PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Você é um Verdadeiro Discípulo de Jesus?
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Paulo e os Atos dos Apóstolos
O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
Da série “As Afirmações e os Desafios da Fé Cristã”
BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo
EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS
José Adelson de Noronha
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
José Adelson de Noronha
SEGUNDA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES
Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9;
Paulo e os Atos dos Apóstolos
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS
O discipulado cristão na Carta aos Tessalonicenses
Que é discipulado cristão
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
1 Tessalonicenses 1,5-10 Irmãos: Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo.
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
Um Breve Estudo No Evangelho Segundo Marcos
UM ESTUDO SINTÉTICO.
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
ATOS DOS APÓSTOLOS.
8. SEGUINDO O EXEMPLO DE DORCAS HOJE
Rainha dos Apóstolos.
Aprender a analisar o significado das mensagens dos três anjos. Perceber a profunda ligação entre as três mensagens e o “Evangelho.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
“Que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os.
“Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom”. 1Ts. 5:20,21.
42) E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração 43) Em todos eles havia.
A Pessoa e Obra de Cristo
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
OS DONS ESPIRITUAIS.
QUINTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2012
“Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações. Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm.
Capítulo 13 Morte! Sono, Final ou Começo?
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
O Progresso na Fé Cristã
A Igreja de Cristo 1 Tessalonicenses
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas VI Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal,
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
Relacionamentos transformados
Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
Série: Atos dos apóstolos Atos
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
Certezas Sobre o Arrebatamento
Essenciais da Igreja Evangelizar.
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Responsabilidades no Reino de Deus
Carta de Paulo a Filemon
Panorama histórico e divisão esquemática
I. De onde viemos? Surgimos de um movimento bíblico.
SAUDAÇÕES BOM DIA/ BOA NOITE
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES Por José Adelson de Noronha.
Transcrição da apresentação:

PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES Por José Adelson de Noronha

I TESSALONICENSES Escrita da cidade de Corinto, no ano 51 d.C, ainda durante a 2a. viagem É a segunda carta escrita por Paulo e ainda um dos primeiros livros do Novo Testamento

I TESSALONICENSES Em sua segunda viagem missionária Paulo havia passado por várias cidades, confirmando as igrejas e abrindo outras e, por uma revelação em sonho, dirigiu-se à Macedônia, visitando as cidades de Filipos e Tessalônica (At 17)

I TESSALONICENSES Era acompanhado por Silas (Silvano), Timóteo, Lucas, entre outros irmãos Teve que ficar muito pouco tempo em Tessalônica, por causa dos tumultos causados lá. De lá foi para Beréia, Atenas e depois Corinto.

A Cidade Tessalônica foi fundada nos tempos de Felipe e Alexandre, o Grande, na Macedônia e tornou-se maior e mais importante que suas vizinhas mais antigas Hoje a cidade chama-se Thessaloniki (ou Salonika) e fica na Grécia. População atual está em torno de 350.000 habitantes

Fórum Romano

Pôr do sol em Thessaloniki

I TESSALONICENSES A razão de escrever a eles deve ter sido por causa dos ensinamentos que ficaram incompletos Propósitos Explicar sobre a vinda de Cristo e o arrebatamento Carta para a família. Carta de encorajamento

Esboço da Carta 1) Saudação 2) Ação de graças pela fé e pela constância dos tessalônicos (1:2-10) 3) Explicação da recente conduta de Paulo (2:1-16) 4) Relatório dos acontecimentos desde sua partida de Tessalônica (2:17-3:10)

Esboço da Carta 5) Sua oração era para logo estivesse com eles (3:11-13). Isso só foi possível na 3ª viagem, uns 5 ou 6 anos depois 6) Exortação à vida santa e ao amor fraternal (4:1-12) 7) Ensino sobre a vinda de Cristo e sobre o arrebatamento da Igreja (4:13-5:10) 8) Exortações diversas (5:12-22) 9) Oração, saudação final e bênçãos (5:23-28)

Peculiaridades e conteúdo

Doutrina da Trindade Na carta encontramos instrução sobre a Trindade (1:1-5), o segundo advento, vários aspectos da doutrina da salvação, julgamento, etc. Falta qualquer citação do Antigo Testamento

O poder da fé Paulo fala da operosidade da fé (Jesus: “em espírito e em verdade”), da abnegação, do amor e da firme esperança em nosso Senhor Jesus Cristo (1:3) A fé remove montanhas, o amor manifesta-se em negar a si mesmo em favor dos outros, no espírito de servo e a esperança necessita de raízes e alicerces bem fundos para segurar os perseguidos, como os novos cristãos de Tessalônica (Jasom e outros)

Dunamis, o poder do Espírito Santo A pregação de Paulo em Tessalônica não de caracterizou somente em anunciar a mensagem do Evangelho, mas na manifestação do poder (dunamis – At 1:8) do Espírito

Modelos de crentes Os novos cristãos se tornaram imitadores de Paulo e do Senhor – assim se tornaram modelos para os cristãos na Macedônia e na Acaia (1:6,7); “Servirdes o Deus vivo” (1:9) usa a palavra grega “douloo” – “servir como escravo” por ter sido conquistado por Deus e comprado com o sangue do Filho

Filhos são livres da ira Todos os que não conhecem a Deus e são desobedientes, são “filhos da ira”, mas os que pela graça foram resgatados, são filhos e livres da “ira vindoura”(1:10)

O amor de Paulo O amor profundo que Paulo tinha pelos Tessalonicenses se mostra em passagens como 2:8 e 2:17,18 Era tal o amor e vigília a favor dos Tessalonicenses que Paulo afirmou que vivia de novo quando recebeu boas notícias trazidas por Timóteo (3:8)

“ tornastes muito amados de nós” (1 Ts 2:8) “diligenciamos com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente. Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho” (1 Ts 2:17,18)

Ação de satanás Satanás tem alguma liberdade de ação quando Deus o permite agir, como nesse caso em que barrou o caminho do apóstolo. O benefício é que, por causa disso, temos hoje as duas cartas aos Tessalonicenses

Tribulação Não devemos pensar que tribulação é necessariamente punição da parte de Deus; É algo que faz parte natural da experiência do cristão. Paulo tinha até predito que aconteceria (3:4)

A fé em prova “Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor” (3:5) mostra que tanto Deus como o demônio estão interessados na provação da fé (1 Pe 1:6,7). As finalidades é que são opostas

Deficiências Paulo estava ciente de algumas deficiências na fé dos irmãos em Tessalônica (3:10). No capítulo 4, ele escreve, exortando-os a buscarem a vontade de Deus na santificação sexual (4:3,4) Claramente, defraudar o irmão seria se prostituir ou adulterar, isto é, não possuir o próprio corpo em santificação (4:3-5)

Trabalho Outra deficiência deve ter sido que alguns irmãos pararam de trabalhar na expectativa da vinda próxima do Senhor (4:10,11). Paulo exorta os irmãos a trabalharem – isso é digno e supre as necessidades (4:11,12)

O arrebatamento Instrui sobre os irmãos que morreram (4:13-18); Os que “dormem”, porque já morreram com Cristo, ressuscitarão primeiro Depois os vivos serão transformados e subirão todos juntos para encontrar com o Senhor no ar e assim estarmos com Ele para sempre.

Deus é Deus de vivos Novamente Paulo ensina que os mortos e os vivos gozam de comunhão e união com Cristo (5:10)

Submissão à liderança Paulo exorta os irmãos a que se submetam à direção dos líderes (pastores) “que trabalham entre vós e os que presidem no Senhor e vos admoestam” (5:12)

Profecias pessoais “Não apagueis o Espírito” (5:19) quer dizer não desprezar profecias (5:20) realmente vindas do Senhor; Mas como profecias podem vir de fonte humana ou demoníaca e não de Deus, têm que ser julgadas (5:21)

Bibliografia 1) Curso Intensivo de Teologia – Segundo Volume – Ministério IDE – Instituto de Discipulado por Extensão – Primeira Edição – Janeiro 2000 2) O Novo Dicionário da Bíblia – Edições Vida Nova – 2a. Edição – 1998 3) Dicionário Vine – Editora CPAD – 2a. Edição - 2003