APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE II Prof. Thiago Pereira Rique thiagorique2011@gmail.com http://thiagorique.wordpress.com/

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique
Advertisements

Eventos Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Novembro/2005
Criação de telas com Swing Arquiteto de Software – TJDF
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTERFACES Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS CLASSES ABSTRATAS
H ERANÇA E P OLIMORFISMO Prof. Thiago Pereira Rique
LÓGICA PROPOSIÇÕES E CONECTIVOS
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS TRATAMENTO DE EXCEÇÕES
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE III Prof. Thiago Pereira Rique
P ROJETO DA DISCIPLINA LPOO_BD_2013_1 Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - LPOO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MÉTODOS – UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA Prof. Thiago Pereira Rique
Prof. Thiago Pereira Rique
LÓGICA MATEMÁTICA TAUTOLOGIAS, CONTRADIÇÕES E CONTINGÊNCIAS
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - LPOO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique
LÓGICA MATEMÁTICA ARGUMENTOS E REGRAS DE INFERÊNCIA
LÓGICA MATEMÁTICA APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DE OBJETOS Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INSTRUÇÕES DE CONTROLE – PARTE II Prof. Thiago Pereira Rique
LÓGICA APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INSTRUÇÕES DE CONTROLE – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique
PARADIGMAS DE LINGUAGENS APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS PROGRAMAÇÃO VISUAL COM NETBEANS IDE Prof. Thiago Pereira Rique
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS ACESSO A BANCO DE DADOS COM O JDBC Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS CLASSES E OBJETOS – UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA Prof. Thiago Pereira Rique
Criação de interfaces gráficas
Capítulo 14 Componentes GUI: Parte 1
14.6  Campos de texto e uma introdução ao tratamento de eventos com classes aninhadas Um usuário interage com uma GUI para indicar as tarefas que o aplicativo.
Linguagens de Programação Orientadas a Objetos
Prof. João Bosco M. Sobral
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Programação OO em Java Básico Prof. Ismael H F Santos.
Graphical User Interface (GUI) Prof(o): Alexandre Parra.
Linguagem de Programação II
Capítulo 15 Swing – Parte 1.
Capítulo 15 Swing – Parte 2.
Aula de reposição Prof. Grace e Ângela
Apresentação da disciplina Programação Orientada a Objetos
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS RELATÓRIOS
Componentes GUI GUI – Grafical User Interface – São construídas a partir de componentes GUI chamados de controles ou widgets (windows gadgets – engenhocas.
Interfaces.
Tópicos avançados em internet A
Linguagem de Programação III
Interface Grafica - Swing Professor Rafael Monteiro
Interface Gráfica (material da Profa. Luciana Nedel - www. inf. pucrs
COMPONENTES GUI (capítulo 11 Deitel)
José Pacheco A. Prado. Você pode definir diferentes cursores em seus projetos. Para isto basta utilizar a função setCursor.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO VISUAL II
POO.
Jpanel e Diagramadores
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )
Aula 11 Programação Orientada a Eventos
POO - II Prof.: Jean Carlo Mendes
POO Interface Gráfica - Swing
Java Kickstart, day 2 Semelhanças com linguagem C.
Introdução Eduardo Figueiredo 04 de Março de 2010 POOAula 01 ou
Linguagem de Programação JAVA
Introdução PLB-II (Java) – Prof. Alberto  Mais componentes da GUI.
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
GUI – Graphic User Interface Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal.
Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
POO - II PROF.: JEAN CARLO MENDES
Programação Gráfica em Java Introdução
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CTC - CENTRO TECNOLÓGICO INE - DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DISCIPLINA DE COMPUTAÇÃO COM OBJETOS DISTRIBUÍDOS.
Roberto C. S. Pacheco Professor
Linguagens Orientadas a Eventos
CIn-UFPE1 Projeto de Objetos de Interface. CIn-UFPE2 Objetivos n A Interface do usuário e a arquitetura em três camadas - camada de apresentação. n Adicionando.
Prof.: Jean Carlo Mendes
Programação em Java JButton e Tratamento de Eventos Prof. Luiz Antonio Rodrigues Prof. Luiz Antonio Unioeste - Cascavel Jpanel e Diagramadores.
Transcrição da apresentação:

APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE II Prof. Thiago Pereira Rique thiagorique2011@gmail.com http://thiagorique.wordpress.com/

Agenda Tipos comuns de eventos GUI e interfaces ouvintes Como o tratamento de evento funciona JButton Botões que mantêm o estado JComboBox e uso de uma classe interna anônima para tratamento de evento

Tipos comuns de eventos GUI e interfaces ouvintes Algumas classes de evento do pacote java.awt.event

Tipos comuns de eventos GUI e interfaces ouvintes Algumas interfaces listener de eventos comuns do pacote java.awt.event

Como o tratamento de evento funciona Temos que responder duas perguntas: Como o handler de evento é registrado? Como o componente GUI sabe chamar actionPerformed em vez de algum outro método de tratamento de evento?

Como o tratamento de evento funciona Registrando eventos Cada JComponent possui uma variável de instância listenerList que referencia um objeto da classe EventListenerList (javax.swing.event).

Como o tratamento de evento funciona Registrando eventos

Como o tratamento de evento funciona Invocação de handler de evento Segunda pergunta: como o componente GUI sabe chamar actionPerformed em vez de outro método? Tipo ouvinte de evento! Despacho (dispatching) Processo pelo qual um componente GUI chama um método de tratamento de evento em cada um de seus ouvintes que são registrados para o tipo de evento que ocorreu.

JButton Clicar (Ação específica) Botões de comando, caixas de seleção, botões de alternação e botões de opção

JButton

JButton

JButton

JButton

JButton

JButton Acessando a referência this em um objeto de uma classe de primeiro nível a partir de uma classe interna. ButtonFrame.this

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO Botões de estado JToggleButton JCheckBox JRadioButton

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO JCheckBox

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO JRadioButton

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO Caixas de combinação JComboBox ItemEvents

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO Continua...

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO Continua...

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO Continua...

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO Continua...

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO Continua...

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO Classe de teste

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO

JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO Utilizando uma classe interna anônima para tratamento de evento Objeto ouvinte de evento Classe interna anônima; Deve-se criar um objeto da classe no ponto em que foi declarada; Pode acessar variáveis de instância e métodos de sua classe de primeiro nível, bem como variáveis locais final do método que a define; Não pode acessar variáveis locais não final. public class MyHandler implements ItemListener

REFERÊNCIA DEITEL, H.M; Java Como Programar. Ed. Pearson, 8ª ed, 2010.