A China Antiga..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

Revisão para a 1ª prova do III trimestre
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
O império Persa.
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa.
A antiga civilização indiana
CHINA MEDIEVAL Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Trabalho de História Geral
ANTIGO EGITO.
Sociedade Pré-colombiana
EGITO ANTIGO EGITO ANTIGO.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS
O legado da Grécia para a civilização ocidental
Egito – terra dos deuses
Prof. Everton da Silva Correa
As maravilhas da Antiguidade
Página Sugestões de perguntas
Como património mundial
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
OS BÁRBAROS Povos que viviam além das fronteiras do Império Romano, de cultura diferente e que não falavam o grego ou o latim. Foram esses povos que desintegraram.
TEMA DA AULA.
China e o mundo contemporâneo
ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA
Unidade V Assunto 1 Creta Localizar geograficamente a Ilha de Creta
ÍNDIA CENTRO-SUL DA ÁSIA.
Os donos da terra.
EGITO.
Sociedade e cultura dos nativos americanos
Egito.
MESOPOTÂMIA.
Os povos da Mesopotâmia
HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
Núbia, berço da Civilização na África.
Grécia Antiga.
China.
MESOPOTÂMIA.
Cultura Chinesa.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
Trabalho realizado por: Fábio 9ºA Luís 9ºA Escola EB 2,3 Couto Mineiro de Pejão.
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
Correção de lição de casa Tá ligado? P. 102 e 103 Prof. Fábio Mesquita 6º. Ano.
C HINA Um país de mistérios.. LOCALIZAÇÃO Ásia.
A Mesopotâmia: terra entre rios
Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade
Daniel Mesquita Grécia Antiga.
Sociedades nativas da América
Professor Romildo Tavares – Capítulo 01
CONFUCIONISMO TAOISMO XINTOISMO
EGITO ANTIGO.
Prof. Luis Marques 6º ANO A/B.
CHINA ANTIGA – a.C.
Prof. Susan Brodhage Sant ´Anna
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
Capítulo 13 Como a história da Europa começou?.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Mesopotâmia.
Resumos de História.
Dinastias e legado..   Os primeiros humanos se fixaram há cerca de 30 mil anos;  Em 5000 a.c. surgem as primeiras aldeias a margem dos rios;  Desenvolvimento.
MESOPOTÂMIA.
Transcrição da apresentação:

A China Antiga.

Localização: Península situada no leste da Ásia, banhada pelo oceano Pacífico. Atravessado por dois importantes rios: O Hoang- ho (rio amarelo) e o Iang-tsé (rio Azul)

Os chineses chamava sua terra de Reino do Meio, por acreditarem estar no centro do mundo. Esse pensamento fazia com que acreditassem ser o único reino verdadeiramente civilizado.

Economia Assim com o Egito a china era um império de regadio. Cultivavam trigo, cevada, painço, sorgo e arroz. Criaram diques, represas e canais de irrigação para melhorar sua agricultura. Os chineses dedicavam-se à produção de cerâmica e sofisticada porcelana.

Cultivavam também amoreiras para a criação de bicho da seda Cultivavam também amoreiras para a criação de bicho da seda. A fabricação de seda era uma arte milenar e bastante apreciada pelos Chineses. Seu comércio era feito com indianos e árabes. Rota da seda, foi como ficou conhecido os caminhos pelos quais as caravanas chinesas passavam vendendo e comprando mercadorias.

Política. No sec. IV os chineses tinham unidade cultural, mas não unidades política nem governo centralizado. Estavam divididos em diversos reinos que viviam em guerra. Esse período da história da china ficou conhecido como período dos “reinos guerreiros” Os principais eram: Chin, Chao, Chu, Chi, Han, Wei e Yen

A China imperial: A dinastia Chin (ou Quin) No ano 221 a.C., Qin Shi Huang (ou Hoang-Ti) pôs fim às lutas dos Reinos Combatentes e fundou a dinastia Qin (Chin). Hoang- Ti unificou a região e criou o reino da China, tornand0-se o 1° imperador.

Qin Shi Huang unificou as letras, a unidade de medida a moeda, estabeleceu o sistema de prefeituras e distritos, construiu a famosa Grande Muralha o palácio imperial a tumba e a residência temporária para si próprio, em Xianyang e Lishan

Para proteger sua tumba foram criados Os “guerreiros e cavalos de terracota” o túmulo do imperador Qin Shi Huang e os soldados de terracota são conhecidos como a “oitava maravilha do mundo” e uma importante descoberta arqueológica.

A Grande muralha da China, construída em seu governo contava com 2500 quilômetros de extensão e 2500 torres de vigia, tinha 10 metros de altura e 6 de largura, contou com mais de 400 mil trabalhadores.

A dinastia Han No final da dinastia Qin, Liu Bang, de origem humilde e Xiang Yu, general aristocrático, acabaram lutando pelo domínio de Qin. Depois de alguns anos Liu Bang venceu a Xiang e criou a forte dinastia Han, no ano 206 a.C. China oficialmente transformou-se em um estado confucionista e progrediu em questões internas: a agricultura, artesanato e o comércio floresceram, e a população chegou à 55 milhão

Sociedade Família imperial. Grandes proprietários de terras. Mandarins (funcionários públicos letrados) Grandes comerciantes e empresários manufatureiros funcionários do governo Pequenos comerciantes Pequenos proprietários Artesãos Camponeses Trabalhadores contratados Pequeno numero de escravos

Religião Os chineses adoravam as forças da natureza e os deuses celestiais, contudo algumas importantes doutrinas influenciaram demais esse povo:

Taoísmo. Atribuído ao filosofo Lao- Tsé, que viveu durante o período dos reinos guerreiros. Tao, significa caminho e a principal idéia desta doutrina era que o homem deveria levar uma vida em perfeita harmonia coma a natureza Enfatizava a simplicidade, a naturalidade e a espontaneidade Lao- Tsé

Confucionismo Confúcio foi um importante filosofo chinês, pregava rígidos valores morais baseados: No culto aos ancestrais. Obediência aos pais Respeito as antigas tradições Lealdade e submissão a lei e à autoridade. Responsabilidade social das classes privilegiadas. Confúcio

O Budismo A tradição atribui a introdução do budismo na China ao imperador han Ming-Ti. O budismo só se espalhou na China nos séculos V e VI com o apoio da dinastia Wei e Tang. Durante este período estabelecem-se na China escolas budistas de origem indiana ao mesmo tempo que se desenvolvem escolas próprias chinesas. Sidarta Gautama Buda

Cultura. A medicina Chinesa era preventiva, os médicos cuidavam para que os pacientes não ficassem doente para isso desenvolveram técnicas como a acupuntura e utilização de ervas e raízes medicinais como Ginseng

Eram hábeis inventores, desenvolveram a bussola, o sismógrafo, o papel, o papel moeda, a pólvora etc. o papel das mulheres era inferior, deviam obediência ao homens (pai, irmão, marido), submetiam-se aos “pés de Lótus” na qual enfaixavam os pés para que ficassem bem pequenos.

A administração governamental estava a cargo dos mandarins, altos funcionários que conheciam os segredos da escrita chinesa, composta por mais de 40 mil ideograma. Os mais letrados mandarins conheciam cerca de 5 mil.

O imperado era conhecido como filho do céu, era o grande sacerdote e mediador das relações entre homens e os deuses. Conta a lenda que o 1° imperador Huang-ti recebeu um pergaminho sagrado da boca do Deus Dragão e por isso adotou como simbolo de seu império um dragão.