 dimensões: (1) talheres e guardanapo sobre a mesa; ideia de “mesa posta”; (2) prato de esparguete; (3) mulher nua e sensual entre a massa; (4) chávena de café que a mulher segura ; (3) Parecença com o quadro “O Nascimento de Vénus”, de Botticelli; (4) Sedução, paraíso, sonho, apetecibilidade, desejo – italianidade.

Annie Leibovitz, Lavazza

Tranferência Icónica: Estátua da Loba do Capitólio

Interpretação (1) Mulher semi-nua, com aparência animalesca, de gatas e com dois bebés sob si; Coliseu em fundo; (2) Italianidade (Coliseu), lenda do nascimento de Roma: criação de Rómulo e Remo pela loba; (3) Parecença com a Estátua da Loba do Capitólio; (4) Imponência, historicidade, grandeza (Coliseu); protecção, maternalidade (mulher-crias).

Neil Folberg, 2006

Tranferência Icónica: “A Primavera”, Sandro Botticelli, 1476-1477

Interpretação (1) Arco em fundo, casal à direita (homem agarra mulher). Centro ocupado: num primeiro plano por uma mulher com um violino nas mãos, em fundo junto ao arco, um homem toca piano. Do lado esquerdo, um homem estica-se para colher um fruto; num primeiro plano, três indivíduos de costas para o espectador observam os actores e cenário descritos. Flores povoam a imagem. A arcada ao centro funciona como uma janela para o exterior.

Interpretação (2) Classe média alta. Aristocracia. Embate dos novos valores perfilhados pelas novas gerações em contraposição (observação) pelas gerações mais velhas (indivíduos de costas). Virtuosidade encarnada pelas gerações mais velhas (“as três graças”). Analogia entre a música e o amor (Vénus e Cupido). “Olimpo” como cenário interior com “janela” para o mundo. Primavera como sinónimo de renascimento, florescimento, recomeço; (3) Similaridade com “A Primavera” de Botticelli; (4) Musicalidade, bem-estar, bom-gosto, elegância; confronto geracional; modernidade, renovação, vigência de novos valores; alheamento da realidade exterior, enclausuramento na sua essência.

“Four Dancers”, Neil Folberg, 2003-2005

Transferência Icónica: “Quatro Bailarinas em Cena”, Degas, 1885-1890

Interpretação (1) Quatro bailarinas num estúdio ensaiando, com um espelho do lado esquerdo; (2) Educação feminina requintada: ballet; (3) Semelhança com a pintura de Degas, “Quatro Bailarinas em Cena”; (4) Treino, concentração, esforço.