Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODELO OSI Prof. Baroni Cel.:
Advertisements

Roteamento IP.
Administração e Projeto de Redes
Agenda Aula 4: Modelos de Referência OSI TCP/IP OSI x TCP/IP.
Redes I Os Protocolos Prof. Dr. Amine BERQIA
Redes de Computadores Arquitetura de Protocolos
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
Paulo Roberto Freire Cunha
Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
Visão Geral de Protocolos
Modelos de Referência.
Obtenção de IP TCP UDP.
TCP/IP básico e outros protocolos
TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS
PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO
CCNA 1 – Camadas de Transporte e de Aplicação do TCP/IP
Escola Secundária Filipa de Vilhena Ano Lectivo 2010/ Turma IGR1
REDES DE COMPUTADORES II
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Modelo de referência OSI
Aula 9 - Camada de aplicação
Camada de sessão, apresentação e aplicação
Camada de Transporte OSI
REDES DE COMPUTADORES Prof. Deivson
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
Visão Geral de Protocolos
Redes de Comunicação – Módulo 3
Protocolos e o Modelo OSI
Camada de Transporte prof. Eduardo.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Modelos de Referência OSITCP/IP29/06/06.  Camadas de Protocolos  Modelo de Referência OSI Funcionamento Camadas e Funcionalidades  Modelo de Referência.
ARQUITECTURA TCP/IP.
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos 12ºL nº:2 Prof: Carlos Pereira.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
Arquitetura TCP/IP Redes de Computadores.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Arquitetura de Redes de Computadores – Luiz Paulo Maia Camada de Transporte1 Arquitetura de Redes de Computadores Luiz Paulo Maia Camada de Transporte.
Camada de Transporte: protocolo UDP
Administração e Projeto de Redes
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
Redes de computadores: Camada de Transporte Prof. Dr. Amine BERQIA
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
TCP/IP.
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Rede Enlace Física.
TCP È um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet nos dias de hoje. A versatilidade e robustez deste protocolo tornaram adequado para.
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
Redes Industriais Prof. Arthur Salgado.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Informática Industrial N8INF
Rede de Computadores MAT164 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
Redes de Computadores 2 - Camada de Aplicação (Princípios Básicos) –
Administração e Projeto de Redes Material de apoio Camada de Transporte Cap.4 10/02/2010.
Redes de computadores e a Internet
PROTOCOLOS ALUNOS: HUDSON JOSÉ WASHINGTON VITÓRIA GABRIEL KURIYAMA THIAGO SANTOS CAROLINA LIMA Professor: Alcebíades Lôbo.
Protocolos de Comunicação e Passagem de Mensagens
Arquitetura em Camadas
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
Camada 4 A Camada de Transporte
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Protocolos TCP, UDP e ICMP Etienne César R. de Oliveira
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo TCP/IP
Transcrição da apresentação:

Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Redes Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Protocolos de Transporte IP: É um protocolo de endereçamento, um protocolo de rede. Eu me arriscaria a afirmar que as principais funções do protocolo IP são endereçamento e roteamento, ou de uma maneira mais simples, fornecer uma maneira para identificar unicamente cada máquina da rede (endereço IP) e uma maneira de encontrar um caminho entre a origem e o destino (Roteamento). TCP: O TCP é um protocolo de transporte e executa importantes funções para garantir que os dados sejam entregues de uma maneira confiável, ou seja, sem que os dados sejam corrompidos ou alterados

TCP Fornece um serviço de entrega de pacotes confiável e orientado por conexão. (orientado por conexão, significa que todos os aplicativos baseados em TCP como protocolo de transporte, antes de iniciar a troca de dados, precisam estabelecer uma conexão ).

Algumas características do TCP Garante a entrega de datagramas IP; Executa a segmentação e reagrupamento de grandes blocos de dados enviados pelos programas e Garante o seqüenciamento adequado e entrega ordenada de dados segmentados: Os pacotes podem ser enviados por caminhos diferentes e chegar fora de ordem; Verifica a integridade dos dados transmitidos usando cálculos de soma de verificação; Envia mensagens positivas dependendo do recebimento bem-sucedido dos dados. Ao usar confirmações seletivas, também são enviadas confirmações negativas para os dados que não foram recebidos ; Oferece um método preferencial de transporte de programas que devem usar transmissão confiável de dados baseada em sessões, como bancos de dados cliente/servidor e programas de correio eletrônico: é indicado para programas e serviços que dependam de uma entrega confiável de dados.

Funcionamento do TCP Processo de tree-way handshake( este processo sincroniza os números de seqüência e oferece informações de controle necessárias para estabelecer uma conexão virtual entre os dois hosts ), pode ser descrito através dos seguintes passos: O computador de origem solicita o estabelecimento de uma sessão com o computador de destino: Por exemplo, você utiliza um programa de FTP (origem) para estabelecer uma sessão com um servidor de FTP (destino). O computador de destino recebe a requisição, verifica as credenciais enviadas (tais como as informações de logon e senha) e envia de volta para o cliente, informações que serão utilizadas pelo cliente, para estabelecer efetivamente a sessão. As informações enviadas nesta etapa são importantes, pois é através destas informações que o servidor irá identificar o cliente e liberar ou não o acesso. O computador de origem recebe as informações de confirmação enviadas pelo servidor e envia estas confirmações de volta ao servidor. O servidor recebe as informações, verifica que elas estão corretas e estabelece a sessão. A partir deste momento, origem e destino estão autenticados e aptos a trocar informações usando o protocolo TCP. Se por algum motivo, as informações enviadas pela origem não estiverem corretas, a sessão não será estabelecida e uma mensagem de erro será enviada de volta ao computador de origem.

Os segmentos TCP são encapsulados e enviados em datagramas IP

Portas TCP O uso do conceito de portas, permite que vários programas estejam em funcionamento, ao mesmo tempo, no mesmo computador, trocando informações com um ou mais serviços/servidores.

Exemplos de Portas Número de porta TCP Descrição 20 Servidor FTP (File Transfer Protocol, protocolo de transferência de arquivo) (canal de dados) 21 Servidor FTP (canal de controle) 23 Servidor Telnet 53 Transferências de zona DNS (Domain Name System, sistema de nomes de domínios) 80 Servidor da Web (HTTP, Hypertext Transfer Protocol, protocolo de transferência de hipertexto) 139 Serviço de sessão de NetBIOS

UDP O UDP é usado por alguns programas em vez de TCP para o transporte rápido de dados entre hosts TCP/IP. Porém o UDP não fornece garantia de entrega e nem verificação de dados. O UDP é muito mais rápido do que o TCP (por não fazer verificações e por não estabelecer sessões). UDP não garante a entrega ou verifica o seqüenciamento para qualquer pacote.

As mensagens UDP são encapsuladas e enviadas em datagramas IP

Exemplos de Portas UDP Número de porta UDP Descrição 53 Consultas de nomes DNS (Domain Name System, sistema de nomes de domínios) 69 Trivial File Transfer Protocol (TFTP) 137 Serviço de nomes de NetBIOS 138 Serviço de datagrama de NetBIOS 161 Simple Network Management Protocol (SNMP) 520 Routing Information Protocol (RIP, protocolo de informações de roteamento)

UDP é geralmente usado por programas que transmitem pequenas quantidades de dados ao mesmo tempo ou têm necessidades em tempo real.

UDP TCP Serviço sem conexão; nenhuma sessão é estabelecida entre os hosts. Serviço orientado por conexão; uma sessão é estabelecida entre os hosts. UDP não garante ou confirma a entrega ou seqüência os dados. TCP garante a entrega através do uso de confirmações e entrega seqüenciada dos dados. Os programas que usam UDP são responsáveis por oferecer a confiabilidade necessária ao transporte de dados. Os programas que usam TCP têm garantia de transporte confiável de dados. UDP é rápido, necessita de baixa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação ponto a ponto e ponto a vários pontos. TCP é mais lento, necessita de maior sobrecarga e pode oferecer suporte apenas à comunicação ponto a ponto.

O comando netstat – exibindo informações sobre portas. netstat –a :Exibe todas as portas de conexões e de escuta netstat –e: Esta opção exibe estatísticas sobre a interface Ethernet do computador. netstat –n: Exibe endereços e números de porta em forma numérica netstat –s: Exibe estatística por protocolo. Por padrão, são mostradas estatísticas para TCP, UDP,  ICMP (Internet Control Message Protocol, protocolo de acesso às mensagens de Internet) e IP. netstat – s –p: Mostra conexões para o protocolo especificado por protocolo, que pode ser tcp ou udp. netstat –r: Exibe o conteúdo da tabela de roteamento do computador. Exibe os mesmos resultados do comando route print. netstat –s –p ip 10: exibir as estatísticas do protocolo IP e irá atualizá-las a cada 10 segundos: