Signos lógicos, signos estéticos e signos sociais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Advertisements

Uma visão geral da vida em sociedade
Comunicação e Animação de Grupos
ANÁLISE SÉMICA: Funções da Linguagem Modelo Actancial Semas
Signos e Códigos Sociais
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Indivíduos e sociedade:
Semiótica – Teoria dos Signos
Interação Social Interação Social é uma acção social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduos que entram em contacto visuais, conversas, estar.
Conversando sobre memória
LINGUAGEM, DISCURSO E TEXTO
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Tipos de Signos (Pierre Guiraud)
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Uso e normas da língua Linguagem
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Imagem Linguagem Visual
Carta Olímpica.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Dimensões biológicas e sociais dos processos mentais
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
História da comunicação.
Tema 1 – Linguagem e línguas Universidade de Vigo, 2007.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Profa. Karen Neves Olivan
Interpretando as Escrituras Sagradas
A Logomarca.
Trabalho elaborado por Alexandra Lopes
Sobrevivência e sua relação com as demais ciências
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Aula 5.
Tipos de Comunicação.
Adequação discursiva.
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar.
Comunicação.
DISTINÇÃO DOS TIPOS DE SIGNOS (GUIRAUD)
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Tema central e eixos temáticos
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Linguagem, língua, fala e comunicação
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
CULTURA O QUE É?.
Professora: Janine Fernandes
Tipos de Signos Bruno Pereira, nº: FT14.
LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA
Conceitos Introdutórios
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
DIMENSÕES FUNDAMENTAIS DO SER HUMANO
COMUNICAÇÃO Processo Emissor transmite uma mensagem a um receptor por meio de um canal. - Emissor:. Experimenta a necessidade de comunicar algo. Elabora.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
Transcrição da apresentação:

Signos lógicos, signos estéticos e signos sociais

(1) Signos lógicos: transmitem informação sobre a realidade exterior, percebida e racionalizada em sistemas de relações; (2) Signos expressivos ou estéticos: exteriorizam a experiência interior do Homem sobre a mesma realidade; (3) Signos sociais: podem denunciar a identidade de um indivíduo, a sua pertença a um grupo ou informar sobre certas circunstâncias das relações sociais.

2 modos de expressão semiológica: COMPREENDER vs. SENTIR ESPÍRITO vs. ALMA SIGNOS SIGNOS LÓGICOS EXPRESSIVOS OU ESTÉTICOS

Signos lógicosSignos estéticos ConvencionalNatural ArbitrárioMotivado HomológicoAnalógico ObjectivoSubjectivo RacionalAfectivo AbstractoConcreto GeralSingular TransitivoImanente SelectivoTotal

Tipos: Linguísticos; Paralinguísticos: Apoios da linguagem (os diferentes alfabetos); Substitutos da linguagem (códigos autónomos da linguagem); Auxiliares da linguagem (signos paralelos que acompanham a linguagem: código prosódico, código quinésico; código proxémico Epistemológicos (representam a própria realidade): Científicos (altamente restritivos, convencionais, rigorosos e claros); Mânticas (artes de adivinhação e meios de comunicar com os deuses, o além e o destino). Práticos (coordenam as acções dos indivíduos).

Muito pouco socializados, estruturados ou convencionados; Maior parte é do tipo motivado, quer por metáfora, quer por metonímia; São frequentemente conotados, exprimindo poder, majestade, força, ou o seu contrário: a humildade. São mais do tipo estético que lógico, se bem que, no seu princípio, a maioria deles seja signos de classificação; Pela sua natureza icónica, assemelham-se aos signos estéticos.

Correspondem a uma organização e a uma significação da sociedade. O indivíduo é, ele próprio, o veículo e a substância do signo: é, ao mesmo tempo, o significante e o significado. A vida social é um jogo, no qual o indivíduo desempenha o seu próprio papel. O signo social é um signo de participação: através dele, o indivíduo manifesta a sua identidade e pertença a um grupo e, ao mesmo tempo, reivindica e institui essa pertença.

Signos de Identidade: reconhecem a identidade dos indivíduos e grupos, exprimindo a organização da sociedade e as relações interindividuais e intergrupais; Signos de Cortesia: regulam as relações entre o anfitrião e o convidado.

A) Armas, bandeiras, totens: indicam a pertença a uma família ou clã. Podem estender-se a grupos mais amplos: cidade, província, nação. B) Uniformes: vestimentas que marcam o indivíduo e/ou grupo: grupo social, institucional, profissional, cultural e étnico. C) Insígnias e condecorações: vestígios simbólicos das armas e uniformes e asseguram as mesmas funções sob formas deterioradas. D) Tatuagens, maquilhagens, penteados: são do mesmo modo insígnias codificadas nas sociedades primitivas e que sobrevivem nas nossas modas.

E) Nomes e sobrenomes: são as mais simples e universais marcas de identidade. No princípio, são sempre motivados. Nas culturas modernas, a História arrastou consigo a decadência deste sistema. F) Tabuletas: designam, preferencialmente, objectos – mas socializados – em vez de agrupamentos de indivíduos. As tabuletas, como os brasões, são, em geral, ícones falantes. G) Marcas de fábrica: indicam e garantem a origem de um produto.

A) Prosódia ou tom de voz: maneira mais universal de significar a relação entre emissor e receptor. B) Saudações e fórmulas de cortesia: carácter particularmente convencional e culturalmente variável. C) Injúrias: formas negativas das saudações, signos de hostilidade, convencionais. D) Quinésica: mímica, gestos, movimentos, danças, que significam. E) Proxémica: a utilização do espaço e do tempo. A distância entre interlocutores e o tempo de espera na recepção da resposta constituem signos.

F) Alimentação: permite a identificação do grupo. A sua função semiológica sobrevive em festins e banquetes.

São diferentes tipos de comunicação social. (1) Protocolos: instauram a comunicação entre os indivíduos. Uma sociedade é um agrupamento de indivíduos, com vista a um objectivo comum: cada indivíduo possui a sua função, o seu lugar e define-se pelas suas relações com os demais. É indispensável que estas relações sejam reconhecidas e identificadas.

(2) Ritos ou rituais: comunicações de grupos, a sua mensagem ritualizada é emitida pela comunidade e em seu nome. O emissor é o grupo e não o indivíduo. O grupo participa, nem que seja pela mera presença. A sua função é significar a solidariedade dos indivíduos, quanto às suas obrigações religiosas, nacionais e sociais. Altamente convencionados.

(3) Modas: são maneiras de estar, vestir, alimentar-se, alojar-se próprias do grupo. A moda, como os divertimentos, alivia as frustrações e satisfaz os desejos de prestígio e poder.

(4) Jogos: Tal como as artes, são simulações da realidade social, só que, enquanto nas artes, é o receptor que reage emocionalmente, tendo como inspiração uma imagem; nos jogos, é o emissor que desencadeia a acção e pratica, através de uma imagem, os actos desta realidade – é o actor. Tipos de jogos: (1) científico ou intelectual; (2) social ou prático; (3) afectivo ou estético.