A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REFORMAS PROTESTANTES
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
Reforma Prostestante.
História em quadrinhos
História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
REFORMA PROTESTANTE (sec. XVI)
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
HISTÓRIA DA IGREJA.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
Renascimento Cultural
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
Contrarreforma Católica
Trabalho De Grupo Caracterização Do Século XVI;
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
REFORMA E CONTRA-REFORMA
A Reforma Religiosa do século XVI
CORRIDA MALUCA.
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
REFORMA RELIGIOSA.
Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica
Reforma Protestante e Contra-Reforma
PERÍODO BARROCO
Reforma Religiosa.
O homem no centro do mundo
A Reforma Religiosa.
Reforma protestante e contrarreforma católica
Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; O fim do Império Romano e as invasões bárbaras,
Trabalho de historia Professora: Joelma Alunos: Felipe , Renan
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Contrarreforma Católica
Professora Vanessa Martins 8º Anos A e B
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
H1 – Aula 16 Prof. Fernando Gondim
Reforma Protestante e Contrarreforma
Algumas considerações
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA RELIGIOSA.
A Contra-Reforma Em 1534, frei Inácio de Loyola, fun­dou a Companhia de Jesus. Reconhecida pelo papa em 1540, a nova ordem religiosa foi con­cebida para.
Reforma Protestante.
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
REFORMA E CONTRARREFORMA
História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos.
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
Reforma e contrarreforma
A Reforma e a Contrarreforma
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
REFORMA PROTESTANTE. O QUE FOI A REFORMA? A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja.
Professor Romildo Tavares
A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA
Divisão da cristandade
 Condições Gerais Políticas:  Crise do Feudalismo  Crescimento da Burguesia  Rei não aceita interferência da Igreja  Supranacionalismo Papal Econômicas:
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA

A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA No século XVI, a Igreja Católica estava passando por uma forte crise. Neste contexto, ganhou força o protestantismo e as novas religiões surgidas na Europa como, por exemplo, o calvinismo e o luteranismo. Para tentar barrar o avanço do protestantismo, após a Reforma Protestante, o Papa Paulo III convocou um concílio para a cidade italiana de Trento. O Concílio de Trento foi realizado entre os anos de 1545 e 1563. Vários assuntos foram discutidos e várias ações entraram em execução.

A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA Principais decisões tomadas durante a Contra-Reforma: No Concílio de Trento ficou decidido pelo primeiro grupo que teriam que parar com os abusos, para que Igreja ganhasse novamente seus fiéis.

A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA Principais decisões tomadas durante a Contra-Reforma: Retorno da Inquisição: tinha como objetivo vigiar, perseguir, prender e punir aqueles que não estavam seguindo a doutrina católica. Milhares de protestantes, judeus e integrantes de outras religiões foram perseguidos e punidos pelo Tribunal do Santo Ofício.

A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA Criação do Índice de Livros Proibidos (Index Librorium Proibitorium): relação de livros contrários aos dogmas e idéias defendidas pela Igreja Católica. Os livros apreendidos eram queimados. Quem fosse pego com materiais deste tipo receberia punições severas. Vários escritores, muitos deles cientistas, foram presos e condenados por escreverem livros com idéias não aceitas pelos católicos. Era uma forma de barrar o avanço de outras doutrinas e manter o controle cultural nas mãos da Igreja Católica.

A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA Criação da Companhia de Jesus: os integrantes desta companhia eram os jesuítas. Estes foram encaminhados aos continentes africano, americano e asiático. Tinham como objetivo principal transformar os nativos em novos católicos, através da catequização (ensino da língua portuguesa, doutrina católica e hábitos europeus). Os índios brasileiros foram catequizados por jesuítas como, por exemplo, Padre Manoel da Nobre e José de Anchieta

A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA

Os conflitos religiosos se intensificam Estas medidas da Igreja fizeram com que os protestantes também começassem a perseguir seus opositores e a exemplo dos jesuítas, iam a lugares distantes para conquistar mais adeptos. Muitos artistas e pensadores que desagradaram as Igrejas com suas obras e ideias, foram perseguidos. Dentre eles temos: Giordano Bruno - defendia a teoria heliocêntrica. (queimado pelos católicos) Miguel de Servet – descobriu a circulação pulmonar do sangue ( queimado pelos calvinistas)

Religião e Política Os católicos conseguiram com a contra reforma fazer com que países como Espanha e Portugal continuassem a seguir o catolicismo. Conseguiram diminuir as críticas ao clero e conquistaram a confiança de alguns fiéis. Temos que saber que permanecer católico ou protestante, não era uma escolha apenas pessoal e sim uma escolha do rei.

Os conflitos religiosos se intensificam Henrique VIII é o maior exemplo disso. Ele rompeu com a Igreja de Roma para se apoderar das terras pertencentes a Igreja Católica na Inglaterra. Nesta época o Anglicanismo foi implantado na Inglaterra, sendo assim todos os súditos do rei deveriam seguir a religião escolhida por ele.

Os novos “infiéis” – O encontro das diferenças Com a Reforma Protestante, surgiram várias religiões, com base na escolha de cada rei. Foi, então, crescendo um sentimento de ódio e intolerância em relação àqueles que pertenciam a uma Igreja diferente. (Ex: os católicos odiavam os protestantes, que odiavam os católicos). Mesmo acreditando no mesmo Deus. Este ódio levou a se matar em nome de Deus. Em alguns países alguns desobedecia ao rei e era perseguidos, presos, torturados e até mortos.

Os novos “infiéis” – O encontro das diferenças Maria Tudor, tentou restabelecer na Inglaterra o catolicismo em 1553. Ficou conhecido como Maria, a Sanguinária. Pois quem não a obedecesse era perseguido e morto.

Os novos “infiéis” – O encontro das diferenças Noite de São Bartolomeu – Durante reinado de Carlos IX, que era católico, ordena a morte de mais de dois mil huguenotes (calvinistas) , que foram massacrados nas ruas de Paris em uma única noite. Isso ocorreu em 1572.

Os novos “infiéis” – O encontro das diferenças Já em Portugal e Espanha, a contra reforma foi seguida a risca. Quem não obedecia as orientações da Igreja eram perseguidos e mortos pelas mãos dos inquisidores.